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Gimmick! 2 – Uma aventura maravilhosamente desafiadora | Análise

A dificuldade do jogo aumenta (não tão) gradualmente.

Analisado no Nintendo Switch


Com a missão de resgatar sua amiga humana, que foi sequestrada por um mago misterioso, Yumetaro, a adorável criatura que protagoniza essa aventura, surpreenderá todos aqueles que julgam um livro (ou um jogo) pela capa! Lançado em 5 de setembro de 2024 pela Cleanriver Games em parceria com a Sunsoft, Gimmick! 2 é um jogo de plataformas com um visual adorável que levará muitos a pensarem que se trata de um jogo para introduzir as crianças ao mundo dos games… Engana-se feio quem pensar assim!

O jogo tem grande parte dos seus desafios baseado na resolução de puzzles, que são muito mais dinâmicos que os tradicionais quebra cabeças de jogos desse tipo. Acontece que o principal poder de Yumetaro é conjurar uma estrela, a qual ele usa para interagir com o cenário. A sacada é que esse artefato estelar foi meticulosamente desenvolvido de modo a obedecer a leis da nossa física…. ou seja, ele cai, como um objeto de massa não desprezível, tem coeficiente elástico que o faz quicar e como os vestibulares nos ensinaram, temos ainda que levar em consideração as forças dissipativas, que fazem a estrelinha perder altura a cada contato com o solo. Parece muita coisa pra pensar, né? Mas acaba sendo intuitivo, ao mesmo tempo que desafiador.

Gimmick! 2

Criatividade não faltou no desenvolvimento dessa mecânica: através dessa estrelinha pode-se interagir de diversas formas com o mundo ao seu redor: pode-se derrotar inimigos, acionar dispositivos e o mais divertido, Yumetaro também pode interagir com o objeto em movimento! Assim, é possível pegar uma carona na estrelinha e alcançar lugares mais altos ou então deslocar-se para lugares que seriam inconvenientes sem a física toda especial desse objeto mágico.

A dificuldade do jogo aumenta (não tão) gradualmente. Você tem tempo de testar as possibilidades, mas logo depois pode se irritar com algum trecho que exige maestria profunda das habilidades de Yumetaro. O que acontece é que muitas vezes é necessário conjurar a estrela e lança-la de um ponto muito específico, para que ela atinja onde precisa e frequentemente Yumetaro não estará paradinho no solo na hora do arremesso! É necessário subir um caminho de pedras que caem, plataformas que se movem, plataformas que foram anteriormente ativadas pelo seu poder magico e que desaparecerão caso você conjure outra estrela…. ou seja: é um jogo de plataforma hardcore! E a penalização pelo erro não é brincadeira!

Como quem dá joelheiras e luvas a uma criança que está aprendendo a andar de skate, os desenvolvedores adicionaram muitíssimos checkpoints após cada um desses puzzles mais frustrantes… essa benevolência, no entanto, vai se dissipando aos poucos com o avançar do jogo: os pontos de salvamento vão ficando menos frequentes, e por vezes você precisa passar por mais de um puzzle até conseguir guardar seu progresso.

Explorar todas as possibilidades e alcançar até aqueles pedaços de cenário que não são essenciais é bem recompensador: frequentemente é ali que os baús com valiosos itens de personalização estão escondidos! É possível colocar coroa de flores, mudar a aparência da estrela conjurada por Yumetaro e até mesmo mudar a cor do próprio protagonista!

Não podemos deixar de falar da trilha sonora muitíssimo bem trabalhada e envolvente, que te imerge no clima da aventura e dá um toque todo especial a Gimmick! 2

Gimmick! 2

O adorável porém desafiador título está disponível na eShop por R$129,00 e com certeza vai agradar tanto às crianças pelas cores vibrantes e pelo estilo artístico, quanto aos mais velhos, pela jogabilidade criativa e pelo capricho técnico. É um título que cumpre bem o que promete e que vale o preço cobrado!

Gimmick! 2

8.9

Nota

8.9/10

Positivos

  • Jogabilidade criativa e divertida
  • Checkpoints em pontos estratégicos
  • Jogo para toda a família

Negativos

  • Dificuldade por vezes frustrante em trechos de plataforma

Vlademir Vitaliano

Químico de formação, com doutorado em engenharia da nanotecnologia. Meu primeiro videogame foi um Mega Drive, através do qual me apaixonei pelos jogos mais casuais, sejam eles de aventura, luta ou corrida. Atualmente sou fã da Nintendo e suas "Nintendices".
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