No dia 11 de outubro, o Rio de Janeiro será palco do maior evento internacional de games, o Intel Extreme Masters. De acordo com a ESL FACEIT Group, empresa responsável pelo torneio, a etapa carioca contará com a participação das 16 melhores equipes de Counter-Strike 2 do mundo, disputando uma premiação total de 250 mil dólares e atraindo milhares de fãs. Celebrando seus 18 anos em 2024, o evento, que já passou por América Latina, Europa e Ásia, marca um diferencial na edição brasileira ao incluir uma iniciativa de conscientização ambiental.
Em parceria com a Circular Brain, uma startup especializada em economia circular de resíduos eletroeletrônicos, o evento contará com um estande dedicado ao descarte de eletrônicos quebrados ou fora de uso. “Estamos falando de um evento totalmente ligado ao mundo dos eletrônicos, com pessoas que consomem esse tipo de bem o tempo todo, por isso entendemos que estava na hora de unirmos esse público a uma causa que também tem relevância mundial”, destacou Lívia Santarelli, Gerente de Marketing da Circular Brain.
“A Intel acredita que inovação e sustentabilidade devem andar de mãos dadas. Nossa parceria com a Circular Brain no Intel Extreme Masters (IEM) é uma oportunidade de mostrar que, além de jogar e se divertir, podemos fazer a diferença. ESG é uma prioridade para nós, e estamos sempre buscando formas de gerar impacto positivo para toda a sociedade, com um futuro mais sustentável e inclusivo, conectando a paixão pelos games com iniciativas sustentáveis, como o descarte consciente de lixos eletrônicos. Convidamos todos para vir fazer parte dessa mudança”, afirma Giovana Gaiolli, Gerente de Marketing da Intel Brasil.
O Counter-Strike 2, popularmente conhecido como CS2, é um dos jogos mais jogados no Brasil, que detém 5,43% do total de jogadores globais, ficando atrás apenas da Rússia e dos Estados Unidos, segundo dados da plataforma Leefity. Inspirada nesse contexto, a Circular Brain projetou o estande de descarte no evento com uma ambientação temática do “Mapa do Inferno”, clássico da franquia, presente no jogo há mais de duas décadas. “Queríamos que o espaço estivesse totalmente integrado ao público e à competição. Cada detalhe foi pensado para refletir a atmosfera do jogo, que envolve desarmar bombas e resgatar reféns”, explicou Lívia.
A analogia resultou no espaço “Recycle to Defuse”, onde os visitantes poderão descartar corretamente seus eletrônicos antigos e, metaforicamente, “desarmar” a bomba ambiental representada pelos aterros sanitários sobrecarregados de resíduos tecnológicos. Segundo a ONU, o Brasil gera 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, e apenas 3% desse montante é reciclado de forma adequada. “Cada descarte correto ajuda a desarmar essa bomba. Diferente do jogo, onde o cenário é fictício, aqui estamos realmente contribuindo para salvar o planeta”, complementou Lívia.
O estande “Recycle to Defuse” estará disponível durante todo o evento, aceitando itens como celulares, notebooks, carregadores, fones de ouvido, mouses, monitores, TVs (exceto de tubo), cabos, fontes, powerbanks, consoles, headsets, computadores e joysticks. Pilhas e baterias, entretanto, não serão aceitas para descarte.
O Intel Extreme Masters será realizado de 11 a 13 de outubro na Farmasi Arena, localizada na Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Para mais informações sobre o descarte de eletrônicos, acesse o site www.circulare.com.br.
Sobre a Parceria Circular Brain e Intel
A Circular Brain é uma startup que promove a economia circular de resíduos eletroeletrônicos, conectando consumidores finais, empresas e recicladores por meio do Ecossistema Circulare. Com atuação em 10 estados brasileiros, a empresa oferece programas de logística reversa para fabricantes e importadores de produtos eletrônicos, garantindo conformidade ambiental.
A parceria entre a Circular Brain e a Intel teve início em 2022 com a ação “Recicla PC”, voltada para a economia circular de notebooks e computadores.
Serviço
Intel Extreme Masters
11 a 13 de outubro – Farmasi Arena
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Estande “Recycle to Defuse” da Circular Brain