Terra Alia: Spell-Finitive Edition – Impressões da atualização

Analisado no Meta Quest 2


Terra Alia: Spell-Finitive Edition é uma atualização para Terra Alia lançada de forma gratuita em 29/07/2024. Spell-Finitive Edition é quase como uma versão final que adiciona novos elementos e corrige vários problemas do jogo base.

Para quem não conhece, Terra Alia é um jogo de aventura e puzzles baseado em linguagem que tem como objetivo principal, ensinar um novo idioma para o jogador utilizando palavras e frases básicas de uma forma divertida. Esta versão VR é uma adaptação do original feito para as telas flat e a análise do jogo base pode ser conferida aqui.

De forma resumida, esta versão de VR melhora a experiência com uma imersão proporcionada pela plataforma, mas infelizmente o jogo base foi lançado com alguns problemas que impediam o progresso e até a aprendizagem. O principal e o pior destes era o reconhecimento de voz que não trazia nenhuma maleabilidade ao reconhecer as pronúncias e sotaques, tornando assim as palavras e frases de idiomas com origem asiática praticamente impossíveis de serem aprendidos.

Spell-Finitive chega como uma atualização que adiciona vários elementos a essa jogatina, temos novos locais e feitiços, os visuais estão menos granulados, um modo multiplayer que está longe de ser popular e o melhor que é o novo reconhecimento de voz. O jogo finalmente está jogável, pois o novo sistema de reconhecimento de voz está bem mais maleável em relação às pronúncias e durante nossos testes, grande parte das palavras que falharam no jogo base foram reconhecidas nesta atualização.

No entanto, ainda existem alguns problemas relacionados a tradução e a pronúncia, estes últimos que novamente afetam os idiomas de origem asiática, mas dessa vez os problemas estão mais concentrados no chinês simplificado que contém algumas palavras que não foram reconhecidas de maneira alguma e também no coreano que apresentou inconsistências.

O combate está dinâmico e as mecânicas de construção de frases estão mais consistentes, agora o jogador precisa utilizar a agilidade de seus reflexos para formar frases de forma a atacar mais rápido, mas é bom tomar cuidado com o cenário pois é possível cair e ficar travado em alguns cantos e objetos. O jogo também recebeu um modo multiplayer que infelizmente não conseguimos testar, pois não foi possível achar jogadores, algo comum em jogos VR que não são populares.

No final, a atualização de Spell-Finitive Edition de Terra Alia nos apresenta a um jogo como ele deveria ter sido lançado. Finalmente a experiência está jogável e embora ainda tenha alguns problemas, agora é possível aproveitar independente do seu sotaque.

Confira no vídeo de gameplay a atualização Spell-Finitive Edition de Terra Alia:

Sair da versão mobile