Unrailed 2: Back on Track – Impressões da demo | Análise

Jogo testado no PC


Unrailed 2: Back on Track é um jogo cooperativo de coleta, construção e gerenciamento que está sendo desenvolvido pela Indoor Astronaut. O título tem data de lançamento programada para 07/11/2024 em versão para PC.

Como uma sequência que melhora os aspectos de seu antecessor, Unrailed 2: Back on Track tem potencial e sua dinâmica é bastante divertida quando jogada em coop.

Para quem não conhece e nunca jogou, Unrailed (2020) adapta a dinâmica cooperativa e caótica e jogos como Overcooked e Moving Out, colocando os jogadores para construir trilhos e manter funcionando uma locomotiva sem freios. O objetivo é levar o trem do ponto A ao B e para isso é necessário coletar recursos para construir trilhos e também superar obstáculos em um formato que exige coordenação com divisão de tarefas que às vezes acabam se tornando caóticas. Esta sequência chega para melhorar a experiência, mantendo o formato, mas adicionando e modificando alguns elementos da jogatina para deixar tudo mais dinâmico e divertido.

Apesar do objetivo ser o mesmo, Unrailed 2 adiciona várias novidades e uma dessas são novos caminhos e biomas, sendo possível agora escolher entre caminhos gerados proceduralmente a partir de diferentes dificuldades, com o sistema influenciando na quantidade de recursos, obstáculos, perigos e também nas recompensas. Além dos diferentes caminhos, também temos novas habilidades para os personagens e melhorias para os vagões do trem, sendo que para adquiri-los será necessário pregos que são recebidos como recompensas dos níveis, ou seja, às vezes vale a pena arriscar um mapa mais difícil para conseguir novas melhorias e facilitar a progressão.

O grande diferencial desta sequência com certeza são os chefes e criaturas e agora será necessário de certa forma “lutar” contra esses. Dependendo da dificuldade que escolher e também da “distância” progredida, será possível encontrar e ter de enfrentar estes novos inimigos durante a jogatina e temos desde monstros que arremessam explosivos e até chefes que destroem recursos e partes do cenário e outros que utilizam habilidades especiais que afetam uma grande área. Alguns desses podem ser enfrentados ao destruir os blocos onde eles se encontram, já outros não podem ser atacados e os jogadores precisam cooperar para conseguir superar esses novos obstáculos.

No lançamento do primeiro jogo era necessário jogar em coop sem modo solo, este que foi implementado em atualizações que adicionaram um bot para te auxiliar. Esta sequência já chega com este recurso e desde o início já é possível jogar solo com o auxílio do bot que pode ser comandado ou em coop com amigos tendo até um modo de competição online, onde é possível enfrentar outros grupos de jogadores para ver quem consegue completar o objetivo primeiro. Para complementar a experiência, também tivemos a adição de um editor de mapas para você explorar a sua criatividade e desenvolver os mapas da forma que quiser.

O primeiro jogo foi desenvolvido no motor Unity, já esta sequência foi feita com base no Godot e essa troca de engine foi acompanhada de melhorias gráficas. O jogo continua com gráficos baseados em Voxel Art porém tudo está melhor detalhado, com modelos que trazem mais cores, contrastes e efeitos de sombra. A trilha sonora é divertida e as músicas de fundo embalam a jogatina e não são enjoativas.

No final, Unrailed 2: Back on Track consegue melhorar a experiência de seu antecessor em um formato que tem potencial e com certeza irá divertir quem procura por um desafio solo ou uma jogatina divertida em coop. O jogo ainda está em desenvolvimento, com seu lançamento próximo e se você se interessou com certeza vale a pena adicioná-lo a sua lista de desejos.

Confira no vídeo abaixo um trecho de gameplay de Unrailed 2: Back on Track:

Sair da versão mobile