The Talos Principle 2 – Não é apenas uma boa sequência, mas possivelmente o melhor jogo já feito pelo estúdio | Análise

Analisado no PC


The Talos Principle 2 é um jogo de aventura narrativa e puzzles desenvolvido pela Croteam e distribuído pela Devolver Digital. O título foi lançado em 02/11/2023 com versões disponíveis para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Dos criadores de Serious Sam, The Talos Principle 2 é uma sequência sensacional que não só melhora os sistemas de jogo, como também expande a narrativa com várias questões filosóficas, sendo este provavelmente o melhor título da desenvolvedora.

Sem spoilers, The Talos Principle 2 se passa em uma realidade alternativa onde a humanidade foi dizimada por um vírus e androids “vivem” como forma de inteligência artificial carregando o legado dos últimos humanos. Nessa sequência nós iremos jogar como 1K, o milésimo e último android a ser criado pelos outros androids habitantes da cidade de Nova Jerusalém e no controle de 1K embarcamos em uma jornada para explorar edificações misteriosas descobertas pelos sistemas de rastreamento em uma aventura repleta de questões filosóficas que abordam diversos temas envolvendo a sociedade e até o sentido da vida.

A história é muito boa e se desenvolve em um ritmo legal, mantendo o jogador sempre com a sensação de querer saber mais sobre o que aconteceu e o que irá acontecer. Mas isso é só parte da experiência, pois entre um pedaço da história e outro, também temos eventos com questões filosóficas que te fazem parar e refletir sobre o tema abordado e o mundo atual. Se como uma aventura narrativa o jogo acerta em cheio, tudo isso fica melhor ainda quando os quebra cabeças são adicionados a essa jornada.

Os puzzles de The Talos Principle 2 seguem o mesmo estilo do primeiro jogo, só que com uma abordagem ampliada e novos recursos. Para quem não conhece ou nunca jogou, os quebra cabeças da série envolvem manipulação de ferramentas, switches e mecânicos para direcionar e combinar feixes de luz para assim conseguir alcançar os objetivos. Esta sequência chega com a mesma abordagem, mas adiciona novas camadas a jogatina e uma dessas é o fator RGB que agora faz com que o jogador não só tenha de conectar os raios laser bem como combiná-los para gerar a cor de cada switch. São lasers de cor vermelha, azul e verde que devem ser manipulados para chegar à solução e por conta dessa mecânica, o jogo traz novas ferramentas para misturar as cores e direcionar os feixes, bem como novos mecanismos para conseguirmos lançar e até adquirir os equipamentos. Os novos quebra cabeças são bastante intuitivos e a dificuldade vai aumentando progressivamente em cada área, por causa disso você dificilmente irá ficar preso nos iniciais, mas provavelmente irá “quebrar a cabeça” em alguns dos finais.

Apesar de trazer novas mecânicas, infelizmente os puzzles continuam com apenas uma solução possível e não existe a possibilidade de o jogador encarnar o “MacGyver” e tentar resolver cada desafio de uma forma alternativa. Além disso, alguns puzzles exigem que você coloque as ferramentas em locais bastante específicos, o que quebra um pouco da diversão e pode acabar ocasionando vários “softlocks” que exigem o carregamento do último checkpoint, pois dependendo do que você fizer ou mover, o personagem pode acabar ficando preso em uma sala sem saída.

Quando o assunto é ambientação, The Talos Principle 2 traz uma combinação fantástica. Desenvolvido na Unreal Engine 5, o título traz belos gráficos com modelos muito bem feitos e vários efeitos de iluminação e sombra que deixam a experiência com uma cara moderna. A trilha sonora foi feita pelo compositor Damjan Mravunac que trabalhou nos outros jogos da desenvolvedora e nesta sequência trouxe faixas que misturam os gêneros clássicos com música eletrônica de uma forma que completam a experiência.

No final, The Talos Principle 2 não é só uma excelente sequência, como possivelmente é o melhor jogo feito pela Croteam. A experiência final é muito boa, a história é interessante e te prende e seus puzzles são divertidos de se fazer apesar de não terem soluções alternativas. O preço cobrado é camarada pela experiência e vale muito a pena jogar e adicionar The Talos Principle 2 a sua biblioteca.

Confira no vídeo abaixo um trecho de gameplay de The Talos Principle 2:

Sair da versão mobile