A Steam anunciou o lançamento da Família Steam, um novo recurso que substitui o Compartilhamento de Biblioteca e o Modo Família, proporcionando um gerenciamento centralizado de jogos para famílias.
Com a Família Steam, os usuários podem criar um grupo familiar e convidar até cinco pessoas, compartilhando jogos entre os membros da família e acessando os títulos compartilháveis uns dos outros. Além disso, ao jogar um jogo da biblioteca da família, o progresso é salvo para o jogador.
O novo sistema também oferece robustos controles parentais, permitindo aos responsáveis estabelecer restrições de acesso a jogos apropriados para cada idade, limitar o acesso à Loja Steam, Comunidade e Conversa Steam, além de estabelecer limites de tempo de jogo. Os pais também podem visualizar relatórios de tempo de jogo e aprovar ou recusar pedidos de compra.
Para tornar as compras mais seguras e convenientes para crianças, a Família Steam permite que elas solicitem que um adulto pague pelo carrinho de compras. O adulto recebe uma notificação no celular ou e-mail para aprovar a compra, e os jogos adquiridos são adicionados à conta da criança.
Um exemplo de compartilhamento na Família Steam seria uma família com quatro membros e uma cópia de Portal 2 e Half-Life. Dois membros podem jogar Portal 2 e Half-Life simultaneamente. Se três membros quiserem jogar Portal 2 ao mesmo tempo, será necessário adquirir uma nova cópia do jogo.
Para saber mais sobre a Família Steam, os usuários podem acessar o beta do cliente Steam e visitar o FAQ da Família Steam, confira a publicação oficial da Steam aqui.