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GSC Game World e Xbox lançam documentário sobre o desenvolvimento de S.T.A.L.K.E.R. 2

Documentário "War Game: The Making of S.T.A.L.K.E.R. 2" retrata desafios da GSC Game World em meio à guerra

O documentário intitulado War Game: The Making of S.T.A.L.K.E.R. 2 oferece uma visão profunda sobre a jornada emocional da GSC Game World, desenvolvedora ucraniana de jogos eletrônicos com quase 500 funcionários, ao enfrentar os desafios de criar a tão aguardada sequência de seu jogo de sobrevivência em primeira pessoa lançado em 2007, S.T.A.L.K.E.R., durante o desenrolar da guerra na Ucrânia. O que começou como um projeto ambicioso se transformou em um esforço pessoal e histórico, moldado em circunstâncias inimagináveis.

Criado em parceria com a Xbox e dirigido por Andrew Stephan (Power On: The Story of Xbox), o filme é um dos documentários mais emocionantes sobre o processo de criação de um jogo. Ele narra as histórias reais de pessoas que enfrentam a realidade da guerra em suas vidas.

O documentário aborda temas como a captura da essência de Chernobyl e da Ucrânia, a independência cultural, o desenvolvimento de jogos em um mundo em colapso, além da resiliência pessoal e coletiva e a superação de perdas.

Durante o processo de criação, S.T.A.L.K.E.R. 2 se torna mais do que apenas um jogo — é uma lente pela qual uma nova realidade é observada. Os desenvolvedores lidam com seus papéis duplos como criadores e sobreviventes, transformando o jogo em um símbolo poderoso de resistência. Quando as bases da existência são abaladas, a arte ganha uma importância profunda.

“O filme não trata apenas do desenvolvimento mais difícil de todos os tempos. É sobre resiliência e o espírito humano inabalável diante de desafios inimagináveis. É sobre a importância da criação em tempos de destruição… um ato de desafio ao fazer algo significativo em meio à adversidade”, afirma Andrew Stephan, diretor do documentário.

“S.T.A.L.K.E.R. 2 é o maior e mais complexo jogo de minha vida. Desde o início, foi ambicioso, mas acabou se tornando um desafio extremo por si só. Foi feito nas circunstâncias mais estressantes possíveis, incluindo a pandemia, realocações, ciberataques e, acima de tudo, a guerra que destrói nosso país. Gostaríamos que a guerra nunca tivesse acontecido, mas, já que aconteceu, somos gratos pela oportunidade de compartilhar essa história com o mundo, porque ela precisa ser conhecida”, declara Mariia Grygorovych, diretora criativa de S.T.A.L.K.E.R. 2.

Apesar do heroísmo da nação, a guerra na Ucrânia continua. A GSC Game World tem apoiado o país de todas as formas possíveis. Para quem deseja contribuir, recomenda-se acessar o fundo oficial de caridade do presidente Volodymyr Zelenskyy em https://u24.gov.ua/.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
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