Realizada entre os dias 26 e 30 de junho, a primeira edição da gamescom latam ofereceu ao público a chance de conhecer e interagir com diversos jogos novos e outros de longa fama e data, e entre eles a CipSoft, empresa alemã que está no ramo desde 1997 trouxe o seu maior sucesso Tibia e também o futuro lançamento Persist Online para o evento, e foi lá, que pudemos conhecer o novo game bem como entrevistar Stephan Vogler, um dos fundadores do estúdio para falar um pouco sobre a trajetória de quase três décadas do game e o que esperar para o futuro, confira abaixo:
Gamers & Games – Você poderia nos falar um pouco sobre a evolução do Tibia? Quais foram as grandes mudanças ao longo do tempo?
Stephan Vogler – Ok, então, Tibia é um MMORPG muito antigo, com cerca de 27 anos de existência. Começamos em 1997, era uma época completamente diferente e foi um dos primeiros MMORPGs da época. Era um projeto de estudantes; eu criei o jogo junto com outros três amigos basicamente, e ele cresceu organicamente. Nós simplesmente colocamos o jogo na internet em inglês e ficamos curiosos para ver de onde os jogadores viriam. Interessantemente, a maioria das pessoas que jogavam o jogo eram do Brasil – Nós amamos o Brasil (esse trecho Stephan falou em português). Temos muitos jogadores brasileiros no jogo e, ao longo do tempo, nunca paramos de trabalhar no jogo durante esses 27 anos. Todos os anos, há várias atualizações e pequenas mudanças no jogo, então ele realmente cresceu, ficou muito, muito grande, com muito conteúdo, muitos recursos e muitas coisas para fazer. Na verdade, durante a pandemia, muitos jogadores que jogavam antigamente voltaram a jogar. Então, temos muitos jogadores que voltaram durante esse período. E agora o jogo está vivendo seus anos mais bem-sucedidos, na verdade. Ele ainda é muito popular no Brasil e em toda a América do Sul. Estamos muito felizes de estar agora aqui em São Paulo, e tivemos muitas conversas agradáveis com pessoas que são fãs de Tibia e jogaram durante sua adolescência ou algo assim. Estamos realmente felizes com isso.
G&G – Qual é o tamanho e a influência da comunidade brasileira no jogo?
Stephan Vogler – Sim, a comunidade brasileira é incrível. As pessoas são muito acolhedoras, muito animadas. Elas adoram se comunicar. E, claro, são muito apaixonadas e exigentes. Elas estão sempre ultrapassando os limites. E também nos impulsionam, como desenvolvedores, a melhorar o jogo o tempo todo. Recebemos muito feedback dos jogadores brasileiros, o que é ótimo. Nós adoramos isso. E certamente acho que a comunidade brasileira teve uma grande influência em Tibia e em como o aprimoramos e desenvolvemos. Somos muito gratos pelo feedback que recebemos.
G&G – O quão importante é para vocês ouvir a comunidade quando evoluem o game?
Stephan Vogler – É o coração de todo MMORPG, de todo MMO. E realmente aprendemos a ouvir nossa comunidade. É muito importante conversar com eles e deixá-los participar do desenvolvimento do jogo. Temos tido uma experiência muito boa explicando nossos planos para o futuro, o que gostaríamos de fazer para a comunidade, recebendo o feedback e então nos adaptando a ele, para que a comunidade fique realmente satisfeita. E acho que, especialmente nos últimos cinco anos, fizemos um bom trabalho ouvindo a comunidade, levando-a a sério e tentando fazer coisas que sejam agradáveis para eles basicamente.
G&G – O que podemos esperar de Tibia para o futuro?
Stephan Vogler – O que podemos esperar de Tibia no futuro? Bem, o que pode ser interessante saber é que a equipe de Tibia está maior do que nunca. Temos agora, acho que, mais de 50 pessoas trabalhando no Tibia. Então, há muitas coisas acontecendo nos bastidores. Não podemos anunciar nada ainda, mas haverá mais novidades grandes para Tibia e, na verdade, esperamos mais 30 anos de Tibia no futuro. Estamos realmente gratos. Então, obrigado aos nossos fãs. Obrigado por jogarem Tibia.
Ainda durante a conversa podemos ver o novo game do estúdio, o Persist Online em ação, mais informações sobre o game serão reveladas no futuro.
“Persist Online começou como um projeto nas horas vagas de dois colaboradores de longa data da CipSoft. Começamos a desenvolver o jogo que nós mesmos queríamos jogar. A equipe principal agora é composta por 14 pessoas e tem acesso a todos os departamentos e a toda a experiência da empresa.”
Persist Online será lançado para Windows, macOS and Linux via Steam. Adicione o jogo à sua lista de desejos agora.