Monitor Gamer Samsung Odyssey G30 24” – Tem o necessário para entregar qualidade | Análise

Aparelho cedido pela Samsung Eletronics do Brasil


As vezes tenho a impressão de que todo produto hoje em dia precisa ser um “megazord” para ser bom, ele além de possuir todas as capacidades que são exigidas pelo público como padrão, ainda mais se for gamer, precisa trazer diversos recursos e parafernálias, não me entenda mal, não acho isso um problema, porém, em alguns casos esses diferenciais a mais acabam sendo apenas isso mesmo e so incrementam no preço final do produto.

Essa por sua vez não é o caso do Monitor Gamer Odyssey G30 de 24” da Samsung. Aqui temos um produto bastante competente, que foca naquilo que é mais preciso, deixando de lado funções secundárias que podem ser facilmente executadas pelos dispositivos que podem ser conectados a ele.

Sendo um monitor de 24”, o Odyssey G30 trás o necessário em sua caixa, sendo composta por um suporte que é facilmente instalado, diferentemente de outros modelos da própria marca, fonte de energia externa, com cabo para conexão na tomada, cabo HDMI de alta velocidade e o painel do monitor em si. Esse é composto por um painel do tipo VA, com resolução de 1920×1080 pixels em proporção 16:9, suporta taxa de atualização de até 144Hz e o tempo de resposta gira em torno de 1 milisegundo, número bom dado o segmento do aparelho.

O aparelho vai bem em conexões, oferecendo duas portas, sendo uma HDMI versão 1.4 e uma DisplayPort 1.2, além de saída para fones de ouvido, dessa forma se o usuário quiser, ele pode enviar o audio para a tela e ouvir de forma cabeada por essa porta. Ele ainda conta com uma porta USB que não oferece nenhum tipo de uso para o jogador, apenas atualização de software e a entrada de energia que vem da fonte.

Tudo montado é hora de falarmos do visual dele, que aqui é bastante sóbrio e elegante, sem nada chamativo, mesmo sendo algo do segmento gamer. O aparelho conta com visual sem bordas nas laterais e parte superior, o que é bem vindo caso você queria conectar um segundo modelo logo ao lado, ele ainda possui regulagem de altura, rotação, inclinação e pode ser virado 90º, ficando na vertical, caso o usuário deseje.

Em uso ele vai bem, tem boa qualidade de tela, bom nível de cores, dentro do esperado para sua faixa e ainda oferece os já citados recurso de alta taxa de atualização, atingindo até 144Hz e baixo tempo de resposta de 1ms, ele ainda possui suporte ao AMD FreeSync Premium, ajustando a taxa de atualização da tela com a frequência enviada pela GPU.

Através do seu botão em estilo joystick na parte traseira podemos acessar o menu que contém algumas boas funções. O menu Jogo oferece ajustes na taxa de atualização da tela, sendo 60/120/144Hz, sem a necessidade de alterar isso pelo PC ou dispositivo conectado, o menu imagem é mais amplo e oferece 6 configurações para quando o PC estiver conectado e outras 3 para o caso da conexão de outro dispositivo, como um console, tv box ou algo do tipo. Também temos ajustes da intensidade do preto na imagem, podendo clarear ou escurecer mais o painel e inclusão de alvo virtual, facilitando a localização do alvo em certos jogos. Ainda é possível fazer ajustes nas configurações do monitor como seleção de idioma, brilho, contraste, nitidez, balanço de cores e controle de volume da saída de fone de ouvido integrada.

Tanto em jogo como uso variado no PC o monitor se saiu bem, como já citei o Monitor Gamer Odyssey G30 tem um bom nível de cores e a sua tela tem um nível correto de luminosidade, mesmo sem oferecer HDR, ela brilha de forma decente, não parecendo opaca ou cansativa aos olhos, junto a isso temos o recurso de Proteção Ocular, que é bem vindo.

Acho que o único ponto negativo que posso citar nele é a forma como o menu é apresentado, ele poderia oferecer um estilo mais moderno ocupando uma maior área de tela, com melhor visualização e um menor número de níveis para chegar até funções mais profundas, para alguns casos são cliques, mais cliques e direcionamentos, tudo numa área bastante compactada da tela, que em nada lembra os aparelhos mais avançados da empresa, mas sim monitores mais antigos.

Em resumo, o Monitor Gamer Odyssey G30 24” é um aparelho que entrega aquilo que ele oferta, sem pedir muito por isso, está na faixa do mercado. Ele ainda oferece bons recursos no que diz respeito a ser gamer, como alta taxa de atualização e tempo de resposta, junto a capacidade de uso do FreeSync Premium e o Adaptive-Sync. Ainda é uma boa opção para o uso de múltiplas telas, com o bom “encaixe” entre eles, só fica devendo mesmo um menu mais moderno e menos espartano e talvez, uma conexão bluetooth cairia bem para sincronizar com fones de ouvido e caixas de som sem fio.

Sair da versão mobile