AnálisesPC

ENDER MAGNOLIA: Bloom in the Mist – Impressões do acesso antecipado | Análise

Título em desenvolvimento, portanto vários pontos do texto podem estar em desacordo com versões futuras e finais.

Jogo testado no PC


Ender Magnolia: Bloom in the Mist é um RPG de ação, metroidvania que está sendo desenvolvido pela Live Wire em conjunto com Adglobe e distribuído pela Binary Haze Interactive. O título atualmente se encontra em acesso antecipado com lançamento previsto para o decorrer deste ano e versões para as plataformas Nintendo Switch, PC, PlayStation 4|5 e Xbox Series X|S.

Seguindo a dinâmica de Ender Lilies, Ender Magnolia é uma sequência com potencial que mantém as características base de seu antecessor, modificando a temática e a jogabilidade de uma forma que torna a experiência mais acessível.

ENDER MAGNOLIA Bloom in The Mist

Os eventos de Ender Magnolia se passam vários anos após os eventos do primeiro jogo e aqui nós iremos acompanhar a jornada de Lilac, uma jovem que tem o poder de restaurar a sanidade dos homúnculos (seres artificiais) que foram corrompidos. Por conta do aspecto de acesso antecipado, o título não desenvolve a história e o que temos disponível é somente o início e o conceito dessa nova aventura com pequenas menções ao jogo anterior que podem ser vistas através de notas.

A jogabilidade segue o mesmo padrão do primeiro jogo, assim temos uma personagem que utiliza de “espíritos” para realizar ataques. Em Magnolia, Lilac utiliza os homúnculos resgatados como espíritos de ataque e conforme você avança novos serão encontrados, purificados e emprestarão seu poder à personagem. Diferente do primeiro jogo, esta sequência traz um sistema de combate mais acessível, continuamos com o aspecto souls like onde cada ataque recebido causa muito dano, porém as habilidades agora são poderosas e se carregam com o tempo e a esquiva já é liberada logo no início.

Grande parte da acessibilidade está ligada ao novo sistema de esquiva que está bem generoso e diminui bastante a dificuldade dessa aventura. No atual estado é possível usar e abusar deste sistema, esquivando e evitando praticamente qualquer ataque, incluindo os de área, bastando apenas o jogador aprender o tempo correto do efeito que dura pouco mais de um segundo e cria uma abertura confortável para o jogador. Neste acesso antecipado não temos escolha de dificuldade, mas a opção está no menu e provavelmente a versão final trará opções para quem procura por um maior desafio.

Os controles trazem um sistema bastante responsivo e simples que peca apenas em um pequeno fator que é a corrida. Neste acesso antecipado, a habilidade de corrida está associada à esquiva e a personagem só começa a correr após a animação de esquiva e somente se o jogador mantiver o botão de esquiva pressionado após a animação. A corrida é simplesmente estranha e existe um certo atraso na animação, o sistema claramente ficaria mais fluido e confortável com a habilidade de corrida atrelada a um botão exclusivo.

ENDER MAGNOLIA Bloom in The Mist

Mesmo em acesso antecipado, Ender Magnolia traz uma ambientação muito bem feita seguindo os moldes de seu antecessor. O jogo continua com uma atmosfera linda, os cenários estão bem feitos, temos vários modelos muito bem detalhados, vários efeitos de luz e planos de fundo marcantes. A trilha sonora segue excelente, sendo composta por faixas baseadas em música clássica com um tom moderno e bons efeitos sonoros que só não são melhores por pequenos atrasos que provavelmente serão corrigidos na versão final.

Concluindo, o acesso antecipado de Ender Magnolia nos apresenta a um jogo com potencial para agradar quem jogou Ender Lilies e também para os jogadores novatos que procuram por um metroidvania mais acessível. O preço cobrado é justo e se você se interessar vale a pena aproveitar o acesso antecipado, pois geralmente os lançamentos chegam acompanhados de um aumento no preço.

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo