Top Racer Collection – Uma volta nostálgica à era 16-bit | Análise
A coletânea ainda conta com o Top Racer Crossroad, um jogo inédito que combina elementos da série Top Gear com o aclamado "Horizon Chase"
Analisado no PlayStation 5
Top Racer Collection é um presente para os fãs da série clássica de corrida Top Gear, que marcou a era 16-bit do Super Nintendo. Lançada em 6 de março de 2024, a coletânea lançada pela QUByte Interactive reúne os três jogos originais desenvolvidos pela Gremlin Graphics e publicado pela Kemco da série Top Gear, conhecidos como Top Racer no Japão, junto com um título inédito: “Top Racer Crossroad”.
Top Racer foi lançado em 1992, o jogo que deu início à saga, com 8 países para explorar e 4 circuitos em cada um. Destaque para a mecânica de pit stops obrigatórios, que adicionava um toque estratégico às corridas, e a trilha sonora memorável de Barry Leitch, esse título fez um sucesso estrondoso aqui no Brasil, fazendo com que muitos anos depois Leitch fosse o compositor do game brasileiro Horizon Chase, esse que entrou os games teve inspiração em Top Gear (Top Racer).
Top Racer 2 chegou no ano seguinte, em 1993, trazendo melhorias visuais notáveis, com pistas mais largas e variadas, além de efeitos climáticos como chuva e neve. No entanto, a igualdade de desempenho entre os carros gerou críticas de alguns jogadores, sendo que eles tinham apenas mudanças estéticas.
Top Racer 3000 foi lançado em 1995, esse apresentando uma mudança radical com ambientação no futuro distante, corridas em diferentes planetas e elementos futuristas como armas e sistemas de energia. Elogiado por sua evolução gráfica e mecânicas inovadoras, dividiu opiniões por se afastar da essência da série. Por outro lado, eu assumo que esse é o meu game preferido entre os 3, provavelmente por ser uma fã de F-Zero e apresentar uma temática parecida com o game da Nintendo, por outro lado, é notável que aqui no 3000, assim como em Top Racer 2, a trilha sonora não é tão boa ou emblemática como aquela feita por Barry Leitch no primeiro game.
A coletânea ainda conta com o Top Racer Crossroad, um jogo inédito que combina elementos da série Top Gear com o aclamado “Horizon Chase”, proporcionando uma experiência única. O game é uma versão modificada do primeiro Top Racer, incluindo carros consagrados do game produzido pela Aquiris. Essa versão ainda oferece multiplayer online para disputa de corridas com amigos e jogadores do mundo todo, personalização de corridas, podendo ajustr as regras e configurações para criar desafios personalizados.
A coleção ainda oferece recursos extras, como menus específicos para cada game, opção de salvamento em qualquer ponto via Save States, galerias de arte com imagens dos games, embalagem, manuais, músicas e outros conteúdos bônus para se aprofundar no universo Top Racer.
A Top Racer Collection oferece gráficos aprimorados, com a opções de tela como original, ampliada a esticada, além de filtros caso o jogador queira, a parte sonora funciona bem, tem uma boa emulação e eu não notei nada estranho, afinal, ao que parece é bem mais fácil emular o chip sonoro do Super NES que o do Mega Drive. A jogabilidade vai bem, tudo roda como o esperado, assumo que de começo foi um pouco estranho me ajustar com a perspectiva oferecida pelos games, mas depois de um tempo jogando tudo flui normalmente.
Infelizmente a jogabilidade dos jogos originais pode ser considerada simples por alguns jogadores, mas levando em consideração que games idade entre 32 e 29 anos, não dá para esperar nada muito avançado.
Top Racer Collection é uma coletânea essencial para os fãs da série Top Gear e para os amantes de jogos de corrida clássicos. A nostalgia, os recursos atualizados, multiplayer online, recursos de personalização e o conteúdo inédito garantem uma experiência divertida e empolgante para os jogadores de todas as idades, essa é uma ótima forma de preservar os games e também de apresentá-los para as novas gerações.
Top Racer Collection
Positivos
- Nostalgia feita com respeito
- Os jogos continuam sendo bons
- O Crossroads é um acrescimento legal
- O preço camarada
Negativos
- A integração entre os menus e os games as vezes parece estranha
- Poderia ter ido um pouco além em alguns recursos
- O preço na PlayStation Store, mais que o DOBRO das demais lojas...