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Heineken lança campanha em homenagem a Ayrton Senna e seu legado de união entre os brasileiros

Em 1991, Ayrton Senna, bicampeão mundial de Fórmula 1, conquistou pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil em uma corrida memorável. Lutando contra uma caixa de câmbio travada na sexta marcha nas voltas finais, o piloto presenteou os brasileiros com uma vitória histórica em Interlagos.

Agora, 33 anos depois, a Heineken lança uma campanha que convida os brasileiros a celebrar esse ícone do esporte que continua a unir e emocionar o país. Criada pela agência LePub São Paulo, a campanha 360° destaca o poder de união de Senna e da Heineken, simbolizado por um gesto icônico: o brinde.

Patrocinadora global da Fórmula 1, a Heineken estreia essa homenagem com um filme dirigido por Armando Bo, diretor vencedor do Oscar. A peça publicitária “The Toast” foi exibida em horário nobre nas principais emissoras de TV, como Globo, Record, Band e SBT, além de cinemas e plataformas digitais.

O filme começa relembrando a primeira vitória de Senna em Interlagos, em 1991, com cenas das arquibancadas lotadas e o piloto erguendo o troféu com uma das mãos. Em seguida, um grupo de amigos brinda ao ídolo com garrafas de Heineken, criando uma ligação entre o passado e o presente.

Famílias e grupos de amigos, assistindo ao momento histórico em um VHS, também levantam suas garrafas de Heineken em homenagem ao piloto. O filme passa por outros momentos marcantes, como a transição de 1994, quando o brinde se transforma em uma homenagem à lenda.

Heineken - Um brinde aos brindes do Senna
Frame campanha / Créditos: Divulgação

A campanha também retrata diferentes gerações celebrando o legado de Senna. Em 2000, uma mulher vestida com o icônico macacão vermelho do piloto participa de uma festa à fantasia, brindando com Heineken. Em 2013, um grupo de amigos brinda enquanto joga um videogame inspirado na Fórmula 1, e em 2021, o streamer Gaules faz uma saudação ao ídolo ao reagir à icônica vitória de 1991.

Heineken - Um brinde aos brindes do Senna
Frame campanha / Créditos: Divulgação

O filme termina com uma cena impactante de Alain Prost, maior rival de Senna nas pistas, brindando ao legado do brasileiro. A trilha sonora “Lean On Me”, de Bill Withers, embala toda a narrativa, traduzindo o amor dos brasileiros por Ayrton Senna.

Heineken - Um brinde aos brindes do Senna
Frame campanha / Créditos: Divulgação

A conexão entre Ayrton Senna e Heineken não é de hoje. Em 2019, a marca produziu o filme “Obrigado”, criado pela agência Publicis Brasil, como parte da campanha #ObrigadoSenna, hashtag essa que retorna para a campanha deste ano. Na ocasião, o filme retratou diversos momentos da história recente do País nos quais a bandeira brasileira está presente. Com isso, além do filme, veiculado na TV e online, Heineken também preparou, em parceria com a família Senna, eventos que foram realizados em São Paulo no mês de novembro. A primeira ação colaborativa aconteceu em maio do mesmo ano, durante o Senna Day.

“Para nós, é uma honra enaltecer Ayrton Senna, um dos maiores ídolos de todos os tempos. Senna é um símbolo de determinação e superação, e a Heineken se orgulha de poder celebrar sua história, reunindo pessoas para comemorarem os momentos inesquecíveis que vivemos com ele. Esta é uma homenagem ao seu legado, a sua vida e ao seu superpoder de unir as pessoas”, comenta Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil.

“Em toda a comunicação, trazemos esse ponto de intersecção entre Heineken e Senna, que é a capacidade de ambos unirem as pessoas em um simples gesto que diz muito: o brinde. Também tivemos o cuidado ao escolher o Armando Bo, um baita cineasta premiado para dirigir o filme, sem contar com a participação do Prost, o principal rival de Senna que também prestou sua homenagem nesta campanha”, conta Felipe Cury, CCO e sócio da LePub São Paulo, agência responsável por toda a criação da campanha.

“O Ayrton sempre teve um perfil agregador, de querer estar perto das pessoas e no fato de que ele unia gerações em frente à TV, unia os fãs para acompanhar as corridas e une o mundo para celebrar o seu legado. A campanha da Heineken traduz esse sentimento em uma homenagem repleta de significado e que ganha ainda mais emoção ao relembrar uma vitória icônica do Senna: a de Interlagos, em 1991”, comenta Ana Simões, diretora executiva de marketing da Senna Brands, empresa responsável por perpetuar o legado de Ayrton Senna.

Além dos filmes nas versões de 60″ e 30″ que serão exibidos em TV, cinema e mídias digitais, a ação também contará com mídia OOH, ativações com fãs de Heineken e influenciadores digitais.

Ficha Técnica

Heineken

  • Marketing: Beatrice Jordão, Fabrizio D’angelo, Carlos Mario Rico Franco, Laisa Valerio, Lucas Pires Barbosa, Eduardo Picarelli, Cecília Bottai, Guilherme Retz, Daniella Iebba, Nabil Nasser, Bram Westenbrink, Dolf van den Brin
  • Mídia: Fernanda Saboya, Williane Vieira
  • Brand PR: Adriana Teixeira, Camille Nunes, Pedro dos Reis Duarte

Le Pub Brasil

  • GLOBAL CEO: Bruno Bertelli
  • GLOBAL CCO: Cristiana Boccassini e Mihnea Gheorghiu
  • CCO & Partner: Felipe Cury
  • CSO & Partner: Aldo Pini
  • Executive Creative Director: Greg Kickow e Rafael Alves
  • Creative Director: Yan Prado e Leone Damiao
  • Copywriter: Victor Sotero
  • Art Director: Samoel Junqueira
  • Designer: Kayna Michelin
  • Creative Production Director: Carla Rossini
  • Senior Creative Producer: Brunno Cunha
  • Editor: Jesse Roscoe e Leo Sanches
  • Executive Operations & Business Director: Aline Garcia
  • Account Director: Juliana Dantas
  • Account Manager: Marinna Santos
  • Account Assistant: Rayani Tobias
  • Content Director: Dayana Texeira
  • Content Manager: Thais Vargas
  • Community Manager: Karina Silva
  • Head of Strategy: Mariana Coradi
  • Strategy Director: Marilia Duran
  • Strategy Manager: Mansur Atique
  • Media Director: Priscilla Leite
  • Media Manager: Jussara Bezerra
  • Media Supervisor: Lucas Gimenez e Fernando Brito
  • Media Coordinator: Carla Tassi
  • Media Assistant: Eric Bueno
  • Chief Communications Officer: Paula Ganem
  • Communications Manager: Mafê Malozzi

Produtora Rebolucion

  • Production Company: Rebolucion
  • Film Director: Armando Bo and Watta Hermanez
  • Executive Producer: Ciro César Silva
  • Line Producer: Chancho, Mariano Avellaneda and Alexandre Macen
  • Producers: Mariana Khuri and Lúcio Sulzbach
  • Production Coordination: Érika Andrade and Sarah Moura
  • 1st Assistant Director: Juan Joaquin and Ana Claudia Azevedo
  • 2nd Assistant Director: Amanda Barros
  • Director of Photography: Rolo
  • 1st AC: Chile and Motinha
  • 2nd AC: Ricardo Pedro and Caio Freitas
  • DIT (Digital Imaging Technician): Felipe Maciel Delgado
  • Production Designer: Frederico Alves
  • Art Assistant: Thais Russo and Mariana Naomi
  • Art Producer: Vinicius Marcial
  • Props Production: Mariana Hermann
  • Costume Production: Giovanna Moretto
  • Makeup: Carla Cristina Carrasco
  • Production Direction: Tatiana Ueda
  • Production Manager: Sara de Rizzo
  • Production Assistant: Livia Maria and Daniel dos Santos
  • Location Manager: Jefferson dos Santos and Gabriela Salgado
  • Set Dresser: Magosh and Diogo Telles
  • Casting Producer: Deborah Antunes
  • Best boy electrician: Walério Máximo and Álvaro Crispi
  • Best boy grip: Alexandre Fidelis and Gerlando Dos Santos Pereira
  • Post-Production Coordinator: Fernando de Souza Maria Laura Rodriguez (Rebolucion ARG)
  • Editor: Felix Soifer
  • Color grading: Bleach
  • Finishing: Da8ocho (Gabriel Mongardi)
  • 3D: Butterfly
  • Finisher: Juliana Sánchez (Rebolucion ARG) / Rebolucion BR crew

Produtora DaHouse

  • Produtora de áudio: DaHouse Audio
  • Produção e direção musical: Lucas Mayer e Silvinho Erné
  • Narrador: Vina Mottecy
  • Mix e master: Rodrigo Deltoro
  • Atendimento e Coordenação: Carol Masseti e Andrea Oliveira

Trilha sonora

  • Título: Lean on me
  • Artista: Bill Withers
  • Published by: Universal Mus. Publishing MGB Brasil Ltda. em nome de Universal Music Works

Círculo CRM

  • Sócio & CEO: Luís Greco
  • Sócio & COO: Miguel Pires
  • Sócio & CMO: Pedro Castro
  • Account Manager: Camila Moura
  • Strategy Manager: Harumi Kavazaro
  • Creative Director: Polyana Tarquinio
  • Content Manager: Laryssa Neves
  • Marketing Cloud Specialist: Otavio Takahashi
  • Marketing Cloud Assistant: Luiz Balaminute
  • Data analyst: Matheus Fernandes

DENTSU – Digital Media

  • Executive Business Director: Caroline Bassi
  • Media Director: Raphael Cunha
  • Media Manager: Cleberson Luque
  • Business Manager: Aline Licen e Ana Carla Melo Sartori
  • Business Supervisor: Julia Santos
  • Media Supervisor: Jullyana Ferreira e Ana Paula Fernandes
  • Media Sênior Analyst: Maria Eduarda Custodio
  • Media Analyst: Vinicius Ratnieks Sganzerla

LEMA+ | Community & Influencer e Press

  • CO-Founder & COO: Letícia Zioni
  • Partner & CCO: Guilherme Maia
  • Account Manager: Maria Puebla
  • Services and Project Manager: Fe Klingelhoefer
  • Creative Strategy Manager: Felipe Vaitsman
  • Creative Strategy Coordinator: Sidney de Oliveira
  • Strategy Leader: Andrés Piza
  • Creative Strategist: Duma Pinheiro
  • Creative Copywriter: Stella Carvalho
  • Creative Art Director: Ruan Araújo
  • Creative Copywriter: Kenia de Mattos
  • Creative Art Director: Daniel Magalhães
    Press Officer Manager: Luís Dolci
  • Press Officer: Mayara Grosso
  • Press Officer: Isabella Battistoni
  • Press Officer Assistant: Fernando Bocardo
  • Community & Influencer Leader: Gabriella Marçola
  • Community & Influencer Specialist | HNK Regular: Maiara Vieira
  • Community & Influencer Specialist | HNK 0.0: Lucas Martins
  • Community & Influencer Assistant: Guilherme Alves

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
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