Stellar Blade: entrevista com os desenvolvedores revela curiosidades, inspirações e muito mais

Os desenvolvedores contam detalhes e falam sobre a inspiração mangá do game, seus temas de humanidade e mais.

A poucas semanas do lançamento de Stellar Blade, novo exclusivo do PS5 que será lançado em 26 de abril , o Blog da PlayStation divulgou uma entrevista com os desenvolvedores da Shift Up, estúdio responsável pelo game.


A história de Stellar Blade começa após o planeta Terra ser devastado por criaturas misteriosas chamadas Naytiba, levando a raça humana, quase dizimada, a fugir para uma colônia espacial. Se sentindo fartos da vida no espaço, os humanos decidem lutar contra os inimigos para retomar sua terra natal. Nenhum dos personagens, no entanto, sabe de onde surgiram e o que pretendem as criaturas – e caberá à protagonista Eve, membro do 7º Esquadrão Aéreo, descobrir e tomar uma decisão. A escolha dela estará nas mãos do jogador.


Como surgiu a história de Stellar Blade?
Durante a entrevista, o diretor técnico Lee Dong Gi e Kim Hyung Tae (que também é o fundador do estúdio) revelam uma série de curiosidades interessantes, entre elas como surgiu a ideia de desenvolver um game para console – o Shift Up é conhecido por jogos mobile.

Uma das informações mais curiosas, por exemplo, é que a história surgiu quando um dos desenvolvedores acompanhou uma greve de motoristas de táxi que tentavam conter o avanço da tecnologia por conta de carros de direção automática: “Conforme acompanhei a greve, me perguntei o que aconteceria comigo se um dia os humanos fossem totalmente substituídos por algo não humano. Então, Stellar Blade fala sobre o futuro da humanidade”.


Inspirações em décadas passadas
Eles também comentaram sobre o desafio de criar algo original em uma indústria que explora o mundo e as narrativas pós-apocalípticas. “Queríamos também evitar que fosse muito excêntrico ou incluir elementos muito bizarros apenas para que ficasse diferente. Decidimos então que seria melhor reimaginar elementos sci-fi dos anos 80 e 90”, comentaram, reforçando que os jogadores vão se divertir e achar o mundo criado por eles um tanto inusitado.

Na criação do enredo, a equipe de desenvolvimento se inspirou em diversos filmes, sendo o principal deles Gunnm, originalmente um mangá de sci-fi de Yukito Kishiro sensei que foi lançado como um filme de ação em 2019 com o título Alita: Battle Angel.


Personagens e combates
Durante o bate-papo, eles também comentaram sobre a criação e o design dos personagens. Enquanto Eve e seus companheiros aparecem sofisticados e atléticos como ciborgues, refletindo o potencial da tecnologia, o restante dos humanos trazem aspectos mais simples e minimalistas. Já os inimigos Naitybas possuem um visual repulsivo, aterrorizante e características bizarras como não possuir olhos ou a duplicação de membros.

Já no que tange aos combates, os desenvolvedores afirmaram que o game foi pensado para que todos se divirtam. Não é um jogo que você ataca um inimigo agressivamente; é preciso observar os movimentos do adversário para aprender as dinâmicas do combate. Inclusive, os novatos em jogos de ação podem contar com um recurso chamado Action Assist, que desacelera o combate em momentos cruciais para que fique mais fácil o ataque.


Recursos do PS5
Também foram ressaltados os recursos do PS5 que poderão ser explorados em Stellar Blade. Segundo os desenvolvedores, um dos grandes objetivos foi aproveitar as funções do console para aumentar a imersão;. “Em certas cenas, a resposta tátil permite que os jogadores sintam o clima e a atmosfera em torno dos personagens e há até uma cena com um drone onde os jogadores poderão aproveitar por completo a capacidade do PS5”. Já os gatilhos adaptáveis podem ser percebidos de acordo com a arma utilizada.

Sair da versão mobile