KIBORG: Arena – Impressões da demo | Análise

KIBORG: Arena não traz história de fato e serve apenas como um prólogo do jogo que ainda será lançado.

Jogo testado no PC


KIBORG: Arena é uma demo que funciona como o prólogo de Kiborg, um jogo de ação hack’n slash rogue lite que está sendo desenvolvido e distribuído pela Sobaka Studio. Kiborg ainda não tem data de lançamento confirmada, mas seu prólogo KIBORG: Arena está disponível atualmente de forma gratuita para o PC e consoles PlayStation e Xbox.

Apesar de termos alguns lançamentos recentes, beat ‘em ups e brawlers estão longe de serem os gêneros mais populares do momento e quando adicionamos os elementos de arena a estes, o número de jogos fica ainda mais escasso. Trazendo um conjunto com muito potencial, KIBORG é um título que tem tudo para chamar a atenção novamente para este gênero de combate.

Anunciado em 2023 e ainda sem data de lançamento, KIBORG é um jogo de luta no estilo beat’em up/brawler que foi anunciado de surpresa e chamou a atenção pelo seu estilo em 3D e sua temática moderna, ambos que podem ser testados nesta demonstração gratuita intitulada KIBORG: Arena.

KIBORG: Arena não traz história de fato e serve apenas como um prólogo do jogo que ainda será lançado. Aqui nós iremos embarcar em um combate de arenas no papel de um prisioneiro que precisa sobreviver a ondas de inimigos se adaptando e modificando seus equipamentos em um sistema roguelike que vai aumentando a dificuldade conforme você progride.

O combate é visceral e aqui nós iremos enfrentar diversos inimigos que variam desde outros prisioneiros, mutantes, zumbis, robôs e até ciborgues, tudo isso em uma dinâmica que se inspira bastante nos sistemas encontrados na série Batman: Arkham, onde temos combos e um sistema de parry, porém aqui tudo é mais frenético. O diferencial da experiência são os elementos que compõem a jogatina e ao invés de só utilizarmos socos e chutes, aqui também faremos o uso de diversos equipamentos que incluem armas brancas, armas de fogo e também próteses cibernéticas que modificam toda a dinâmica, sendo que diferentes tipos de inimigos requerem diferentes abordagens.

Como em todo roguelike, a cada round sobrevivido será possível escolher uma melhoria aleatória que chega através de equipamentos ou próteses cibernéticas e ao morrer é possível gastar os recursos acumulados em melhorias passivas para facilitar a progressão. A progressão aqui que também tem um diferencial e essa demo chega com um sistema de checkpoints, assim ao morrer não é necessário começar do início, porém vale notar que o checkpoint nem sempre é a melhor solução no início do jogo, pois você irá começar em níveis mais altos em equipamentos.

No geral a demo está servindo para mostrar o potencial dos sistemas de jogo e também para os desenvolvedores corrigirem problemas, estes que em sua maioria estão relacionados a crashes e algumas quedas de quadros. De toda forma o conjunto aqui é bastante divertido e tem muito potencial, assim se você gosta do gênero é bom ficar de olho e adicionar KIBORG a sua lista de desejos.

Confira no vídeo abaixo um trecho de gameplay:

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