My Little Universe – Uma simples e relaxante Sandbox | Análise

Trazendo uma jogatina simples e sem stress, My Little Universe é um jogo perfeito para passar o tempo e se descontrair com os amigos.

Analisado no Nintendo Switch


My Little Universe é um jogo de aventura sandbox, desenvolvido pela Estoty e distribuído pela SayGames. O título foi lançado em 05/10/2023 com versões disponíveis para as plataformas mobile Android/iOS, PC e Nintendo Switch.

Trazendo uma jogatina simples e sem stress, My Little Universe é um jogo perfeito para passar o tempo e se descontrair com os amigos.

Não temos história e tudo aqui é baseado no conceito sandbox que te dá liberdade para explorar e avançar no seu ritmo. Começamos essa aventura com um personagem preso em um planeta e ao seguir um breve tutorial iremos consertar uma nave e partir para o próximo destino. Apesar de ser um sandbox a progressão é linear e a jogatina é separada em diferentes mundos que precisam ser construídos pelo jogador e o objetivo final irá te enviar para o próximo e assim por diante…

A jogatina se baseia em coleta e construção com pequenas partes de combate que vão ficando mais frequentes conforme avançamos. Os mapas são compostos por blocos em formato de hexágono, ao começar cada aventura nós somos jogados em um mundo base, sendo necessário coletar recursos para construir os novos blocos e assim avançar. Os blocos são separados em biomas e cada um requer uma quantidade e tipos específicos de materiais para serem construídos, ao construí-los você irá expandir o mundo, liberando novas rotas e também descobrindo novidades que vão desde a blocos com recursos, comerciantes e estações de melhorias para seus equipamentos.

O grind aqui é real e dependendo do local espere quantidades na casa das centenas de materiais, contudo da mesma forma com que os requisitos vão aumentando você também conseguirá coletar uma maior quantidade de materiais, um formato que vai se equilibrando, mas que certamente irá te fazer perder algum tempo em determinados mapas e que é acentuado pelo mini game de pesca que é sofrível depois de um tempo.

No meio dessa exploração e construção nós iremos encontrar algumas masmorras que trazem chefes e nos dão recompensas que podem ser utilizadas para liberar novos personagens. O jogo também esconde alguns segredos pelo mundo e caso você decida fazer só o básico eles irão ficar para trás.

A ambientação é boa e o jogo traz gráficos simples com uma arte 3D cartunesca sem muitos detalhes, mas que atende a proposta e deixa o jogo com um certo charme. A trilha sonora traz uma mistura de faixas divertidas e calmas em uma combinação que pode até fazer você ter sono durante a coleta, como dito mais acima o jogo é relaxante.

Essa aventura pode ser jogada solo ou em grupo local de até 4 jogadores e como este é um jogo que requer muita coleta os controles foram adaptados, sendo possível ativar uma opção de coleta e ataque automático que faz o personagem trocar e utilizar o equipamento conforme o bloco ou inimigo a sua frente. A jogatina coop é feita através da tela partida no formato split-screen, este que traz algumas vantagens e desvantagens na navegação e coordenação dos jogadores, mas que funciona e é divertido.

No final, My Little Universe é mais um exemplo de que não é preciso gastar milhões para fazer algo divertido e mesmo sendo simples o jogo é divertido e a experiência é ainda melhor em coop. O preço cobrado é OK e por conta do estilo eu prefiro recomendar este título somente para quem procura por algo diferente para se jogar sem pressão.

Confira no vídeo abaixo co começo de My Little Universe:

Sair da versão mobile