MudRunner VR – Não é o MudRunner para VR que você está querendo | Análise

Analisado no Meta Quest 2


MudRunner VR é um jogo de simulação desenvolvido e distribuído pela Saber Interactive Inc. e lançado como exclusivo para a plataforma Meta Quest em 30/05/2024.

A franquia Spintires começou em 2014 com o jogo de mesmo nome desenvolvido pela Oovee Game Studios. Atualmente quem desenvolve a série é a Saber Interactive que expandiu o conceito com as sequências, MudRunner, SnowRunner e Expeditions: A MudRunner Game, lançados para os PCs e consoles. Agora finalmente temos sua adaptação para a realidade virtual e MudRunner VR não é uma experiência ruim, mas definitivamente não é o que os fãs estavam pedindo e esperando.

Se você nunca jogou ou não conhece, MudRunner é um jogo de simulação de direção que coloca o jogador para conduzir veículos em terrenos difíceis, sempre com o objetivo de completar tarefas como entrega de mercadorias, resgate de veículos e outras. A série começou no PC e com sua popularidade rapidamente foi adaptada para os consoles e agora temos a versão de VR.

MudRunner VR traz uma experiência que retrata exatamente o que encontramos nos outros jogos da série, com o diferencial sendo a perspectiva de interior do veículo e os controles do VR que permitem a manipulação de objetos tais como o volante, cambio e ferramentas. Esta versão para VR chega com dois modos de jogo, o modo história que serve como um grande tutorial, nos ensinando as mecânicas de jogo através de pequenas missões e o modo livre onde temos a jogatina livre dos outros jogos com pontos de interesse e objetivos sendo gerados de forma aleatória.

A jogatina aqui é adaptada de uma forma que funciona, mas é cansativa e de certa forma bastante inconveniente. Nesta versão para VR nós temos um grau de realismo adicionado a experiência e aqui é preciso literalmente abrir a porta para entrar no carro, pegar e girar a chave para ligá-lo, bem como operar a alavanca de câmbio e outros instrumentos e recursos de cada veículo. Além de dirigir é preciso sair do veículo e teleportar, “andando” pelo cenário para manipular switches, abrir portões, coletar e utilizar itens, bem como colocar o gancho que é bastante utilizado para transpor terrenos mais difíceis.

Os controles trazem diferentes opções e temos desde uma jogatina mais automática com direção pelos analógicos, até o modo realismo onde é preciso literalmente segurar e esterçar o volante. De certa forma tudo funciona, mas a experiência é bastante cansativa pois qualquer ação que na versão de PC e consoles é feita através de um clique, aqui geralmente é preciso realizar diversas etapas até chegar ao objetivo, o que acaba deixando a jogatina cansativa e um tanto frustrante depois de um tempo.

Um exemplo claro deste problema é o comum ato de colocar o gancho nas árvores, onde no PC você simplesmente muda a câmera e aperta um botão, já nesta versão de VR é preciso parar o veículo, puxar o freio de mão e colocar o câmbio no neutro, para assim abrir a porta e descer, a partir daí você teleporta para a frente, pega o gancho com uma mão, teleporta até a árvore e coloca o gancho nela. Com o gancho na árvore é preciso fazer todo esse caminho de volta, abrindo a porta, desengatando o freio de mão e colocando a primeira marcha e ativando o gancho, para quando chegar o limite ter de fazer todas as etapas para desengatar gancho e continuar a viagem, só para na próxima curva ter de fazer tudo isso de novo. Este é só um exemplo das simples ações que aqui requerem várias etapas, de início é algo legal, mas com o tempo tudo isso começa a ficar repetitivo e cansativo de se fazer.

Como fã da série eu sei que a diversão em MudRunner está na viagem e a trilha sonora que aqui mais uma vez está muito bem feita, contudo a forma com que essa versão de VR aborda os mecanismos é simplesmente desanimadora e cansativa. O que não colabora ainda mais para uma boa experiência é o fato de que os jogadores de PC estão pedindo por um modo ou adaptação para VR a tempos, até porque no PC nós podemos jogar com volantes, pedais e câmbios o que tornaria tudo mais dinâmico e infelizmente nesta versão para Quest será necessário jogar com os controles do Headset.

Títulos exclusivos para o Meta Quest acabam geralmente sofrendo com uma baixa qualidade gráfica quando comparado aos de PC, isso ocorre dada as limitações da plataforma e quando o assunto são gráficos MudRunner VR não é feio, mas tem suas limitações. Os gráficos aqui no geral são bons, temos modelos simples, porém bem construídos, o mapa grande sendo acompanhado de uma paisagem com vários detalhes e temos até espelhos retrovisores funcionais que aparentam renderizar a 30 fps, algo que não atrapalha a jogatina. O lado ruim é que não é possível colocar a cabeça para fora da janela para ver o nível da água/lama, ou verificar obstáculos e a posição das rodas para manobrar, fatores estes que possivelmente tem relação com as limitações da plataforma e são agravados pelo problema de centralização que ocorre com certa frequência ao sair e entrar no carro, forçando o jogador a ter de ajustar a cadeira, visto que este é um jogo feito para ser jogado sentado de forma estacionária.

No final, apesar de transpor a jogatina da série para a realidade virtual, MudRunner VR definitivamente não é a versão de VR que os fãs estavam esperando. O jogo não é ruim, mas seus sistemas de jogo cansam e tornam a experiência bastante frustrante com o tempo. O preço cobrado é justo e por conta da experiência eu prefiro recomendar este título somente para quem realmente se interessar, do contrário é melhor esperar por uma promoção ou continuar jogando a versão para tela flat.

Confira no vídeo abaixo as primeiras impressões de MudRunner VR:

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