Sumerian Six – Experiência sólida que agradará os fãs do gênero | Análise

Analisado no PC


Sumerian Six é um jogo de RTT (Táticas em tempo real), desenvolvido pela Artificer e distribuído pela Devolver Digital. O título está sendo lançado hoje, 02/09/2024 com versão disponível para PC.

RTT, o gênero de táticas em tempo real que nos trouxe franquias de sucesso como Commandos, Desperados e Shadow Tactics, acaba de receber mais um título com potencial e apesar de ter algumas peculiaridades, Sumerian Six é um título que tem tudo para agradar os fãs do gênero.

Sem spoilers, em Sumerian Six nós iremos acompanhar a jornada de um grupo de cientistas que formam o Enigma Squad, uma unidade especial que tem como objetivo parar os planos do comnandante nazista Kammler que está utilizando uma misteriosa substância chamada Geiststoff, com o pretexto de criar uma super arma que em teoria tem o poder de mudar o rumo da guerra. Não espere por nada épico e marcante pois a história aqui é quase uma espécie de conto ou um filme de sessão da tarde, temos vários fatos históricos misturados a fantasia e até teorias conspiratórias que criam uma trama interessante e divertida.

A jogabilidade segue a mesma receita de outros jogos do gênero que inclui um sistema que tem o modo furtivo como foco e elementos como alarmes, cones de visão e diferentes inimigos. Assim como o nome sugere, aqui nós iremos jogar com seis personagens diferentes sendo eles, Alistair Sterling um engenheiro especialista em ataques elétricos, Sid Sterling filho adotivo de Alistair e especialista em combate corpo a corpo, Isabella Sterling filha de Alistair e especialista em ilusões, Rosa Reznick uma química especialista em ácidos, Wojtek Galica um prisioneiro sobrevivente que pode se transformar em urso e Siegfried Von Adelsberg um psiquiatra especialista em ataques mentais.

Essa aventura é dividida em 10 capítulos e em cada um nós jogaremos com um conjunto específico de personagens, sendo a única exceção um capítulo já no final do jogo onde teremos o controle dos seis. Cada um dos personagens é único e tem seu próprio conjunto de habilidades, assim o jogador precisa adaptar sua estratégia para cada situação, o que acaba criando uma dificuldade artificial e alguns aumentos de dificuldade repentinos por conta do conjunto de personagens em relação a quantidade e tipo de inimigos.

Em relação a inimigos, essa aventura traz uma baixa variedade e temos apenas 5 tipos diferentes, sendo estes soldados comuns afetados por todas as mecânicas, oficiais que não são afetados por iscas e outras mecânicas, Panzerwolfs que são soldados com armaduras pesadas que só podem ser derrotados no mano a mano pelo Wojtek em forma de urso, Geist que são um tipo especial que teleporta e é invulnerável enquanto o mecanismo que fornece energia está ativo e Demônios que são mutantes que podem sentir os personagens através de paredes.

Não pense que a baixa variedade é sinônimo de facilidade, pois alguns inimigos têm mecânicas para serem derrotados, o que adiciona uma camada a mais na dificuldade e às vezes aumentando e muito o desafio dado as condições do mapa e quantidade de inimigos especiais juntos. Para deixar tudo ainda mais difícil temos algumas mecânicas extras como os inimigos procurarem os parceiros de conversa sumidos, além de nossos personagens terem benefícios e malefícios ao utilizar suas habilidades, por exemplo o Woljtek em forma de urso consegue abater os Panzerwolfs e grupos menores com facilidade, contudo enquanto está transformado ele fica detectável e não pode se esconder, a Rosa pode colocar um explosivo que pode ser carregado por inimigos e cria oportunidades para eliminação em área, porém ele faz muito barulho e geralmente dispara o alarme.

Os mapas são grandes e geralmente contém objetivos secundários opcionais que rendem experiência extra para turbinar as habilidades dos personagens e os ambientes variam entre locais abertos e fechados. A maior parte dos cenários contém objetos interagíeis que podem te auxiliar na hora de eliminar os inimigos, contudo por conta da disposição e da quantidade de inimigos a maior parte desses acaba passando despercebido ou simplesmente não compensam ser utilizados por conta do risco. A quantidade e a posição dos inimigos também é um problema e dependendo da dificuldade escolhida conseguir completar os objetivos secundários será um verdadeiro desafio.

O jogo foi desenvolvido na Unreal Engine e como é de praxe de jogos que utilizam esse motor, o título entrega bons gráficos com cenários ricos em detalhes, modelos bem feitos e bons efeitos de iluminação e sombra. Na trilha sonora nós temos um conjunto de efeitos e dublagem de personagens legais que são acompanhados de faixas empolgantes que embalam a jogatina, mas pecam pela baixa quantidade que acaba enjoando com a repetição.

Assim como em outros jogos do gênero, durante a jogatina será possível e até necessário abusar do sistema de quick save/load, pois como nada é perfeito nós temos algumas inconsistências que afetam a jogatina. Os maiores problemas aqui estão em relação ao reconhecimento de ações, onde às vezes os personagens simplesmente congelam ou não realizam as ações como o ordenado, fator este que é frustrante e acontece de forma comum durante a utilização do comando de pausa que permite realizar múltiplas ações sendo uma por personagem com apenas uma exceção liberada mais para o final do jogo. O problema é tão comum que eu perdi a conta de quantas as vezes que tive de carregar pois um personagem foi andando ao invés de correr para desligar o alarme.

No final, Sumerian Six traz uma experiência sólida que com certeza poderá agradar os fãs do gênero. O fator replay é baixo, o jogo tem suas peculiaridades e ainda não temos um preço definido, contudo a jogatina é divertida e se você gosta do gênero com certeza vale a pena jogar e adicionar à sua biblioteca.

Confira no vídeo abaixo um trecho de gameplay de Sumerian Six:

Sair da versão mobile