ENDER MAGNOLIA: Bloom in the Mist – Impressões do acesso antecipado | Análise

Título em desenvolvimento, portanto vários pontos do texto podem estar em desacordo com versões futuras e finais.

Jogo testado no PC


Ender Magnolia: Bloom in the Mist é um RPG de ação, metroidvania que está sendo desenvolvido pela Live Wire em conjunto com Adglobe e distribuído pela Binary Haze Interactive. O título atualmente se encontra em acesso antecipado com lançamento previsto para o decorrer deste ano e versões para as plataformas Nintendo Switch, PC, PlayStation 4|5 e Xbox Series X|S.

Seguindo a dinâmica de Ender Lilies, Ender Magnolia é uma sequência com potencial que mantém as características base de seu antecessor, modificando a temática e a jogabilidade de uma forma que torna a experiência mais acessível.

Os eventos de Ender Magnolia se passam vários anos após os eventos do primeiro jogo e aqui nós iremos acompanhar a jornada de Lilac, uma jovem que tem o poder de restaurar a sanidade dos homúnculos (seres artificiais) que foram corrompidos. Por conta do aspecto de acesso antecipado, o título não desenvolve a história e o que temos disponível é somente o início e o conceito dessa nova aventura com pequenas menções ao jogo anterior que podem ser vistas através de notas.

A jogabilidade segue o mesmo padrão do primeiro jogo, assim temos uma personagem que utiliza de “espíritos” para realizar ataques. Em Magnolia, Lilac utiliza os homúnculos resgatados como espíritos de ataque e conforme você avança novos serão encontrados, purificados e emprestarão seu poder à personagem. Diferente do primeiro jogo, esta sequência traz um sistema de combate mais acessível, continuamos com o aspecto souls like onde cada ataque recebido causa muito dano, porém as habilidades agora são poderosas e se carregam com o tempo e a esquiva já é liberada logo no início.

Grande parte da acessibilidade está ligada ao novo sistema de esquiva que está bem generoso e diminui bastante a dificuldade dessa aventura. No atual estado é possível usar e abusar deste sistema, esquivando e evitando praticamente qualquer ataque, incluindo os de área, bastando apenas o jogador aprender o tempo correto do efeito que dura pouco mais de um segundo e cria uma abertura confortável para o jogador. Neste acesso antecipado não temos escolha de dificuldade, mas a opção está no menu e provavelmente a versão final trará opções para quem procura por um maior desafio.

Os controles trazem um sistema bastante responsivo e simples que peca apenas em um pequeno fator que é a corrida. Neste acesso antecipado, a habilidade de corrida está associada à esquiva e a personagem só começa a correr após a animação de esquiva e somente se o jogador mantiver o botão de esquiva pressionado após a animação. A corrida é simplesmente estranha e existe um certo atraso na animação, o sistema claramente ficaria mais fluido e confortável com a habilidade de corrida atrelada a um botão exclusivo.

Mesmo em acesso antecipado, Ender Magnolia traz uma ambientação muito bem feita seguindo os moldes de seu antecessor. O jogo continua com uma atmosfera linda, os cenários estão bem feitos, temos vários modelos muito bem detalhados, vários efeitos de luz e planos de fundo marcantes. A trilha sonora segue excelente, sendo composta por faixas baseadas em música clássica com um tom moderno e bons efeitos sonoros que só não são melhores por pequenos atrasos que provavelmente serão corrigidos na versão final.

Concluindo, o acesso antecipado de Ender Magnolia nos apresenta a um jogo com potencial para agradar quem jogou Ender Lilies e também para os jogadores novatos que procuram por um metroidvania mais acessível. O preço cobrado é justo e se você se interessar vale a pena aproveitar o acesso antecipado, pois geralmente os lançamentos chegam acompanhados de um aumento no preço.

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