AnálisesPC

Quest Master – O Zelda Maker que a Nintendo não fez | Análise

Título ainda em desenvolvimento, portanto vários pontos deste texto podem estar em desacordo com versões futuras e finais

Jogo testado no PC


Quest Master é um jogo de ação aventura e construção que está sendo desenvolvido por Julian Creutz em conjunto com a Skydevilpalm e publicado pela Apogee Entertainment. O título ainda está em desenvolvimento e foi lançado como acesso antecipado para PC na Steam em 29/05/2024.

Adaptando o conceito de Super Mario Maker e se inspirando em uma franquia de sucesso da Nintendo. Quest Master é tecnicamente o Zelda Maker que a casa do Mario não fez, o título traz uma experiência interessante, mas que ainda é um pouco limitada, com pouco conteúdo por conta de seu estado de acesso antecipado e de ser um lançamento recente.

Quest MasterQuest Master

Assim como no jogo de construção de mapas do famoso encanador, Quest Master não traz uma história e aqui basicamente é começar e partir direto para construção de mapas, ou para a aventura em mapas criados por outros jogadores. O jogo adapta o conceito de Mario Maker o misturando com a temática dos antigos Zeldas, em uma aventura em 2D com câmera isométrica e um conjunto de espada e escudo para se defender.

A experiência é dividida em dois formatos distintos, o de criação e o de aventura, onde na criação é possível construir, salvar e compartilhar níveis com outros jogadores da comunidade e na aventura podemos simplesmente baixar ou jogar mapas criados pela comunidade, em uma jogatina solo ou coop com até três jogadores.

Quest MasterQuest Master

Para a construção de mapas, Quest Master traz um editor simples e robusto que atualmente só é limitado pela quantidade de assets disponíveis. No estado atual só é possível construir masmorras, mas os desenvolvedores têm planos para no futuro também incorporarem ao editor a possibilidade de criar um mundo superior, em um formato de aventura standalone.

Mesmo com recursos limitados neste lançamento recente, o editor de mapas traz alguns tipos de terreno, itens, ferramentas, objetos com interação, inimigos e chefes. A criatividade do jogador é o limite e na versão atual, é possível desenvolver aventuras com uma dinâmica intercalando entre combate, puzzles e chefes. O editor é simples e direto sendo bem fácil adicionar, modificar e remover elementos do cenário e itens, para interligar as áreas basta colocar portas ou entradas e tudo é feito de maneira direta, sem precisar de um tutorial, mas lembrando que uma experiência com level design é sempre bem vinda.

Caso não tenha interesse em criar, é possível partir direto para aventuras, jogando mapas pré definidos ou feitos pela comunidade. No geral os mapas aqui trazem aventuras com duração média variando entre 15 a 25 minutos, em experiências separadas entre puzzle, aventura tradicional e encontro de chefes, com alguns trazendo a mistura dos três. O sistema também traz recomendações, como os mapas mais bem avaliados pela comunidade e outros, mas assim como no jogo do encanador as experiências variam bastante de qualidade, com algumas muito legais e outras que não foram bem desenvolvidas.

A jogatina é bastante inspirada na de Zelda e os visuais aqui chegam para complementar esse aspecto. O jogo traz uma pixel arte muito bem feita e cheia de detalhes, embora não tenhamos muita variedade neste lançamento recente, os modelos disponíveis foram muito bem desenhados e é possível notar uma grande atenção aos detalhes de iluminação. O lado ruim dos visuais está nas animações que no geral são bastante simples e passam a impressão de estar faltando algo a mais.

Quest MasterQuest Master

No final, Quest Master é um título com bastante potencial que dependendo de como for desenvolvido poderá se tornar o “Zelda Maker” que a Nintendo não fez. O preço cobrado é justo pela experiência, mas por conta da falta de uma campanha e do pouco conteúdo disponível, eu prefiro recomendá-lo em seu estado atual somente para quem se interessar, do contrário é melhor esperar por atualizações.

Confira abaixo o gameplay de Quest Master:

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo