AnálisesNintendo

Nintendo World Championships: NES Edition – Feito para quem gosta de speedrun | Análise

O Nintendo World Championships: NES Edition é uma coletânea simples que diverte, mas sua experiência é bastante enxuta sem extras

Analisado no Nintendo Switch


Nintendo World Championships: NES Edition é uma coletânea de desafios baseados em jogos clássicos desenvolvidos e distribuídos pela Nintendo. O título foi lançado em 18/07/2024 como mais um exclusivo da plataforma Nintendo Switch.

As competições envolvendo jogos da Nintendo não são novas e acontecem desde os anos 90, tendo até o filme The Wizards (1989) se baseando em uma dessas e fazendo propaganda da Power Glove, o acessório exclusivo do NES. A última competição presencial aconteceu em 2017 e enquanto o próximo evento não acontece, nós temos o lançamento do Nintendo World Championships: NES Edition, um título que chega para manter o espírito competitivo vivo e também apresentar os desafios para os jogadores novatos, porém a experiência aqui é bastante enxuta e não temos muitos extras.

Nintendo World Championships NES Edition

Este é um título baseado em desafios, por este motivo não temos história nem jogos completos e toda a experiência é realizada com o uso de pequenas seções dos títulos, com a única exceção à regra sendo Super Mario Bros. que traz como desafio final percorrer os níveis 1-1 a 8-4 utilizando o sistema de atalhos que encurtam o jogo para apenas 8 níveis.

A jogatina é composta de 150 desafios separados entre 13 jogos que fizeram sucesso e história no NES, sendo estes Balloon Fight, Donkey Kong, Excitebike, Ice Climber, Kid Icarus, Kirby’s Adventure, Metroid, Super Mario Bros., Super Mario Bros. 2, Super Mario Bros. 3, Super Mario Bros. The Lost Levels, The Legend of Zelda e Zelda II: The Adventure of Link. Todos os títulos são conhecidos pelo grande público, sendo uma forma do jogador mais velho matar a saudade e dos jogadores novatos conhecerem um pouco da história e da dificuldade dos jogos da época.

Nintendo World Championships NES Edition

Nintendo World Championships NES Edition

Se a seleção de jogos é boa, infelizmente os desafios deixam muito a desejar e a quantidade não quer dizer qualidade. Esse total de 150 desafios, pode ser reduzido para apenas uma ou duas dezenas de seções com dificuldade real, pois infelizmente a esmagadora maioria consiste apenas em realizar pequenas e simples tarefas, como coletar algum item, chegar até um ponto específico ou eliminar uma quantidade de inimigos. O problema aqui é que essa grande maioria pode ser completada literalmente em poucos segundos e você acaba não tendo a sensação de estar jogando algo, pois as tarefas são extremamente simples com praticamente nenhuma dificuldade e será preciso repeti-las por diversas vezes para coletar moedas necessárias para liberar os desafios mais difíceis.

Apesar da maior parte dos desafios não impressionarem e serem desanimadores, pelo menos nós temos uma grande atenção a detalhes e a interface. A jogatina aqui não é realizada em uma tela principal e sim em telas separadas, onde no modo solo nós jogamos com um contador em baixo da tela de jogo e ao lado o replay de nossa melhor tentativa, algo feito e pensado para o jogador sempre tentar se desafiar a bater o relógio com um menor tempo. As partidas multiplayer podem ser jogadas com até 8 jogadores, onde teremos as telas separadas uma ao lado da outra para você competir e quem sabe também copiar os movimentos de seu adversário. No geral a interface é simples e funcional com dicas dos jogos, um relógio bem localizado e até os controles mostrando o input de cada jogador, para completar o jogo está completamente localizado em PT-BR o que inclui as telas de extra com dicas de como vencer os desafios.

Nintendo World Championships NES Edition

Um fator que deve ser considerado, é que o modelo de conteúdo segue o da franquia Super Mario Maker, no sentido de metade da experiência ser travada através da assinatura do serviço do Switch Online. Sem uma assinatura do Switch Online só é possível jogar o modo solo de corrida contra o tempo e o coop local com até 8 jogadores, com uma assinatura é possível aproveitar a experiência total que inclui o acesso aos modos online de desafios mundiais e modo sobrevivência, ambos que tem alternância de mapas com uma jogatina contra outros jogadores e rank de melhores tempos. Por conta dessa limitação é difícil prever uma longevidade para o serviço, sendo que a experiência é simples e poderia muito bem fazer parte do catálogo online ao invés de ser um título à parte.

No final, Nintendo World Championships: NES Edition é uma coletânea simples que diverte, mas sua experiência é bastante enxuta sem extras e deve agradar em especial somente quem é fã de speedrun. Mesmo não chegando com o preço cheio, o valor cobrado é um pouco salgado pela experiência, visto que parte da jogatina requer uma assinatura do Switch Online e a maior parte dos desafios não são divertidos, levando pouco segundos para serem completados, por estes motivos eu prefiro recomendar o título somente para quem é fã de speed run e se interessou, do contrário é melhor esperar por uma futura promoção.

Confira no vídeo abaixo um trecho de gameplay do Nintendo World Championships: NES Edition:

https://youtu.be/9J2koUJY6jk

Nintendo World Championships NES Edition

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Localização em PT-BR
  • Interface
  • Guias com dicas

Negativos

  • Maioria dos desafios são enjoativos e desinteressantes
  • Requer Switch Online para experiência completa
  • Preço
  • Repetitivo

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo