Monster Jam Showdown – Poeira e caos | Análise

Se você busca diversão, qualidade gráfica e sonora e muita adrenalina em pistas de corrida, Monster Jaw Showdown é tudo isso e mais

Analisado no PlayStation 5


Vou começar essa análise dizendo que Monster Jam Showdown é uma das grandes surpresas que tive o prazer de testar este ano. Primeiro porque não é minha escolha primária de jogo e segundo porque eu achei que seria mais um jogo de corrida Off-Road genérico, com modalidades superficiais que não agregariam em nada, entretanto, a Milestone entrega uma experiência única dentro do gênero e é sobre isso que vamos conversar!

O jogo chegou aos consoles com uma tarefa nada fácil: tornar a experiência com corridas, minimamente única com manobras insanas e modos diversificados utilizando carros como Blue Thunder, El Toro Loco, Grave Digger e Megalodon… Essa tarefa parecia meio distante, confesso. Mas prometeram e entregaram, com qualidade gráfica e dinamismo.

Quero voltar a atenção para o fato de Monster Jam Showdown ser um jogo lindo, cheio de cores vibrantes, até mesmo em mapas cercados por neve, montanhas, florestas ou mesmo desertos. Essas localidades costumam passar despercebidas em jogos como este, mas aqui não. Eles deram vida para tudo o que está ao redor. Sejam ícones, placas ou painéis, tudo aqui existe por um motivo, tornando assim, cada elemento, um ponto de diversão diferente.

E dentro do espectro da diversão, isso fica muito evidente como preocupação central por parte dos desenvolvedores. A exposição de formas que podemos jogar e progredir por meio dos cenários é muito clara, seja em corridas comuns, em hordas, circuitos e até mesmo testes, nada é maçante nesse jogo. Após algum tempo jogando, mesmo que alguns locais se repitam, você notará que há diferenças de exploração.

No modo Horda, por exemplo, não é somente o fato de ultrapassar os outros corredores, para se consagrar como campeão, é necessário manter sua posição a frente durante um tempo específico para ganhar os pontos necessário. As pistas infinitas, ou em 8, também mostram o cenário caótico de ter 6 carros ao mesmo tempo, tentando ocupar o mesmo espaço. Em contrapartida há um modo que te renderá excelentes risadas. Tendo que realizar diversas manobras no modo de obstáculos, você precisará demonstrar muita habilidade e ainda assim, se manter a frente dos inimigos para poder pontuar.

Rampas, níveis diferentes no solo e objetos quebráveis estarão em seu caminho durante um curto período de tempo disponível para que você ultrapasse seus adversários. E tudo isso com muito estilo, realizando uma performance digna de premiação. Você provavelmente vai expor as rodas do carro de ponta cabeça enquanto encontra a manobra certa para seu obstáculo.

Existem vários jogos no mundo que oferecem diversão, mas que acabam tropeçando em outros quesitos. Mas por sorte, Monster Jam Showdown não tem este problema. Com um desempenho orgânico, ele entrega tudo o que queremos de um jogo deste gênero nos tempos atuais: Comandos precisos, desempenho fluído e gráficos exuberantes.

Sobre os gráficos e desemprenho, preciso dizer que a experiência é surpreendente. Pedaços de outros carros voando na pista (às vezes até os próprios veículos), areia voando pra tudo que é lado, neve intensa na estrada e tudo isso sem travamentos ou quedas durante a execução. E avaliando de uma forma geral, sabemos que isso é um pouco raro em jogos com um trabalho mais rebuscado, graficamente falando. Porque fazer um jogo bonito é tranquilo, manter ele bonito e funcional, são outros five hundreds (quinhentos).

A interação do jogo no PS5 ficou amplamente satisfatória com a associação de elementos com o DualSense. O som dos pneus derrapando, os pipocos das batidas de lataria, todos saindo do alto falante do joystick, fez com que a experiência se elevasse ainda mai. Pra mim, foi um aproveitamento de recurso muito perspicaz. Eles apostaram em agradar e ganharam!

Com tantos benefícios em um jogo, ainda temos que enaltecer o fato de o jogo oferecer um número extenso de colecionáveis ao longo da jornada, garantindo assim, horas a fio de jogatina de qualidade, com muita exploração para desbloquear o máximo possível, ou todas. Neste jogo você começa no fundo do poço, com três veículos e sem muita opção de personalização, porém, conforme você corre e vence as partidas, recursos começam a aparecer para que você consiga tornar o carro e a jogatina ainda mais prazerosa e com a sua personalidade.

Em adicional a tantos elogios, tenho que aplaudir a trilha sonora do game. As músicas são animadas, cheias de vida e energia, não te deixando ficar entediado durante as corridas. Mesmo que você não chegue em primeiro lugar, o final ainda será animado. Em termos de acessibilidade, o jogo se mostra muito preocupado e eficiente em tornar tudo familiar para quem está conhecendo o gênero agora, mas não deixa a desejar pra quem já é veterano em pistas off-road.

E pra finalizar, a dica que fica é: Se você busca diversão, qualidade gráfica e sonora e muita adrenalina em pistas de corrida, Monster Jam Showdown é tudo isso e mais. Mesmo sem conhecimento da existência do jogo e qualquer expectativa, ele me conquistou e rendeu boas horas de jogatina. Agora se você tem expectativas, prepare-se, pois elas vão se concretizar. Esse jogo é altamente recomendado por este que vos fala!

Sair da versão mobile