Pacific Drive – Uma proposta inovadora com potencial | Impressões da Demo

O título ainda está em desenvolvimento com data de lançamento esperada para 22/02/2024 e versões para PC e PlayStation 5.

Jogo testado no PC


Pacific Drive é um jogo de exploração, sobrevivência e gerenciamento que está sendo desenvolvido pela Ironwood Studios com distribuição pela Kepler Interactive. O título ainda está em desenvolvimento com data de lançamento esperada para 22/02/2024 e versões para PC e PlayStation 5.

Os jogos indies geralmente possuem a liberdade para explorar outros conceitos e de tempos em tempos recebemos novos títulos que impressionam de uma forma ou outra. Felizmente Pacific Drive é um desses, o título traz um conceito que só pode ser descrito como diferente e esta demo apesar de curta é o suficiente para apresentar o que podemos esperar de sua versão final, uma experiência divertida e diferente que ainda carece de correções.

Por se tratar de uma demo não irei me aprofundar na história, até porque temos só a introdução e algumas missões, mas no geral a trama gira em torno de uma área utilizada para realizar experimentos de novas tecnologias que agora se encontra fechada em uma zona de exclusão repleta de anomalias. No papel de um explorador, que ao chegar na região acaba preso dentro da zona de exclusão, nós partimos em uma aventura com o auxílio de um veículo e de companheiros que irão nos guiar através de um rádio para tentar sair deste local.

O conceito aqui mistura uma atmosfera inspirada em S.T.A.L.K.E.R. com uma jogabilidade que lembra um pouco a de My Summer Car. Nessa aventura nós iremos explorar mapas compostos geralmente por uma névoa, diferentes tipos de terreno e várias anomalias, navegando para coletar recursos e alcance de objetivos, tudo isso enquanto tentamos sobreviver aos perigos, sendo preciso manter o carro em boas condições pois sem ele nada pode ser feito.

Este não é um jogo de mundo aberto e tudo é baseado em mapas que funcionam como instâncias. Por conta das anomalias todos os pontos estão sempre em mudança e o único local consistente é a oficina que funciona como porto seguro, onde é possível consertar, criar e aprimorar itens e o nosso veículo. Assim como em My Summer Car o veículo aqui é todo modular sendo necessário consertar e instalar portas e instrumentos, mas a jogabilidade é simplificada e não é preciso tirar e colocar parafuso por parafuso, bastando trocar ou reparar componentes inteiros.

Veículo pronto é hora de partir para a exploração e para isso é necessário escolher um dos pontos de interesse nesta zona de exclusão. Com o local escolhido, agora é ir em busca de recursos e equipamentos para conseguir melhorar o veículo, o que facilita a exploração e também dá acesso a áreas mais remotas. A exploração não é tecnicamente livre e existe uma certa pressão em cima do jogador, as áreas são recheadas de anomalias que interferem com o veículo e causam danos ao personagem, quanto mais tempo você fica na área piores as condições vão ficando e maior é a interferência no veículo, indo de simples abertura de porta, até drenagem de energia e outras, assim é preciso gerenciar o tempo e os recursos para saber a hora correta de voltar.

O mapa é fechado e para retornar à oficina é necessário adquirir um item âncora que pode ser encontrado em pontos marcados no mapa. Ao adquirir e carregar a âncora no carro é possível abrir um portal, mas ao fazê-lo uma tempestade será criada, aí é engatar a marcha e acelerar em direção ao portal para tentar sair vivo. A dinâmica de jogo é semelhante a do gênero roguelike, assim desde que consiga escapar com segurança você tecnicamente sempre voltará mais forte após cada encontro, pois com novos recursos é possível melhorar o veículo e adquirir novos equipamentos e melhorias. Caso não consiga sair vivo e dependendo da dificuldade e das opções selecionadas, nenhum, parte ou todos os itens serão perdidos e você terá de utilizar o estoque para reparar o carro e tentar partir para a próxima tentativa.

Como dito acima a demo traz conteúdo o suficiente para termos uma ideia do que podemos esperar da versão final e no geral a experiência é diferente e divertida por algumas horas, pois infelizmente após um tempo de jogo é fácil começar a sentir a repetição de cenários e sua paciência será drenada pela quantidade de anomalias que irão interferir com o veículo e com os e reparos que serão necessários. Apesar do conceito diferente o jogo carece de correções e ajustes, atualmente o custo das melhorias é um pouco alto dado a quantidade de itens que podemos obter em cada tentativa e o carro sofre dano demais das anomalias, o que acaba tornando a experiência um pouco frustrante principalmente no início onde estamos com os estoques baixos, fato este que é agravado pelos vários bugs encontrados. Os problemas aqui geralmente estavam associados a switches com ações inconsistente e muitas vezes não funcionando, o que inclui a âncora cujo portal simplesmente não apareceu e nos fez morrer algumas vezes, além desses também encontramos itens desaparecendo no cenário e algumas inconsistências com o sistema de missões, onde caso você não faça passo a passo o que cada missão pede ela não irá registrar.

No final apesar dos contratempos, no geral a experiência foi positiva e Pacific Drive traz uma jogatina diferente que merece uma certa atenção, sendo que realmente vale a pena adicionar o título à sua lista de desejos para futuras atualizações e lançamentos.

Confira no vídeo abaixo o gameplay da demonstração de Pacific Drive :

Sair da versão mobile