Caravan SandWitch – Uma jornada serena por um mundo desolado | Análise

Caravan SandWitch é bonito, bem bonito, principalmente pela sua ambientação de artes visuais

Analisado no PlayStation 5


Caravan SandWitch é um jogo de exploração e aventura desenvolvido pelo estúdio Plane Toast e publicado pela Dear Villagers. Lançado em 12 de setembro, o jogo está disponível para PC, PlayStation 5 e Nintendo Switch.

No jogo controlamos Sauge, uma jovem que vive na Cidade Espacial há alguns anos. Após receber um pedido de socorro da nave de sua irmã, desaparecida há seis anos, Sauge decide retornar ao planeta Cigalo, seu antigo lar, para investigar o que aconteceu. Cigalo era um planeta próspero e habitável, mas um acidente na região de superexploração desencadeou uma tempestade permanente, tornando o ambiente hostil. Sauge reencontra antigos conhecidos que desempenham papéis importantes na trama e no desenvolvimento da jogabilidade, como Nèfle, que auxilia nas missões principais, e Rose, proprietária da van que Sauge pilota ao longo da jornada.

A jogabilidade de Sauge é focada na agilidade e simplicidade, bastante pé no chão, sem habilidades especiais ou ferramentas complexas. Ela pode andar, correr, escalar e pular, com movimentos automáticos para pequenos desníveis e saltos que facilitam a exploração de áreas mais altas, o efeito de saltar após uma corrida também é efetivo, fazendo com que Sauge alcance áreas onde apenas andando ela não seria capaz. A van de Rose é essencial para o deslocamento em Cigalo, um mundo relativamente grande com pontos distantes no mapa, permitindo o transporte rápido, especialmente em missões secundárias que exigem a presença de outros personagens.

A narrativa principal gira em torno da busca por Garance, a irmã desaparecida de Sauge, e da restauração das comunicações em Cigalo, comprometidas por torres geradoras de ruídos que interferem nas transmissões. Para resolver esses problemas, Nèfle fornece um dispositivo capaz de desativar as torres, revelando o mapa e restabelecendo a comunicação.

O jogo é estruturado em missões principais e secundárias, que exploram histórias paralelas, desvendam mistérios de Cigalo e oferecem recompensas em forma de chips. Esses chips permitem upgrades na van, como a adição de um radar para detectar segredos, um gancho para puxar portas emperradas e um sistema elétrico para ativar áreas desativadas. Essas melhorias ampliam a capacidade de exploração de Sauge, facilitando o acesso a itens e áreas secretas. Ao longo da jornada, Sauge recebe uma roldana automatizada para acessar pontos de tirolesa, permitindo subir ou descer com facilidade.

A presença misteriosa de SandWicth, a Bruxa do Deserto, acompanha Sauge desde o início, observando e interagindo de forma enigmática. A SandWicth desempenha um papel intrigante na trama, cercada por mistérios que nem os outros habitantes conseguem explicar completamente, eles reconhecem que ela existe, mas no fundo ninguém é capaz de explicar bem do que se trata.

No quesito visual, Caravan SandWitch é bonito, bem bonito, principalmente pela sua ambientação de artes visuais, desenvolvido na Unreal Engine 5, o game apresenta um desempenho ok na versão de PS5, não senti queda de frames ou outros problemas de performance, porém, poupe de elementos e mudanças bruscas no cenário aconteceram, principalmente quando acelerava a van, era bem comum ver rochas e cenário ganharem versões melhoradas bem próximos do campo de visão.

Quando falamos de som o jogo é ok, as músicas são geralmente boas, mas a mixagem de som nem tanto, por momentos tudo parece bastante quieto e do nada uma música bem alta começa, é estranho, mas nada que comprometa. O game está localizado em português do Brasil, mas essa localização pode causar certo estranhamento em alguns jogadores, digo isso porque, eu li usuários da Steam alegando que o game usa linguagem neutra em sua localização, e isso não é verdade, o que eles não notaram ou não jogaram o game o bastante para ver que na verdade a equipe de localização fez uma “brincadeira” com o sotaque francês, vou explicar melhor, o game é de um estúdio francês e com a isso a equipe de localização “achou que seria interessante” se todos os personagens tivesse o sotaque do Érick Jacquin, é isso… assumo que eu buguei de começo, mas depois entendi.

No final, Caravan SandWitch é um game leve, tranquilo e relaxante, ele não te pressiona e nem oferece riscos e desafios fortes, completá-lo apenas fazendo o necessário é rápido, coisa de 8-10h, se for fazer tudo pode incluir mais umas 3-4h. Ele é bonito, tem uma trilha sonora boa e tirando alguns pontos da história que são confusos e você pode ficar perdido, tudo flui muito bem, por esse motivo e seu precinho camarada no PC e Switch, recomento ele para todos que querem relaxar e jogar uma história de mistério.

Confira no vídeo abaixo o começo de Caravan SandWitch:

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