No sábado, 25 de maio, ocorreu a fase final do maior torneio de eTennis do mundo, o Roland-Garros eSeries by Renault 2024, atraindo mais de 204 mil espectadores na Twitch. Com mais de 547 mil jogadores de diversos países participando das qualificatórias neste ano, foram realizadas mais de 7 milhões de partidas, um número bem acima do campeonato de 2023, que foi de 4,2 milhões. Este ano, em especial, o campeonato teve mais de 27 mil jogadores brasileiros, destacando o quanto o eSport tem sido praticado atualmente.
Desde 2022, o torneio virtual de Roland-Garros tem sido realizado no jogo mobile Tennis Clash, desenvolvido pela empresa brasileira Wildlife Studios, que alcançou 150 milhões de downloads e 5 milhões de jogadores mensais. O Tennis Clash foi escolhido para a Série de Esportes Olímpicos em 2023, o que também destaca mais uma vez o crescimento dos esportes virtuais.
Alessandro “ΔLEX” Bianco, da Itália, foi coroado campeão do Roland-Garros eSeries by Renault 2024, após derrotar o bicampeão e medalhista de prata dos Jogos Olímpicos eSport, Shenghao “Kafe” He, da China. ΔLEX conseguiu prevalecer sem perder um único set em seus 9 jogos disputados e levou o prêmio de 3.500 euros.
Essa fase final ocorreu no novo auditório do Tenniseum em Roland-Garros. Na ocasião, oito participantes de sete países diferentes (UK, FRA, EUA, CHN, ITA, QUE, TUR) competiram, incluindo Gilles Simon, ex-tenista profissional.
A Grande Final foi uma das mais espetaculares, com ambos os jogadores optando por usar tablets em vez de smartphones. O sucesso do Roland-Garros eSeries by Renault 2024 reflete o crescimento dos esportes virtuais e, à medida que a popularidade desses esportes continua a aumentar, eventos como este inspiram uma nova geração de atletas digitais. Será que no ano que vem veremos um brasileiro nas finais?