Jogo testado no PC
Project Tower é um jogo de ação e tiro em terceira pessoa com ênfase em bullet hell que está sendo desenvolvido e distribuído pela Yummy Games. O título ainda não tem data de lançamento confirmada, mas temos uma demo disponível para PC.
Bullet Hell é o gênero de shoot em ups que preenche a tela com projéteis e força o jogador apurar seus reflexos para conseguir sobreviver a literalmente uma enxurrada de balas. Geralmente este gênero está presente nos jogos de “navinha” os shoot em ups em formato top-down e Project Tower é um título que tenta trazer esse formato para o mundo em 3D através de uma jogatina em terceira pessoa.
Já adianto que essa é somente uma demonstração da proposta do projeto e por isso não temos muito conteúdo e a história apresentada pode mudar. Em suma, essa demo nos apresenta a uma aventura que se passa em uma realidade alternativa onde seres extraterrestres chegaram à Terra e em teoria apreenderam ou escravizaram a humanidade. Com esse conceito nós jogamos como um prisioneiro que precisa enfrentar desafios, escalando andares de uma torre utilizada para treinar e testar os soldados desses invasores alienígenas. Se chegarmos ao topo teremos nossa liberdade, em contrapartida caso não conseguirmos seremos forçados a passar a eternidade presos e a partir daqui começa a aventura que tecnicamente não sabe se realmente quer ser um bullet hell.
A demo é curta e a experiência leva pouco mais de 20 minutos para ser completada, sendo que a maior parte desse tempo será gasto em um tutorial que explica as mecânicas de jogo de uma forma demorada e nos introduz a uma mecânica de transformação que provavelmente será utilizada para resolver puzzles. Por este motivo não se empolgue pelos trailers que mostram batalhas de chefes com vários projéteis, pois só temos uma aqui e ela só acontece no final da experiência.
A jogatina segue o padrão dos jogos de tiro em terceira pessoa e aqui o personagem tem acesso a algumas armas, possibilidade de pulo, esquiva, ataque corpo a corpo e uma habilidade de transformação utilizada para alcançar. As animações estão bem rústicas, com o combate corpo a corpo sendo difícil de ser realizado e a falta de mecânica de recarga, com as armas recarregando sozinhas com o tempo.
Como dito mais acima, a maior parte da demo será gasta fazendo tutoriais e a única novidade nessa fórmula é a mecânica de transformação onde temos a possibilidade de coletar a essência de um objeto ou monstro e nos transformar no mesmo, sendo necessário para transpor locais e mover objetos. No papel essa técnica é interessante, mas a dinâmica simplesmente não faz sentido aqui, até porque o que mais chama a atenção são os combates bullet hell contra chefes e pelo visto eles serão somente uma parte da experiência.
Nesta demos nós temos somente uma luta contra chefe e a experiência está bastante crua, mas ela é o suficiente para apresentar o conceito e as mecânicas do Bullet Hell. Nesse confronto nós iremos enfrentar uma criatura inspirada em um Alien, com alguns pontos fracos e alguns tipos de ataque, sendo que de tempos em tempos nós temos um ataque que lança vários projéteis em nossa direção. No controle do personagem só é preciso se movimentar para desviar dos projéteis enquanto atira nos pontos fracos, a dificuldade é baixa e é só não ficar parado que será possível eliminar este inimigo com facilidade. A experiência é simples e dado os vídeos promocionais nós esperávamos mais, contudo as mecânicas nessa luta são interessantes e dependendo de como forem desenvolvidas o título poderá render vários confrontos desafiadores.
No final, essa é só uma demo curta e muitos elementos podem ser alterados, contudo a experiência inicial de Project Tower mostra um título com potencial que deixa várias dúvidas sobre como será sua experiência final. O problema aqui é que todo o conteúdo até chegamos ao chefe é bastante genérico e enjoativo, não fornecendo nada para incentivar o jogador a continuar a jogar, sendo que a mecânica de transformação e possíveis puzzles não fazem muito sentido em um jogo que se vende como sendo uma experiência de tiro bullet hell. Por estes motivos é melhor esperarmos por mais atualizações e por uma futura versão final para vermos como Project Tower irá evoluir.