Dá para aprender finanças jogando Fortnite? PicPay lança mapa para ensinar gestão do dinheiro
Cofrinho Defense foi pensado especialmente para os fãs desafiarem suas habilidades enquanto aprendem sobre saúde financeira
Poderiam os jogos ensinar sobre finanças sem abrir mão da diversão? O PicPay acredita que sim. E por isso, está ingressando no universo dos games com o lançamento de um mapa personalizado no Fortnite, um dos jogos multiplayers mais populares do mundo.
O novo mapa, “Cofrinho Defense”, é um cenário Tower Defense desenvolvido no modo Criativo — de onde saem as experiências mais inovadoras do jogo, com dedicação de fã para fã. Nele, uma cidade é dominada por vilões da vida financeira, como gastos inesperados, compras por impulso e promessas de dinheiro milagrosas. Cabe aos jogadores unirem forças para proteger o Cofrinho e recuperar a cidade.
A criação do mapa é o primeiro passo no preenchimento de uma lacuna na vida de crianças e adolescentes brasileiros: as finanças pessoais. Seja comprando jogos em plataformas online, transações in-game ou brinquedos em lojas virtuais, este público já lida diretamente com dinheiro digital. Em abril deste ano, um levantamento do PicPay com 1.500 entrevistados revelou que seis a cada dez pais transferem as mesadas de seus filhos via Pix. Porém, ainda faltam estratégias que falem de saúde financeira nos espaços onde elas estão, falando a mesma língua.
“Queremos oferecer uma experiência divertida e nova aos jogadores, além de equipá-los com as ferramentas e conhecimentos necessários para uma relação saudável e responsável com o dinheiro”, explica Pedro Romero, diretor de Serviços Financeiros para Pessoa Física do PicPay.
Segundo Romero, menores de 18 anos já representam 10% da abertura de contas no PicPay e a primeira coisa que fazem é criar uma chave Pix. Além disso, atualmente, 42% dos usuários do PicPay são pais ou mães de menores de 16 anos, e é crescente a preferência por soluções financeiras digitais entre as famílias.
A opção pelo Fortnite se deu pela sua importância no atual cenário de games no Brasil e no mundo. Segundo dados da plataforma de monitoramento ActivePlayer, só em março deste ano, o shooter teve um público ativo de 221.5 milhões — do qual a terceira maior base de jogadores (5.5%) é brasileira.
Diante das necessidades de ferramentas financeiras pensadas para o público infantojuvenil, o PicPay também está lançando uma conta voltada para menores, conectada a dos pais. Com essa nova oferta, crianças desde o primeiro dia de vida até adolescentes poderão ter uma experiência personalizada e individualizada, com recursos como Pix, cartão de débito e Cofrinhos para ajudá-los a entender e gerenciar suas finanças.
“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência segura para os pais e oferecer aos filhos a liberdade que eles desejam. Acreditamos que a conta ajuda a preencher uma lacuna importante no mercado, já que poucas ou nenhuma ferramenta oferece um equilíbrio entre o que os jovens querem e o que é útil para os pais”, diz Romero.
Como funciona o Mapa no Fortnite do PicPay:
- A vida financeira do jogador é representada por um Cofrinho no centro do mapa;
- O objetivo é proteger o cofrinho de várias ondas de vilões da vida financeira;
- Cada onda derrotada aumenta o tamanho do cofrinho e ensina uma lição;
- Quanto mais tempo o cofrinho permanece intacto, mais o jogador aprende sobre como ter uma relação saudável com o dinheiro
Os vilões:
- Gastin e Gaston: A dupla que representa pequenos gastos que acabam virando um “gastão”.
- Desperado: O inimigo que ensina a importância de ter uma reserva de emergência.
- Esbanjão: A ameaça que mostra os perigos do consumismo desenfreado.
- Miss Take: O vilão que destaca os riscos de confiar seu dinheiro a terceiros.
O mapa “Cofrinho Defense” está disponível a partir de hoje (17) para partidas locais e online com até quatro jogadores. O código para jogar o Cofrinho Defense é o 4262-4686-7152. Para acessar, basta inseri-lo na caixa de busca do game.
Fortnite está disponível para Windows, Android, iOS e nos consoles PlayStation e Xbox das duas últimas gerações. A experiência do Fortnite foi criada de forma independente, não sendo patrocinada, apoiada nem administrada pela Epic Games, Inc.