Os vencedores na 41ª edição dos Prêmios Golden Joystick, patrocinados pela Intel, foram revelados hoje em uma cerimônia deslumbrante transmitida ao vivo do Royal Lancaster Hotel em Londres e transmitida globalmente no YouTube, Twitch, Bilibili, Steam, Facebook, TikTok e Twitter/X.
Quase 5 milhões de votos públicos foram registrados para escolher os vencedores em 20 categorias diferentes, refletindo o notável volume de jogos com alta pontuação lançados este ano. Três categorias adicionais, Escolha dos Críticos, Prêmio Revelação e Escolha dos Streamers, foram escolhidas criticamente. Baldur’s Gate 3 e a Larian Studios conquistaram sete prêmios, incluindo Jogo do Ano, Melhor Comunidade de Jogo, Melhor Narrativa e Estúdio do Ano. Além disso, Neil Newbon, intérprete de Astarion em Baldur’s Gate 3, ganhou na nova categoria Melhor Ator Coadjuvante.
Outros vencedores da noite incluíram Cyberpunk 2077: Phantom Liberty, que venceu como Melhor Expansão de Jogo e Melhor Trailer de Jogo; Geometric Interactive, que ganhou o Prêmio Revelação por Cocoon; Alan Wake 2, que recebeu o cobiçado Prêmio Escolha dos Críticos, e Sea of Stars, que levou para casa o prêmio de Melhor Jogo Indie. Enquanto isso, outros vencedores incluíram Final Fantasy VII Rebirth como Jogo Mais Desejado, Resident Evil 4 como Jogo do Ano para PlayStation, Starfield como Jogo do Ano para Xbox e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom como Jogo do Ano para Nintendo.
Prêmios também foram concedidos para as melhores performances do ano, com Ben Starr, intérprete de Clive Rosfield em Final Fantasy XVI, vencendo como Melhor Ator Principal, e Neil Newbon, Astarion em Baldur’s Gate 3, vencendo como Melhor Ator Coadjuvante.
A cerimônia foi apresentada por Troy Baker, junto com convidados especiais do mundo dos jogos, incluindo os atores Manon Gage, Maggie Robertson, Ben Starr, Yuri Lowenthal, Stephanie Joosten, Samantha Béart e Neil Newbon; assim como Elvira Björkman e Nicklas Hjertberg, da Two Feathers, e Gosia Mitręga, Produtora Executiva da nova saga de The Witcher na CD PROJEKT RED. Além disso, Amelia Tyler, narradora de Baldur’s Gate 3, ajudou a guiar os espectadores pelos jogos e estúdios que foram indicados este ano.
Os vencedores da 41ª edição dos Prêmios Golden Joystick Awards Powered by Intel são os seguintes:
- Melhor Narrativa – Baldur’s Gate 3 (voto público)
- Prêmio Still Playing – No Man’s Sky (voto público)
- Melhor Design Visual – Baldur’s Gate 3 (voto público)
- Estúdio do Ano – Larian Studios (voto público)
- Melhor Expansão de Jogo – Cyberpunk 2077: Phantom Liberty (voto público)
- Melhor Jogo de Realidade Virtual – Horizon Call of the Mountain (voto público)
- Melhor Jogo Indie – Sea of Stars (voto público)
- Melhor Jogo Multijogador – Mortal Kombat 1 (voto público)
- Melhor Áudio – Final Fantasy XVI (voto público)
- Melhor Trailer de Jogo – Cyberpunk 2077: Phantom Liberty – Trailer Cinematográfico Oficial (voto público)
- Escolha dos Streamers – Valorant (escolha crítica)
- Melhor Comunidade de Jogo – Baldur’s Gate 3 (voto público)
- Melhor Hardware de Jogo – PlayStation VR2 (voto público)
- Prêmio Revelação – Cocoon / Geometric Interactive (escolha crítica)
- Prêmio Escolha dos Críticos – Alan Wake 2 (escolha crítica)
- Melhor Ator Principal – Ben Starr – Clive Rosfield, Final Fantasy XVI (voto público)
- Melhor Ator Coadjuvante – Neil Newbon – Astarion, Baldur’s Gate 3 (voto público)
- Jogo do Ano para Nintendo – The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (voto público)
- Jogo do Ano para PC – Baldur’s Gate 3 (voto público)
- Jogo do Ano para Xbox – Starfield (voto público)
- Jogo do Ano para PlayStation – Resident Evil 4 (voto público)
- Jogo Mais Desejado – Final Fantasy VII Rebirth (voto público)
- Jogo do Ano Supremo – Baldur’s Gate 3 (voto público)
No total, mais de 115 jogos, estúdios, hardware e atores foram representados em 20 categorias de prêmios votadas pelo público, incluindo ‘Jogo do Ano Supremo’, ‘Mais Desejado’, ‘Melhor Hardware de Jogo’ e ‘Estúdio do Ano’. Os críticos julgaram dois prêmios – ‘Escolha dos Críticos’ e ‘Prêmio Revelação’, enquanto os criadores de conteúdo concederam o ‘Prêmio Escolha dos Streamers’.