Analisado no Nintendo Switch
Princess Peach: Showtime! é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Good-Feel e distribuído pela Nintendo. O título foi lançado em 22/03/2024 como exclusivo para o Nintendo Switch.
Foram quase 20 anos de espera, mas finalmente a princesa Peach recebe um novo jogo. Princess Peach: Showtime! traz uma experiência simples e divertida com uma dificuldade baixa que não desafia e é mais adequada para os jogadores mais novatos.
Em Showtime a princesa Peach recebe um convite para conhecer o recém aberto Teatro Esplendor e assistir uma peça estrelada pelos pequenos e simpáticos Ribaltinhos. Peach vai ao local acompanhada de dois de seus súditos leais Toads, porém antes do espetáculo começar, a malvada bruxa Rubi e sua ardilosa Trupe Uvaparsas acabam tomando conta do lugar, expulsando parte dos espectadores e prendendo outra. Agora sozinha, Peach une forças com a guardiã do teatro “Estela” para derrotar Rubi, libertar os Ribaltinos e restaurar o Teatro Esplendor. A história segue o típico modelo dos jogos da Nintendo focados em um público jovem com uma trama bem simples e leve, assim não espere reviravoltas ou nada memorável pois tudo aqui serve basicamente para justificar a jogatina.
A jogabilidade de Showtime mistura um pouco das experiências 2D e 3D dos outros jogos da Nintendo, tendo ênfase com uma aventura de rolagem lateral na maior parte do tempo. O jogo se passa dentro do teatro e utiliza as salas de exibição como os níveis únicos, onde Peach irá vivenciar cada peça teatral a fim de derrotar os malfeitores e resgatar os Ribaltinhos.
Temos 30 níveis no total, desses vinte são aventuras, cinco são batalhas contra chefes e os outros cinco trazem desafios contra o tempo. A experiência é baseada em mini aventuras e mini games, todos com uma curta duração variando entre 10 a 15 minutos cada. O interessante é que como cada um desses segue uma temática única, Peach sempre irá interpretar papéis diferentes em cada mapa, assim a personagem irá alternar entre roupas e poderes de espadachim, detetive, ladra, ninja, sereia, patinadora e até vaqueira. Cada papel tem habilidades e movimentos únicos que terão de ser utilizados para vencer os obstáculos de cada cenário e como dito mais acima, as aventuras irão variar de foco, com alguns trazendo mais ação, já outros em mini games e no geral temos várias referências a filmes da Disney.
A dificuldade é baixa e para facilitar ainda mais, Peach tem um sistema de corações que funcionam como uma barra de vida e o jogo é bem generoso na quantidade desses corações em cada atividade. O desafio é baixo mesmo nos mapas contra o tempo e a experiência no geral provavelmente não irá agradar os jogadores mais experientes, até porque o fator replay aqui é praticamente inexistente.
Assim como em outros exclusivos da Nintendo, temos uma grande atenção aos detalhes. Showtime tem cenários pequenos, mas bem detalhados e todos os níveis são acompanhados de boas texturas, muitas cores e bons efeitos de iluminação. A trilha sonora completa a experiência com uma sequência de músicas divertidas para embalar a jogatina.
Todos sabem que o Nintendo Switch é limitado pelo seu hardware e mesmo sendo um jogo simples temos pequenos problemas. Diferente dos jogos do Mario, Showtime roda a 30 fps e é possível notar algumas quedas em determinados cenários bem como a diminuição de resolução em algumas cenas, fator este que não afeta a jogatina, mas é desapontador dado a simplicidade do jogo quando comparado a outros títulos exclusivos com melhores performances.
No final, Princess Peach: Showtime! é um jogo simples e divertido, sua história é leve e a dificuldade é baixa, uma experiência que dificilmente irá agradar os jogadores experientes, mas que é muito bem vinda para os jogadores novatos. O preço cobrado é salgado pela experiência e por este motivo se você se interessou é melhor esperar por uma futura promoção.