AnálisesNintendoPC

The Exit 8 – Um labirinto aterrorizante que você vai amar ou odiar! | Análise

The Exit 8 é bastante recomendável para quem quer uma experiência diferente do habitual em videogames

Analisado no Nintendo Switch


Você se lembra da aula de literatura, onde a professora muito provavelmente citou “o cortiço”, como uma obra onde o principal personagem não é um ser vivo, mas sim o cenário em si? Então, o jogo de hoje, The Exit 8 segue a mesma lógica. Aqui o protagonista é o corredor de uma estação de metrô, onde você se encontra e precisa sair a todo custo, antes que ele acabe com a sua sanidade!

Lançado no dia 17 de abril de 2024 pela PLAYISM, o jogo é bem simples e direto ao ponto: nada de introduções, historinhas ou apresentação de personagens, nem mesmo motivações! Tudo o que você tem são instruções para seguir em frente e dar meia volta caso repare alguma anomalia. Sem saber o que de fato é uma anomalia nesse jogo, você pode ficar um tempo até descobrir os padrões do que é considerado normal nessa experiência, que mais parece um sonho ruim daqueles que você quer acordar e não consegue (mas calma, essa é a proposta do jogo!)

The Exit 8

Ao caminhar pelo corredor principal, você vê elementos que se repetem, tal como cartazes de propaganda, portas, um indivíduo que sempre caminha na direção oposta à sua…. e é aí que mora a possibilidade das anomalias: pode ser que algum dos cartazes esteja diferente do até então visto, ou então pode ser que alguma das portas não esteja exatamente como deveria. Com isso, está criada a atmosfera de um labirinto de ansiedade: são 8 andares a serem explorados e a cada corredor, caso você passe sem nenhuma anomalia, uma placa indicará seu progresso para o andar seguinte. Se por outro lado alguma anomalia for vista, você deve imediatamente dar meia volta, caso contrário voltará para o andar 0, perdendo todo o progresso feito até então nessa escapada aterrorizante.

Apesar de inicialmente parecer só um jogo comum que requer sua atenção e paciência, alguns elementos o colocam como uma experiência psicológica, tais como a onda de sangue que pode aparecer como anomalia ou então o fato de o homem que normalmente apenas anda pacificamente pelo corredor, poder estar com um sorriso um tanto intimidador ou ainda te assustar de outras maneiras!

The Exit 8

Como normalmente a concentração é o ponto chave desse jogo, já que você não quer perder de vista nenhuma anomalia e voltar para a estaca zero, qualquer dessas anomalias mais “diferentes” já te deixa perturbado, fazendo com que esse título se estabeleça como uma experiência um tanto original e com uma proposta bastante diferente do comumente disponível. Além disso, após algumas tentativas, pode ser que você fique um tanto obcecado em descobrir todas as possibilidades de anomalias, algo que pode tomar algum tempo, mas como dizem por aí, a curiosidade matou o gato…

Dito isso, o tempo de jogo é bastante curto, podendo ser feito em menos de uma hora, mas com certeza, é um título marcante, que gostando ou não, se você insistir em joga-lo até o fim, muito provavelmente se lembrará dele como algo não genérico.

O principal ponto negativo deste jogo é exatamente a falta de informações: você começa o jogo já no fatídico corredor, com poucas instruções e sem saber o que de fato o que pode ser uma anomalia, fazendo com que o inicio seja bastante confuso e frustrante. Entendo que tudo isso possivelmente foi pensado para ajudar a criar a atmosfera de ansiedade a qual o titulo se propõe, mas acredito que esse feito seria alcançado mesmo se o jogador soubesse exatamente o que precisa ser feito para prosseguir pelos andares seguintes.

Custando apenas R$13,79 na Nintendo eShop, The Exit 8 é bastante recomendável para quem quer uma experiência diferente do habitual em videogames, apesar de primeiramente eu ter detestado e ter levado algum tempo para compreender do que de fato se tratava o jogo. Pelo preço cobrado, mesmo sendo tão curtinho, o título deixa uma marca (boa ou não) na sua memória. Vai depender do gosto e da resiliência de cada um.

The Exit 8

7.2

Nota

7.2/10

Positivos

  • Jogabilidade imersiva e original
  • Preço bastante justo

Negativos

  • Falta de instruções mais claras tornam o inicio frustrante
  • É do tipo “ame ou odeie”

Vlademir Vitaliano

Químico de formação, com doutorado em engenharia da nanotecnologia. Meu primeiro videogame foi um Mega Drive, através do qual me apaixonei pelos jogos mais casuais, sejam eles de aventura, luta ou corrida. Atualmente sou fã da Nintendo e suas "Nintendices".
Botão Voltar ao topo