AnálisesPCPlayStationXbox

MultiVersus – Retornou recuperando boa parte do sucesso que obteve em 2022 | Análise

A jogabilidade é fluida e os controles são intuitivos, facilitando a adaptação para novos jogadores e veteranos.

Analisado no PlayStation 5


MultiVersus é um jogo de luta de plataformas com um elenco diversificado de personagens, cada um com seus próprios movimentos e estilo. A jogabilidade é fluida e os controles são intuitivos, facilitando a adaptação para novos jogadores e veteranos. Além disso, o game é gratuito para jogar e oferece uma variedade de modos de jogo, como por exemplo batalhas 1v1, 2v2, PvE, modo livre e até mesmo jogo local.

Um dos pontos fortes do título é a lista de 27 personagens o qual inclui desde os clássicos da DC Comics e Warner Bros como: Harley Quinn, Coringa, Batman, Salsicha (Scooby-Doo), Tom e Jerry, Mulher Maravilha e participações da série Game of Thrones como a Arya Stark, dentre outros.

Os comandos são simples e não exigem nada além do apertar de botões no mesmo estilo do saudoso e respeitado Super Smash Bros. pelo qual MultiVersus bebe da fonte até secar. Como nem tudo são flores, a gameplay pode parecer um pouco lenta com certos personagens o que sacrificou alguns recursos de jogabilidade em favor de um fluxo contínuo de conteúdo, o que pode dividir a opinião dos jogadores.

Em sua versão beta lançada em 2022, tínhamos pouco conteúdo, porém era esperado uma atualização visto que se tratava de um “teste de aceite” por parte da comunidade e realmente não há do que reclamar pois a abundância de desafios, modos de jogo e itens desbloqueáveis é considerável. No single-player, existe o modo chamado Fendas, que oferece uma quantidade de combates diretos e variados, porém o excesso de grinding literalmente desanima.

Outro ponto que vale o destaque é a estratégia da desenvolvedora Player First Games com as micro transações e passes de batalha. Não é nenhuma novidade que games que seguem o modelo free-to-play tem por costume fazer com que os jogadores gastem dinheiro real afim de obterem benefícios como skins, animações ou até mesmo armas personalizadas em prol da exclusividade. O fato de termos em MultiVersus personagens icônicos de franquias mundialmente famosas é um prato cheio e logo na tela inicial é fácil perceber que os desenvolvedores não estão para brincadeiras.

A facilidade dos comandos contribui com a rápida adaptação e é quase impossível não se apegar aos personagens com suas falas engraçadas que nos fazem lembrar dos antigos programas de desenhos da TV. Os botões de ação têm peso na jogabilidade e podem ser decisivos na hora de jogar o inimigo para fora da arena, o que não requer qualquer habilidade comparado a outros títulos de luta. Há a sensação de ausência de um modo arcade estilo Street Fighter ou mini games de esportes como Mario Party porém, ainda assim, não reduz o brilho do game.

Graficamente, temos um jogo lindo com estilo cartunesco, movimentação fluida e uma grande quantidade de explosões, efeitos de luz, animações caprichadas que fazem de MultiVersus, um dos games de luta mais bonitos do ano. Se você é fã dos personagens icônicos da Warner Bros. Company, definitivamente não irá se arrepender em jogá-lo.

Alguns problemas técnicos como desconexões, ainda que poucos, não pesam a ponto de prejudicar a jogatina. A diversão que as lutas proporcionam independente do modo de jogo valem a pena e por se tratar de um título free-to-play, é convidativo ao menos conhecê-lo.

Confira no vídeo abaixo um trecho de gameplay de MultiVersus:

MultiVersus

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Inúmeros personagens
  • Jogabilidade criativa e variada
  • Free-to-play

Negativos

  • Micro transações em grande quantidade
  • Desconexões em excesso
  • Não ser possível jogar co-op contra adversários controlados pela CPU

Thiago Bonito

Administrador, apaixonado por vídeo game, já sofri quando queimei meu Atari, super fã de jogos clássicos e economizando até a alma para comprar o PS5 no dia do lançamento
Botão Voltar ao topo