Analisado no PlayStation 5
No mercado desde 2019, com lançamento para PC, Spin Rhythm XD finalmente chegou ao PS5 com todo o dinamismo que a plataforma pode oferecer, para testar nossas habilidades musicais. Essa estreia no PlayStation 5 traz muita imersão com a variedade de músicas incorporadas a uma identidade visual que enche os olhos. Além de possuir um gameplay bem gostosinho. Spin Rhythm XD pode ser jogado no PC via Steam, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5 e suporta VR através da SteamVR e PlayStation VR2.
Viajando pelo pop, rock, trance e outros estilos, temos acesso a um catálogo bem interessante, nos permitindo curtir uma jornada peculiar dentro de uma linha de tempo que tornou a música eletrônica tão popular. Para quem se aventurou por Guitar Hero, facilmente se familiarizará com Spyn Rhythm XD, uma vez que o título também entrega uma experiência musical, ainda conta com uma mecânica onde teclas coloridas surgem na tela para que ativemos algum comando baseado em efeitos e colorações.
Mas diferente de Guitar Hero, o jogo possui somente duas cores: azul e vermelho, que devem ser combinadas com ícones estáticos. Novas funções vão surgindo de acordo com a progressão da dificuldade que chega até o nível 5, que por sua vez, apresenta alta intensidade e ações extras com a cor verde.
Com um apelo musical muito interessante, o jogo oferece comandos precisos, que tornam a experiência muito mais orgânica quando acertamos as batidas, sendo assim, um jogo muito mais intuitivo e funcional, necessitando de poucos minutos para adequação do jogador, tornando a curva de aprendizado mais tênue. Além desses prós, o game conta com um catálogo musical muito gostosinho, fazendo a gente gastar horas no jogo.
Itens desbloqueáveis existem aos montes em Spin Rhythm XD, sejam músicas ou cosméticos, tudo pode ser resgatado durante a jogatina, apenas com conquistas locais. Em paralelo temos uma integração bastante satisfatória com DualSense, que resulta uma experiência agradável. Apesar do jogo ter um foco exclusivo na música, ele entrega também um estilo visual bem polido e colorido, com interfaces bem caprichadas.
Efeitos dinâmicos tornam a jogabilidade mais rica, acompanhando as batidas das músicas, referindo assim, o desempenho durante a fase. Um detalhe que me agradou bastante, é que a tela não tem poluição de informações que pipocam de todo lado. Pontuação, vida e tempo são informados de forma minimalista, ao ponto ser nítido, sem tirar o foco. Destaque para os menus e textos localizados em Português-Br, tornando o acesso mais amplo, promovendo assim, acessibilidade para quem não domina outro idioma.
Spin Rhythm XD é um jogo fascinante, que eu recomendo sem ressalvas. Se você curte esse gênero musical e quer desafios rítmicos, esse game é o mais indicado. Visuais exuberantes, comandos descomplicados, variedade de conteúdo e um dinamismo incrível que te prenderá por horas.