Analisado no PC
SNK VS. CAPCOM SVC CHAOS é um jogo de luta desenvolvido originalmente em 2003 pela Playmore e distribuído pela SNK. O título foi portado para o Nintendo Switch, PC e PlayStation 4 em 20/07/2024 com essa nova versão feita pela Code Mystics.
Como uma forma de preservar mais um título do passado e também apresentá-lo para os novos jogadores, SNK vs. Capcom: SVC Chaos é um port fiel que traz todos os recursos e problemas de seu original.
Crossovers não são novidade e desde a década de 80 vários jogos vem misturando personagens e elementos de diferentes franquias em suas experiências. Jogos de luta acabam sendo os preferidos e mais evidentes quando o assunto são crossovers, com personagens de diferentes franquias batalhando individualmente e em casos específicos até unindo forças para ver quem é o mais forte. SNK vs. Capcom: SVC Chaos é o quarto jogo de luta a misturar os personagens das duas desenvolvedoras e o segundo da série da série de crossovers SNK vs. Capcom, uma experiência que agrada os fãs, mas que também é cheia de problemas.
Originalmente lançado em 2003 para os arcades e depois portado para as plataformas da época, o título recebe agora mais uma versão feita pela Code Mystics. Empresa esta que também trabalhou nas outras atualizações da SNK, em especial nos ports das antigas versões da franquia The King of Fighters que receberam modos online com rollback netcode e compatibilidade com as plataformas atuais.
Diferente dos outros crossovers que misturavam elementos dos outros jogos de ambas as desenvolvedoras, SVC Chaos traz uma jogabilidade baseada na série KOF, mais especificamente no The King of Fighters 2002, com um combate que faz uso somente dos típicos quatro botões da franquia da SNK e o diferencial sendo lutas baseadas em um contra um ao invés das batalhas de time comuns em KOF.
O elenco é composto de 36 personagens jogáveis, sendo 24 padrões e 12 secretos. São 18 para cada lado e essa atualização mantém a mesma lista da versão original, ou seja, temos várias caras conhecidas de franquias de luta como The King of Fighters, Street Fighters, Samurai Shodown, Darkstalkers, Final Fight e também de outras como Metal Slug, Athena, Mega Man e até Ghosts ‘n Goblins. A lista é bem variada, mas dado o conceito é difícil entender o sentido de termos alguns personagens de franquias que não são do gênero, como Zero de Mega Man ou a Athena, sendo que personagens populares como Joe Higashi da série KOF e a Cammy de Street Fighter ficaram de fora deste combate.
A lista de personagens foi motivo de questionamentos na época, mas a jogabilidade foi e continua sendo o principal motivo de críticas. Infelizmente o jogo é extremamente desbalanceado e esta nova versão continua com os mesmos problemas, assim temos personagens que causam muito dano com combos devastadores e habilidades rápidas, já outros que causam pouco dano e sofrem com o carregamento de especiais e habilidades, o que acabam os deixando abertos para combos. Para deixar tudo ainda mais complicado, ao jogar solo você terá de enfrentar uma AI/CPU que lê e reage aos seus comandos como um exterminador do futuro mesmo nas dificuldades mais baixas, o que acaba deixando a experiência frustrante e nada animadora, mas pelo menos agora temos o modo online.
Assim como nas atualizações dos outros jogos da SNK, SVC Chaos também recebeu novos recursos. Se jogar sozinho não é a melhor das experiências, agora também é possível jogar online através de partidas simples ou até modos de torneio, em um sistema atualizado com rollback netcode e uma experiência boa e funcional, embora a comunidade seja pequena e no momento que este texto era escrito, nós só notamos pouco mais de uma dezena de jogadores online. Outra adição bem vinda é a possibilidade de visualizar as hitboxes em tempo real, basta ativar a opção para o sistema colocar caixas de dano ao redor dos personagens, essas caixas mudam de cor e de tamanho conforme as ações de cada um, um sistema que indica qual o estado do personagem e também as conexões durante o combate, uma adição muito valiosa para se treinar e se adaptar a jogatina.
Além do novo modo multiplayer e das caixas de dano, o título também recebeu suporte a maiores resoluções, com um sistema que expande a tela mantendo as proporções e adicionando artes conceituais aos cantos. O formato é interessante, mas é possível notar uma degradação dos visuais, algo que já era esperado visto que a arte não foi feita pensando nas resoluções atuais.
No final, apesar de SNK vs. Capcom: SVC Chaos não ser o melhor jogo de luta já feito, essa nova versão é muito bem vinda, pois além de preservar mais um título do passado, ela também adiciona novos recursos que deixam a experiência um pouco mais moderna e acessível para novatos. O preço cobrado é OK, mas por conta da experiência eu prefiro recomendá-lo somente para quem se interessar, do contrário é melhor esperar por uma promoção.