Infinix Note 30 5G – Será que essa fusão é tão boa quanto promete? | Análise

Design premium, intermediário e custo-benefício tudo em um só aparelho?

Fala galera, preparados para mais uma análise? Recebi em meados de fevereiro deste ano a nova proposta da Positivo, o INFINIX NOTE 30 5G, lançado em 2023. Foi uma novidade para mim passar mais de 3 meses com um aparelho para análise, pois geralmente fico com eles por 15 a 30 dias.

O Infinix Note 30 5G é um celular intermediário, fruto de uma parceria entre a Positivo e a Infinix, lançado no Brasil em agosto de 2023. Este aparelho gerou grande curiosidade, principalmente por seu sistema de som desenvolvido pela JBL e suas especificações interessantes. Ele chegou ao mercado com preço inicial de R$ 1.999, mas hoje pode ser encontrado por cerca de R$ 1.799, tanto na loja oficial da fabricante quanto no varejo e em parceiros.

Smartphone Infinix NOTE 30 5G – imagem: divulgação / Infinix

A Infinix Mobile é uma marca chinesa fundada em 2013, com sede em Hong Kong. No Brasil os modelos de celular são licenciados pela Positivo, que é a responsável pela fabricação, venda, divulgação e assistência técnica dos modelos da Infinix, com cinco fábricas no país: duas em Manaus, duas em Ilhéus e uma em Curitiba. A marca oferece suporte técnico através de seus canais de atendimento, com pessoas reais que informam sobre a assistência autorizada mais próxima ou auxiliam no envio pelos correios, se necessário.

No Brasil, a Infinix já lançou alguns modelos, como o Infinix Hot 30, o Infinix Hot 30i e o Infinix Smart 8 Pro. Porém hoje nosso foco será inteiro no INFINIX NOTE 30 5G.

O Infinix Note 30 5G possui uma tela de 6,78 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz e painel IPS LCD com resolução Full HD+. O sensor de toque responde a 240 Hz, reduzindo a latência e ajudando em jogos. No entanto, com o tempo, senti uma leve lentidão na resposta aos comandos, mas bem leve essa lerdeza ao responder comandos, nada como se muitos top de linha não tivessem isso também. O nível de brilho é bom, mas eu esperava uma tela AMOLED para um brilho melhor.

Recebi para análise a versão preta, que combina muito bem com este modelo. Ele também está disponível na cor azul, com um efeito furta-cor podendo agradar muitas pessoas. Seu design diferenciado com corpo feito de plástico é de uma qualidade que não encontramos a um bom tempo em outros aparelhos. Um ponto positivo, para a positivo (sem trocadilhos…) para quem já segue minhas analises sabe que eu tenho pavor daquela sensação de pegar o celular e ele estar cheio de marcas de dedo, e isso não acontece com esse aparelho mesmo não utilizando a capinha que vem com ele, que particularmente é um show à parte principalmente para quem usa o flash ou gosta de tirar selfies sem precisar ativar o flash da câmera frontal. E falando sobre proteção, a Positivo envia duas películas para a tela: uma de vidro e outra de gel para agradar a todos os gostos. Porém, a película cobre apenas a tela, o que pode incomodar algumas pessoas.

O leitor de digitais está integrado ao botão de energia e funciona bem, mas senti falta do leitor de digitais na tela.

O som estéreo, otimizado pela JBL, entrega ótima potência e qualidade sonora, mas notei uma diferença nos médios. O aparelho é uma boa opção para momentos de lazer com amigos ou quando você precisa de música e esqueceu a caixinha de som portátil. Vai quebrar o galho, mas precisamos conter as expectativas e lembrar que estamos falando de um celular com uma ótima qualidade sonora JBL e não uma caixa de som da JBL. Os fones de ouvido que acompanham o celular são confortáveis, se encaixam perfeitamente no ouvido e confesso que até dormir com eles sem nenhum problema.

O desempenho fica por conta do chip Dimensity 6080 da MediaTek. Embora não seja um hardware muito popular, ele entrega bom desempenho para sua proposta, indo bem nos testes de velocidade e conseguindo segurar vários apps abertos ao mesmo tempo com seus 8 GB de RAM. No entanto, para jogos mais pesados, é aconselhável não rodar tudo na qualidade máxima, já que terá que fazer alguns sacrifícios gráficos nos mais pesados.

A bateria de 5.000 mAh durou até 30 horas com uso moderado, caindo para uma média de 25 a 27 horas após 30 dias. Com a função de economia de energia, a bateria durou até 37 horas inicialmente e 30 horas após 30 dias. Fiz o teste de deixá-lo quieto apenas carregado sem uso e me surpreendi que a bateria durou tranquilamente uma semana. Seu carregador de 45W leva 50 minutos para uma carga completa, enquanto um carregador de outra marca levou cerca de 1h47min.

O Infinix Note 30 5G vem com três câmeras traseiras, com um sensor principal de 108 MP que proporciona fotos de boa qualidade e conta com o apoio de duas outras secundárias, de 2 MP e 0,8 MP, respectivamente. A câmera de 108 MP faz ótimas fotos mesmo à noite, graças ao modo noturno eficiente, que oferece precisão e evita fotos tremidas, provavelmente devido a alguns recursos de IA. Para este modelo em específico fiquei feliz que não enfiaram uma ultra-wide no lugar da câmera de desfoque aleatoriamente. A filmadora grava em até 1440p a 30 fps, com boa estabilização e som estéreo agradável, mas o foco em vídeos deixa a desejar.

A marca não economizou e a experiência do consumidor é completa, na caixa do Infinix Note 30 5G você encontrará, além do celular, um cabo USB-C, carregador de parede, fones de ouvido com fio, uma case de plástico transparente e 2 películas para a tela.

Especificações:

Por fim, a pergunta: vale a pena comprar o Infinix Note 30 5G? Quando recebi o aparelho para testes, fiquei com um pé atrás, mas após mais de 3 meses de uso, posso dizer que vale muito a pena. Ele oferece ótimo custo-benefício e entrega o que promete, superando muitos de seus concorrentes diretos, como o Galaxy A34 5G.

Sair da versão mobile