IREM Collection Volume 1 – Mais uma coletânea tímida que não impressiona | Análise

A Irem é uma desenvolvedora Japonesa pioneira do gênero Shoot’em up que fez sucesso nas décadas de 80 e 90.

Analisado no Nintendo Switch


IREM Collection Volume 1 é uma coletânea de jogos da Irem que está sendo distribuída pela ININ Games. A coleção é a primeira de 5 volumes e foi lançada em 21/11/2023 com versões disponíveis nos formatos digital e edições limitadas de mídia física para Nintendo Switch e PlayStation 4|5, a coletânea também está disponível para Xbox One e Series X/S porém, somente em formato digital.

Para quem não conhece, a Irem é uma desenvolvedora Japonesa pioneira do gênero Shoot’em up que fez sucesso nas décadas de 80 e 90. A Irem está por trás de alguns títulos de sucesso como a série R-Type, mas infelizmente a companhia mudou de foco a um bom tempo e está a mais de uma década sem desenvolver novos jogos.

IREM Collection – Image Fight

Com uma plataforma consolidada com mais de 130 milhões de unidades vendidas, o Nintendo Switch não só recebeu como continua recebendo jogos atuais e também os clássicos, com várias compilações de desenvolvedora e também os Arcade Archives que deixam vivos os antigos jogos de arcade. A ININ Games mais uma vez traz uma coletânea com o intuito de agradar os fãs e preservar jogos clássicos, mas infelizmente a assim como várias outras, a IREM Collection Volume 1 é mais uma compilação tímida que chega com um custo um pouco salgado e traz apenas um jogo que ainda não estava disponível através do Arcade Archives.

Chega de enrolação, a IREM Collection Volume 1 é uma compilação composta por três jogos da desenvolvedora, Image Fight, Image Fight II e X Multiply, todos pertencendo ao gênero shoot’em up e com uma trama que envolve enfrentar uma ameaça alienígena. Image Fight e Image Fight II são jogos de rolagem vertical onde assumimos o papel de um piloto com a missão de enfrentar invasores alienígenas que atacaram bases lunares, sendo que Image Fight II continua a trama introduzindo cinemáticas com dublagem entre os níveis. Diferente dos outros, X Multiply é um jogo de rolagem lateral, onde assumimos o controle da X-002, uma nave miniaturizada com a missão de eliminar alienígenas microscópios que invadiram e estão destruindo o corpo dos humanos, os três jogos trazem uma jogatina frenética com uma dificuldade considerável que vai fazer você suar para completar essas aventuras.

IREM Collection – Image Fight 2

Como de praxe, a coleção traz os jogos em suas diferentes variações e versões, com a adição de várias melhorias de qualidade de vida e novidades possibilitadas pelo tempo. Aqui nós temos acesso a Image Fight nas suas versões para Arcade, PC Engine, NES e Famicom, Image Fight II vem só em sua versão para PC Engine CD e X Multiply em suas versões para Arcade.

A emulação está bem feita, trazendo uma experiência bem próxima da original sem slowdowns e assim como em outras coleções temos várias adições como possibilidade de utilizar códigos de trapaças, placar de líderes, desafios e a possibilidade de voltar alguns segundos no tempo, o que é de muita ajuda em algumas situações. Além dessas também é possível ajustar os visuais e a jogatina através de várias opções que incluem o formato de tela, o plano de fundo, alternar entre vários filtros de imagem disponíveis incluindo o CRT e também opções de controles, que chegam com possibilidade de disparo rápido e outras que transformam a experiência para um Twin shooter, sendo possível utilizar os dois analógicos para controlar a nave e a direção de tiro, claro que isso só é possível nas versões compatíveis e esta opção não funciona nas versões de NES.

Mesmo adicionando várias opções de configuração e qualidade de vida, a coletânea não traz nenhum extra relacionado a arte ou ao desenvolvimento dos jogos, o que é uma pena e por este motivo quem quiser algum bônus terá que tentar adquirir uma das cópias físicas que têm número e distribuição limitadas.

IREM Collection – X-Multiply

No final, apesar de trazer três jogos clássicos e uma boa emulação, a IREM Collection Volume 1 acaba deixando um gosto amargo. A coletânea é a primeira de cinco volumes e sua seleção de jogos é bastante tímida pelo preço cobrado, não temos nenhum extra na versão digital e os jogos Image Fight e X Multiply já estão disponíveis através do Arcade Archives, por estes motivos eu prefiro recomenda-la somente para fãs, do contrário é melhor esperar por uma boa promoção.

Confira no vídeo abaixo o gameplay da IREM Collection Volume 1:

Sair da versão mobile