Heineken lança campanha em homenagem a Ayrton Senna e seu legado de união entre os brasileiros

Em 1991, Ayrton Senna, bicampeão mundial de Fórmula 1, conquistou pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil em uma corrida memorável. Lutando contra uma caixa de câmbio travada na sexta marcha nas voltas finais, o piloto presenteou os brasileiros com uma vitória histórica em Interlagos.

Agora, 33 anos depois, a Heineken lança uma campanha que convida os brasileiros a celebrar esse ícone do esporte que continua a unir e emocionar o país. Criada pela agência LePub São Paulo, a campanha 360° destaca o poder de união de Senna e da Heineken, simbolizado por um gesto icônico: o brinde.

Patrocinadora global da Fórmula 1, a Heineken estreia essa homenagem com um filme dirigido por Armando Bo, diretor vencedor do Oscar. A peça publicitária “The Toast” foi exibida em horário nobre nas principais emissoras de TV, como Globo, Record, Band e SBT, além de cinemas e plataformas digitais.

O filme começa relembrando a primeira vitória de Senna em Interlagos, em 1991, com cenas das arquibancadas lotadas e o piloto erguendo o troféu com uma das mãos. Em seguida, um grupo de amigos brinda ao ídolo com garrafas de Heineken, criando uma ligação entre o passado e o presente.

Famílias e grupos de amigos, assistindo ao momento histórico em um VHS, também levantam suas garrafas de Heineken em homenagem ao piloto. O filme passa por outros momentos marcantes, como a transição de 1994, quando o brinde se transforma em uma homenagem à lenda.

Frame campanha / Créditos: Divulgação

A campanha também retrata diferentes gerações celebrando o legado de Senna. Em 2000, uma mulher vestida com o icônico macacão vermelho do piloto participa de uma festa à fantasia, brindando com Heineken. Em 2013, um grupo de amigos brinda enquanto joga um videogame inspirado na Fórmula 1, e em 2021, o streamer Gaules faz uma saudação ao ídolo ao reagir à icônica vitória de 1991.

Frame campanha / Créditos: Divulgação

O filme termina com uma cena impactante de Alain Prost, maior rival de Senna nas pistas, brindando ao legado do brasileiro. A trilha sonora “Lean On Me”, de Bill Withers, embala toda a narrativa, traduzindo o amor dos brasileiros por Ayrton Senna.

Frame campanha / Créditos: Divulgação

A conexão entre Ayrton Senna e Heineken não é de hoje. Em 2019, a marca produziu o filme “Obrigado”, criado pela agência Publicis Brasil, como parte da campanha #ObrigadoSenna, hashtag essa que retorna para a campanha deste ano. Na ocasião, o filme retratou diversos momentos da história recente do País nos quais a bandeira brasileira está presente. Com isso, além do filme, veiculado na TV e online, Heineken também preparou, em parceria com a família Senna, eventos que foram realizados em São Paulo no mês de novembro. A primeira ação colaborativa aconteceu em maio do mesmo ano, durante o Senna Day.

“Para nós, é uma honra enaltecer Ayrton Senna, um dos maiores ídolos de todos os tempos. Senna é um símbolo de determinação e superação, e a Heineken se orgulha de poder celebrar sua história, reunindo pessoas para comemorarem os momentos inesquecíveis que vivemos com ele. Esta é uma homenagem ao seu legado, a sua vida e ao seu superpoder de unir as pessoas”, comenta Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil.

“Em toda a comunicação, trazemos esse ponto de intersecção entre Heineken e Senna, que é a capacidade de ambos unirem as pessoas em um simples gesto que diz muito: o brinde. Também tivemos o cuidado ao escolher o Armando Bo, um baita cineasta premiado para dirigir o filme, sem contar com a participação do Prost, o principal rival de Senna que também prestou sua homenagem nesta campanha”, conta Felipe Cury, CCO e sócio da LePub São Paulo, agência responsável por toda a criação da campanha.

“O Ayrton sempre teve um perfil agregador, de querer estar perto das pessoas e no fato de que ele unia gerações em frente à TV, unia os fãs para acompanhar as corridas e une o mundo para celebrar o seu legado. A campanha da Heineken traduz esse sentimento em uma homenagem repleta de significado e que ganha ainda mais emoção ao relembrar uma vitória icônica do Senna: a de Interlagos, em 1991”, comenta Ana Simões, diretora executiva de marketing da Senna Brands, empresa responsável por perpetuar o legado de Ayrton Senna.

Além dos filmes nas versões de 60″ e 30″ que serão exibidos em TV, cinema e mídias digitais, a ação também contará com mídia OOH, ativações com fãs de Heineken e influenciadores digitais.

Ficha Técnica

Heineken

Le Pub Brasil

Produtora Rebolucion

Produtora DaHouse

Trilha sonora

Círculo CRM

DENTSU – Digital Media

LEMA+ | Community & Influencer e Press

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