Serviço testado no PC
Estamos vivendo atualmente em um momento em que os serviços de streaming são a moda do momento, com as vendas de mídias físicas cada vez menores, músicas sendo consumidas quase exclusivamente através de serviço e filmes sendo disponibilizados poucas semanas e às vezes até no mesmo dia dos lançamentos do cinema.
A indústria de games não ficou de fora dessa tendência e atualmente temos o foco em GAAS, os jogos como serviço e também planos de assinatura como é o caso do Xbox Game Pass que quer ser a Netflix dos jogos, entregando um catálogo flexível para os consoles da plataforma e PCs. Seguindo este ritmo, o Antstream Arcade é mais um desses serviços, porém o foco aqui é em jogos retro e não em títulos atuais.
Como dito acima o foco aqui são os jogos antigos e no momento que estava escrevendo este texto o catálogo continha 1333 títulos, com a promessa de dois novos sendo adicionados semanalmente. A biblioteca é composta de jogos dos anos 80/90 de plataformas como Amiga, Amstrad, MSX, DOS, Arcade, consoles Atari, Nintendo, Sega, PlayStation e outros sistemas. No geral a lista de jogos é OK mas não é das melhores e apesar de termos a disposição alguns clássicos como, Pac-Man, Metal Slug, Samurai Shodown, Fatal Fury, Top Gear 3000 e Zombies Ate My Neighbors, você irá sentir a falta de grandes títulos como Sonic, Super Mario e Street Fighter, sendo que dificilmente veremos estes no serviço por conta do licenciamento.
Testamos o Antstream Arcade no PC através do navegador/app de PC e apesar de funcionar e ter alguns pontos positivos, a experiência não foi das melhores. O acesso ao sistema é bem simples e no PC só é preciso fazer login no site para todo o catálogo estar a sua disposição, para abrir um título basta apertar play e o site irá carregar o jogo, sendo possível jogar através do teclado ou controles, com o ponto positivo sendo o suporte nativo ao DualSense que aqui funcionou sem precisar configurar nada e os desafios diários, semanais e placares para incentivar os jogadores.
O sistema funciona através de emuladores com um recurso de save state para todos os títulos, mas as funções param aqui e temos várias limitações. Infelizmente não tem opções básicas como a possibilidade de remapear controles, os memory cards não funcionam no PS1 o que já era esperado dado o caráter do serviço e nos jogos arcade não é possível ter acesso as configurações da máquina, por este motivo não é possível alterar opções como a dificuldade destes jogos. Faltam várias funções básicas de emuladores e apesar do serviço tentar facilitar a jogatina, qualquer jogador mais experiente irá sentir a falta dos recursos.
Para piorar essa situação, o desempenho geral também não é dos melhores e encontramos alguns problemas durante nossos testes como o delay, o temível atraso nos comandos que estava presente em todos os jogos, sendo este maior ao utilizar o controle conectado via cabo e menor no teclado, mas independente do controle utilizado, o atraso estava ali e afetou a experiência de uma forma negativa principalmente nos jogos de luta. Além do atraso dos comandos, também tivemos problemas enquanto o computador estava com dois controles conectados, o que acontecia era o sistema do AntStream sempre começar os jogos Arcade em modo multiplayer, mesmo sem apertar o start no controle 2, problema este que só foi resolvido ao remover o segundo controle do PC.
Outro fator que também não ajuda, é o modo de configuração dos comandos em alguns sistemas, com os jogos de SNES tendo botões trocados e os de Arcade utilizando o mesmo botão para Start e fichas, o que acaba gerando confusão e também problemas. A performance dos emuladores também não é das melhores, com títulos mais exigentes não tendo uma boa emulação, fator este que afeta principalmente alguns jogos Arcade que estão sendo emulados em versões problemáticas, como é o caso do Metal Slug que sofre com vários problemas de quedas de quadros, sendo comum ter de jogar em câmera lenta.
Apesar da proposta ser interessante e do acesso ao sistema ser fácil, a experiência de jogo final não é das melhores. O Antstream Arcade tem potencial e sua biblioteca está crescendo, mas no atual estado o serviço precisa de mais recursos e de melhorias de performance. O valor cobrado é salgado pela experiência, e como de momento apenas existem as opções de compra anual ou vitalício, não sendo possível comprar por um menor tempo e testar se o serviço é viável para o seu gosto, atualmente é melhor investir em coletâneas de jogos antigos do que assinar o serviço.