63 Days – Mais um RTT baseado em um acontecimento histórico | Análise

A jogabilidade aqui segue o mesmo padrão de War Mongrels com um sistema típico de outros jogos RTT.

Analisado no PC


63 Days é um jogo de RTT (Táticas em tempo real), desenvolvido e distribuído pela Destructive Creations. O título está com data de lançamento prevista para hoje 26/06/2024 e versões para as plataformas PC, PlayStation e Xbox.

Sendo mais um RTT inspirado e ambientado em eventos da WWII, 63 Days segue o mesmo padrão do título anterior da desenvolvedora, só que agora trazendo uma história mais interessante, porém com alguns retrocessos em sua jogabilidade e recursos de qualidade de vida.

Apesar de parecido, 63 Days não é a uma sequência de War Mongrels, o outro jogo da desenvolvedora que também era um RTT baseado em eventos da WWII. A aventura aqui é baseada na Revolta/Levante de Varsóvia, que aconteceu entre 1 de agosto e 2 de outubro de 1944, onde a resistência polonesa lutou por 63 dias para tentar libertar a cidade de Varsóvia das forças Alemãs, um fato histórico que também teve envolvimento do Exército Vermelho. A trama é interessante e assim como no outro jogo da desenvolvedora, prepare-se para fatos chocantes que representam os horrores da guerra, vividos pelos sobreviventes daquela época, como os nazistas executando civis e outros.

A jogabilidade aqui segue o mesmo padrão de War Mongrels com um sistema típico de outros jogos RTT. Temos cones de visão, modo furtivo, eliminações, itens, disfarces, ações combinadas com múltiplos personagens e o modo action que transforma o jogo em um shooter, sendo este necessário quando seus planos dão errado e requerido em algumas etapas da jornada. Todas essas opções tecnicamente fornecem ao jogador diferentes modos de abordagem para cada problema, contudo infelizmente na prática estas são bastante limitadas por conta dos personagens.

Em 63 Days, nós jogamos como integrantes da resistência polonesa e teremos o controle de cinco personagens distintos sendo estes, os irmãos Leon “Youngster” e Antoni “Lynx”, o jovem Henryk “Heniu”, o soldado Stanislaw “Storm” e a médica Lidia “Helga”. Cada um dos personagens é único e tem seus movimentos exclusivos bem como suas limitações, por exemplo, Leon não tem ataques corpo a corpo mas e é o único que pode interagir com certos mecanismos, Antoni é pesado e não sobe em certos locais mas consegue estrangular alvos em silêncio e carregar corpos, Henryk pode empurrar inimigos e usar molotovs mas não tem finalizações corpo a corpo, Lidia pode curar os companheiros e se fingir de morta mas é fraca no combate e Stanislaw consegue ser o típico soldado com proficiência em armas de fogo, explosivos e combate corpo a corpo.

No papel a dinâmica funciona, mas na prática você fica bastante limitado, pois cada missão será jogada com um grupo específico e os mapas geralmente trazem inimigos em quantidade e posições que não dão abertura para você improvisar, fato este que ainda é limitado pelos objetivos e pelas habilidades de cada personagem. Por exemplo, em várias missões até é possível se esgueirar e alcançar pontos alternativos, só para se dar conta que o personagem que consegue chegar até estes não tem eliminações furtivas, ou não conseguem abater inimigos no corpo a corpo. Para piorar, alguns objetivos ainda requerem que você complete tudo de forma furtiva, o que engessa ainda mais as opções e quando o assunto é combate com armas de fogo a melhor estratégia é sempre ficar em uma esquina esperando os inimigos passarem.

A ambientação é legal e o jogo continua com uma boa combinação de modelos e efeitos de iluminação. Assim como em War Mongrels, nós temos uma câmera isométrica e a jogatina se dá em locais inspirados nos eventos históricos que aqui irão variar entre bases militares, a ambientes civis como bairros da cidade e também regiões destruídas pelo conflito. Tudo foi bem feito e existem vários pequenos detalhes nos modelos que compõem os exteriores e interiores das edificações, a iluminação continua muito boa mas a versão testada estava um pouco escura demais o que acabou impactando certos mapas que requeiram a utilização da opção de contorno em inimigos e pontos de interesse. Para completar a experiência o jogo traz áudio original em Polonês ou inglês e localização com legendas em PT-BR que no geral estão boas mas acabam traduzindo de forma literal alguns nomes e objetivos.

Diferente do lançamento de War Mongrels que sofreu bastante com bugs e outros problemas, 63 Days chega com uma experiência bem mais polida, mas que ainda não está livre de problemas. Não tivemos crashes durante a jogatina, contudo foi comum ter de abusar do sistema de quick save/load, por conta de inconsistências na detecção de inimigos, itens arremessáveis caindo para fora do mapa, personagens não respondendo a comandos e também não alterando o estado abaixado ao indicarmos uma ação rápida. O sistema de salvamento rápido também está inconsistente e geralmente carrega o ponto de salvamento errado e o de combate action peca bastante nas miras e nas respostas dos personagens. Partir para a ação com armas de fogo é se preparar para enfrentar inimigos que variam entre Stormtrooper que não acertam nada ou verdadeiros Exterminadores do Futuro com armas certeiras, tudo isso na companhia de aliados que demoram a responder e a acompanhar o personagem principal, o que geralmente acarreta em morte por granada.

O jogo também não traz melhorias de qualidade de vida introduzidas em jogos mais recentes como é o caso da aceleração do tempo disponível por exemplo em Sumerian Six, outro RTT analisado no início do mês. A aceleração do tempo é algo que realmente faz falta neste gênero visto que ela deixa a dinâmica mais rápida e menos enjoativa e por conta da falta deste recurso, infelizmente aqui você terá de esperar as lentas patrulhas de NPCs por múltiplas vezes a cada carregamento rápido realizado por conta de algum problema.

No final, 63 Days é uma experiência de RTT sólida que apesar de seus problemas e limitações, consegue divertir quem gosta do gênero e com certeza irá agradar quem gostou de War Mongrels. O preço cobrado é OK e apesar das limitações, eu posso recomendar este título para todos que gostam do gênero, mas fica o recado que a temática é crua e sem censura com algumas etapas que podem chocar o jogador.

Confira no vídeo abaixo o gameplay do primeiro capítulo do game:

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