Aero the Acro-Bat – Um clássico da Sunsoft disponível nas plataformas modernas | Análise

Aero the Acro-Bat pode não ser o melhor jogo de plataforma já feito, mas sua experiência com certeza irá agradar quem gosta do gênero

Analisado no Nintendo Switch


Aero the Acro-Bat é um jogo de aventura e plataformas desenvolvido originalmente pela Iguana Entertainment e distribuído pela Sunsoft para o Super NES e Mega Drive. O título recebeu agora em 02/08/2024 uma versão modernizada para os consoles atuais através da Shinyuden em parceria com a Ratalaika Games.

Para quem não conhece, a Ratalaika Games é uma empresa focada em produzir, portar e publicar jogos indies e clássicos para as plataformas atuais. Desde sua fundação a Ratalaika foi responsável por “preservar” vários clássicos do passado para as plataformas Nintendo Switch, PlayStation 4|5 e Xbox One / Series X|S, sendo que agora é a vez da série Aero Acro-Bat.

Lançado em 1993 para o Super Nintendo e Mega Drive, Aero the Acro-Bat é um jogo de aventura e plataformas que chegou em uma época onde o gênero que foi popularizado por franquias como Mario e Sonic, se encontrava de certa forma com um mercado saturado por jogos que tentavam ser o novo sucesso. Mesmo não sendo uma franquia famosa, o título alcançou um certo sucesso que lhe rendeu sequências e até um spin-off, estes que também chegarão aos novos consoles pela Shinyuden e Ratalaika Games, sendo que Aero The Acro-Bat 2, o spin-off Zero the Kamikaze Squirrel e Aero The Acro-Bat: Rascal Rival Revenge estão programados para serem lançados nos próximos meses.

Aero the Acro-Bat é ambientado em cenários circenses, onde nós jogamos no papel de um morceguinho acrobata que parte em uma aventura para salvar o seu circo de uma ameaça. A jogatina é totalmente a de um jogo de plataforma tradicional, com o diferencial sendo algumas habilidades, recursos e seus mapas bônus que são inspirados em atrações de circo. Esta versão tem como base a original de Super Nintendo que no geral tem uma melhor relação de cores, mas assim como em outros ports este é só um detalhe, pois o jogo chega recheado de opções e extras.

Como é de praxe, Aero the Acro-Bat chega nos consoles atuais em uma versão adaptada que inclui vários extras. Temos desde diversos formatos e filtros de tela para deixar o jogo com uma cara mais retrô ou moderna, configurações de controles, cheats, possibilidade de retroceder ou acelerar o tempo, além de save states, galerias de arte e agora pela primeira vez o jogo recebe uma versão traduzida para o Japonês.

As adições aqui são muito bem vindas e deixam a experiência visualmente mais agradável e também mais acessível. Fatores estes que podem ser notados facilmente dada as maiores resoluções das telas atuais e a dificuldade que faz o jogador suar por conta do estilo de game design da época que traz vários saltos de fé, armadilhas inusitadas, poucos recursos de vida e algumas inconsistências nas caixas de colisão. No geral a experiência é bastante autêntica com visuais fiéis, controles responsivos e um áudio que continua um pouco estourado chegando a incomodar após um tempo de jogo.

No final, Aero the Acro-Bat é mais uma franquia que vai sendo preservada após mais de 30 anos de seu lançamento. Acro-Bat pode não ser o melhor jogo de plataforma já feito, mas sua experiência com certeza irá agradar quem gosta do gênero e esta versão adiciona vários recursos e extras que deixam a jogatina mais acessível. O preço cobrado é justo pela experiência e se você gosta de jogos clássicos vale a pena jogá-lo.

Confira no vídeo abaixo o gameplay de Aero the Acro-Bat no Nintendo Switch:

Sair da versão mobile