A primeira edição da Gamescom Latam promete agitar o cenário de jogos em São Paulo com a participação especial da Roblox, uma plataforma imersiva que conta com mais de 77 milhões de usuários ativos diariamente e mais de 5 milhões de jogos e experiências virtuais. O evento, que acontecerá no São Paulo Expo entre os dias 26 e 30 de junho, trará uma série de atrações imperdíveis para os fãs de games e desenvolvedores.
A Roblox disponibilizará uma área de teste de experiências, ativações e oportunidades para o público se conectar com seus criadores de conteúdo favoritos. Entre os destaques estão duas palestras no palco Journey: “Criar, Escalar e Monetizar na Roblox” no dia 27 de junho e “Da Comunidade à Criação: Conheça os Criadores Por Trás dos Maiores Sucessos da Roblox na Latam” no dia 28 de junho. Essas sessões prometem oferecer insights valiosos sobre o desenvolvimento de jogos e a magia por trás dos maiores sucessos da plataforma.
Os visitantes do estande da Roblox terão a chance de participar de palestras, entrevistas e bate-papos com criadores e influenciadores renomados, como NatashaPanda, iBugou, JVNQ, LimaMosca e yTowak. Esses gamers estarão disponíveis para jogar com o público, proporcionando uma experiência interativa e única. Além disso, haverá um quiz animado para testar os conhecimentos dos fãs sobre a Roblox.
Uma das principais atrações será a área de teste, onde os participantes poderão experimentar criações internacionais de desenvolvedores da Roblox, explorando o potencial criativo da plataforma. Essas experiências visam demonstrar a versatilidade e a profundidade dos jogos e conteúdos disponíveis na Roblox.
Durante os painéis do evento, os participantes poderão aprender sobre criação de jogos, desenvolvimento e monetização. No dia 27 de junho, Tian Lim, Vice-Presidente de Produto da Roblox, apresentará a palestra “Crie, Escale e Monetize na Roblox”, revelando segredos e histórias de sucesso de criadores da América Latina. No dia 28 de junho, Justin Sousa, chefe global de comunidade da Roblox, conduzirá o painel “Da Comunidade à Criação”, reunindo desenvolvedores como Caio Cabral (CaioAlbarnBR), Leonardo Vasques (khain3005), Ísis Suruagy (H3ichou) e Bruno Carvente (iBugouzinho) para discutir novas oportunidades e recursos para criadores na região.
Para Tian Lim, a presença da Roblox na gamescom latam é vista com enorme expectativa. “A gamescom latam deste ano será um evento especial para a Roblox – marcando nossa maior presença em qualquer evento da indústria de jogos no Brasil, de todos os tempos. Com 77 milhões de usuários ativos diariamente em todo o mundo, US$741 milhões ganhos pelos criadores em 2023 e uma incrível comunidade de criadores em todo o Brasil e na América Latina que continua a crescer, nunca houve melhor momento para aprender sobre as oportunidades de criar e monetizar na Roblox. Mal podemos esperar para ver todos vocês em São Paulo!”, explica o executivo.
Ingressos e atrações
A gamescom latam acontece entre os dias 26 e 30 de junho, no São Paulo Expo. Os amantes de games poderão aproveitar o evento que terá participação de grandes publishers como Bandai Namco, Epic Games, Nintendo, Wargaming, Supercell, Niantic e Ubisoft, estúdios de jogos e também acompanhar painéis com convidados especiais, como a CipSoft, desenvolvedora de Tibia, palestras com Chance Glasco (Good Dog Studios), Mike Foster (Sony), Pawel Sasko (CD PROJEKT RED) e Tim Morten (Frost Giant).
Além disso, o público também poderá desfrutar de áreas como gamescom latam panorama brasil, que este ano conta com 40 jogos brasileiros, campeonatos de e-sports como a COPA All Stars Latam de Brawl Stars, artists’ alley, meet & greet com influenciadores, cosplayers, campeonatos de e-sports, board games e muito mais.
Para os interessados em participar da gamescom latam, o terceiro lote de ingressos já está disponível no site oficial do evento. Os preços variam de R$145 (meia-entrada) a R$290 (inteira) para visitas únicas na quinta (27) e na sexta-feira (28). No sábado (29) e domingo (30) os ingressos são R$170 (meia-entrada) e R$340 (inteira), já o combo de ingressos válido para os quatro dias de evento é R$510 (meia-entrada) e R$1020 (inteira). Os clientes do Banco do Brasil que possuem Ourocard Visa contam com 45% de desconto no ingresso da inteira.
Além disso, há a opção do ingresso social, que varia de R$ 165 a R$ 590, a depender da data e tipo de ingresso selecionado. Ele inclui uma doação de R$ 10 já incorporada ao valor final do ingresso para a AbleGamers Brasil, ONG que combate o isolamento social e promove acessibilidade por meio de jogos. Os fundos arrecadados serão usados para tornar a gamescom latam mais acessível aos visitantes.
Sob a chancela do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, a gamescom latam tem patrocínio do Banco do Brasil, da Sabesp e da TNT; parceria B2B com a Abragames — Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil; realização Omelete&Co, Koelnmesse, game, gamescom latam, SPcine, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Associação Paulista dos Amigos da Arte, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal. Novos patrocinadores e apoiadores serão anunciados em breve.