Em 1991, Ayrton Senna, bicampeão mundial de Fórmula 1, conquistou pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil em uma corrida memorável. Lutando contra uma caixa de câmbio travada na sexta marcha nas voltas finais, o piloto presenteou os brasileiros com uma vitória histórica em Interlagos.
Agora, 33 anos depois, a Heineken lança uma campanha que convida os brasileiros a celebrar esse ícone do esporte que continua a unir e emocionar o país. Criada pela agência LePub São Paulo, a campanha 360° destaca o poder de união de Senna e da Heineken, simbolizado por um gesto icônico: o brinde.
Patrocinadora global da Fórmula 1, a Heineken estreia essa homenagem com um filme dirigido por Armando Bo, diretor vencedor do Oscar. A peça publicitária “The Toast” foi exibida em horário nobre nas principais emissoras de TV, como Globo, Record, Band e SBT, além de cinemas e plataformas digitais.
O filme começa relembrando a primeira vitória de Senna em Interlagos, em 1991, com cenas das arquibancadas lotadas e o piloto erguendo o troféu com uma das mãos. Em seguida, um grupo de amigos brinda ao ídolo com garrafas de Heineken, criando uma ligação entre o passado e o presente.
Famílias e grupos de amigos, assistindo ao momento histórico em um VHS, também levantam suas garrafas de Heineken em homenagem ao piloto. O filme passa por outros momentos marcantes, como a transição de 1994, quando o brinde se transforma em uma homenagem à lenda.
A campanha também retrata diferentes gerações celebrando o legado de Senna. Em 2000, uma mulher vestida com o icônico macacão vermelho do piloto participa de uma festa à fantasia, brindando com Heineken. Em 2013, um grupo de amigos brinda enquanto joga um videogame inspirado na Fórmula 1, e em 2021, o streamer Gaules faz uma saudação ao ídolo ao reagir à icônica vitória de 1991.
O filme termina com uma cena impactante de Alain Prost, maior rival de Senna nas pistas, brindando ao legado do brasileiro. A trilha sonora “Lean On Me”, de Bill Withers, embala toda a narrativa, traduzindo o amor dos brasileiros por Ayrton Senna.
A conexão entre Ayrton Senna e Heineken não é de hoje. Em 2019, a marca produziu o filme “Obrigado”, criado pela agência Publicis Brasil, como parte da campanha #ObrigadoSenna, hashtag essa que retorna para a campanha deste ano. Na ocasião, o filme retratou diversos momentos da história recente do País nos quais a bandeira brasileira está presente. Com isso, além do filme, veiculado na TV e online, Heineken também preparou, em parceria com a família Senna, eventos que foram realizados em São Paulo no mês de novembro. A primeira ação colaborativa aconteceu em maio do mesmo ano, durante o Senna Day.
“Para nós, é uma honra enaltecer Ayrton Senna, um dos maiores ídolos de todos os tempos. Senna é um símbolo de determinação e superação, e a Heineken se orgulha de poder celebrar sua história, reunindo pessoas para comemorarem os momentos inesquecíveis que vivemos com ele. Esta é uma homenagem ao seu legado, a sua vida e ao seu superpoder de unir as pessoas”, comenta Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil.
“Em toda a comunicação, trazemos esse ponto de intersecção entre Heineken e Senna, que é a capacidade de ambos unirem as pessoas em um simples gesto que diz muito: o brinde. Também tivemos o cuidado ao escolher o Armando Bo, um baita cineasta premiado para dirigir o filme, sem contar com a participação do Prost, o principal rival de Senna que também prestou sua homenagem nesta campanha”, conta Felipe Cury, CCO e sócio da LePub São Paulo, agência responsável por toda a criação da campanha.
“O Ayrton sempre teve um perfil agregador, de querer estar perto das pessoas e no fato de que ele unia gerações em frente à TV, unia os fãs para acompanhar as corridas e une o mundo para celebrar o seu legado. A campanha da Heineken traduz esse sentimento em uma homenagem repleta de significado e que ganha ainda mais emoção ao relembrar uma vitória icônica do Senna: a de Interlagos, em 1991”, comenta Ana Simões, diretora executiva de marketing da Senna Brands, empresa responsável por perpetuar o legado de Ayrton Senna.
Além dos filmes nas versões de 60″ e 30″ que serão exibidos em TV, cinema e mídias digitais, a ação também contará com mídia OOH, ativações com fãs de Heineken e influenciadores digitais.
Ficha Técnica
Heineken
- Marketing: Beatrice Jordão, Fabrizio D’angelo, Carlos Mario Rico Franco, Laisa Valerio, Lucas Pires Barbosa, Eduardo Picarelli, Cecília Bottai, Guilherme Retz, Daniella Iebba, Nabil Nasser, Bram Westenbrink, Dolf van den Brin
- Mídia: Fernanda Saboya, Williane Vieira
- Brand PR: Adriana Teixeira, Camille Nunes, Pedro dos Reis Duarte
Le Pub Brasil
- GLOBAL CEO: Bruno Bertelli
- GLOBAL CCO: Cristiana Boccassini e Mihnea Gheorghiu
- CCO & Partner: Felipe Cury
- CSO & Partner: Aldo Pini
- Executive Creative Director: Greg Kickow e Rafael Alves
- Creative Director: Yan Prado e Leone Damiao
- Copywriter: Victor Sotero
- Art Director: Samoel Junqueira
- Designer: Kayna Michelin
- Creative Production Director: Carla Rossini
- Senior Creative Producer: Brunno Cunha
- Editor: Jesse Roscoe e Leo Sanches
- Executive Operations & Business Director: Aline Garcia
- Account Director: Juliana Dantas
- Account Manager: Marinna Santos
- Account Assistant: Rayani Tobias
- Content Director: Dayana Texeira
- Content Manager: Thais Vargas
- Community Manager: Karina Silva
- Head of Strategy: Mariana Coradi
- Strategy Director: Marilia Duran
- Strategy Manager: Mansur Atique
- Media Director: Priscilla Leite
- Media Manager: Jussara Bezerra
- Media Supervisor: Lucas Gimenez e Fernando Brito
- Media Coordinator: Carla Tassi
- Media Assistant: Eric Bueno
- Chief Communications Officer: Paula Ganem
- Communications Manager: Mafê Malozzi
Produtora Rebolucion
- Production Company: Rebolucion
- Film Director: Armando Bo and Watta Hermanez
- Executive Producer: Ciro César Silva
- Line Producer: Chancho, Mariano Avellaneda and Alexandre Macen
- Producers: Mariana Khuri and Lúcio Sulzbach
- Production Coordination: Érika Andrade and Sarah Moura
- 1st Assistant Director: Juan Joaquin and Ana Claudia Azevedo
- 2nd Assistant Director: Amanda Barros
- Director of Photography: Rolo
- 1st AC: Chile and Motinha
- 2nd AC: Ricardo Pedro and Caio Freitas
- DIT (Digital Imaging Technician): Felipe Maciel Delgado
- Production Designer: Frederico Alves
- Art Assistant: Thais Russo and Mariana Naomi
- Art Producer: Vinicius Marcial
- Props Production: Mariana Hermann
- Costume Production: Giovanna Moretto
- Makeup: Carla Cristina Carrasco
- Production Direction: Tatiana Ueda
- Production Manager: Sara de Rizzo
- Production Assistant: Livia Maria and Daniel dos Santos
- Location Manager: Jefferson dos Santos and Gabriela Salgado
- Set Dresser: Magosh and Diogo Telles
- Casting Producer: Deborah Antunes
- Best boy electrician: Walério Máximo and Álvaro Crispi
- Best boy grip: Alexandre Fidelis and Gerlando Dos Santos Pereira
- Post-Production Coordinator: Fernando de Souza Maria Laura Rodriguez (Rebolucion ARG)
- Editor: Felix Soifer
- Color grading: Bleach
- Finishing: Da8ocho (Gabriel Mongardi)
- 3D: Butterfly
- Finisher: Juliana Sánchez (Rebolucion ARG) / Rebolucion BR crew
Produtora DaHouse
- Produtora de áudio: DaHouse Audio
- Produção e direção musical: Lucas Mayer e Silvinho Erné
- Narrador: Vina Mottecy
- Mix e master: Rodrigo Deltoro
- Atendimento e Coordenação: Carol Masseti e Andrea Oliveira
Trilha sonora
- Título: Lean on me
- Artista: Bill Withers
- Published by: Universal Mus. Publishing MGB Brasil Ltda. em nome de Universal Music Works
Círculo CRM
- Sócio & CEO: Luís Greco
- Sócio & COO: Miguel Pires
- Sócio & CMO: Pedro Castro
- Account Manager: Camila Moura
- Strategy Manager: Harumi Kavazaro
- Creative Director: Polyana Tarquinio
- Content Manager: Laryssa Neves
- Marketing Cloud Specialist: Otavio Takahashi
- Marketing Cloud Assistant: Luiz Balaminute
- Data analyst: Matheus Fernandes
DENTSU – Digital Media
- Executive Business Director: Caroline Bassi
- Media Director: Raphael Cunha
- Media Manager: Cleberson Luque
- Business Manager: Aline Licen e Ana Carla Melo Sartori
- Business Supervisor: Julia Santos
- Media Supervisor: Jullyana Ferreira e Ana Paula Fernandes
- Media Sênior Analyst: Maria Eduarda Custodio
- Media Analyst: Vinicius Ratnieks Sganzerla
LEMA+ | Community & Influencer e Press
- CO-Founder & COO: Letícia Zioni
- Partner & CCO: Guilherme Maia
- Account Manager: Maria Puebla
- Services and Project Manager: Fe Klingelhoefer
- Creative Strategy Manager: Felipe Vaitsman
- Creative Strategy Coordinator: Sidney de Oliveira
- Strategy Leader: Andrés Piza
- Creative Strategist: Duma Pinheiro
- Creative Copywriter: Stella Carvalho
- Creative Art Director: Ruan Araújo
- Creative Copywriter: Kenia de Mattos
- Creative Art Director: Daniel Magalhães
Press Officer Manager: Luís Dolci - Press Officer: Mayara Grosso
- Press Officer: Isabella Battistoni
- Press Officer Assistant: Fernando Bocardo
- Community & Influencer Leader: Gabriella Marçola
- Community & Influencer Specialist | HNK Regular: Maiara Vieira
- Community & Influencer Specialist | HNK 0.0: Lucas Martins
- Community & Influencer Assistant: Guilherme Alves