Iron Meat – Quase uma mistura de Contra clássico com Doomguy | Análise

Mesmo na dificuldade baixa e com armas eficientes não espere uma progressão tranquila

Analisado no Nintendo Switch


Iron Meat é um shooter do estilo run’n gun desenvolvido por Ivan Valeryevich Suvorov em conjunto com a Retroware. O título foi lançado em 26/09/2024 com versões disponíveis para as plataformas Nintendo Switch, PC, PlayStation e Xbox.

Em tempos onde os jogos AAA geralmente não inovam e não fazem jus a suas franquias, restam aos indies garantir a diversão. Iron Meat é um desses jogos que estavam fora do radar e chega com uma experiência nostálgica e divertida, em uma fórmula que basicamente mistura os clássicos Contra com Doom.

Como em quase todo clichê sci-fi, os problemas aqui também são criados por um monstro/alienígena. Em Iron Meat a Carne, uma biomassa escapa de um laboratório na Lua e parte em direção a Terra consumindo tudo que está no caminho, restando ao jogador embarcar nessa aventura como uma espécie de Doomguy para eliminar esta ameaça e salvar o planeta. A história é simples e direta, servindo mais como um plano de fundo para toda ação e tiroteio, assim não espere nada épico em relação a trama.

A jogatina aqui segue um estilo que adapta as mecânicas dos clássicos Contra, com um estilo run’n gun sem barra de vida, onde apenas um disparo é o suficiente para eliminar o protagonista com o diferencial sendo a possibilidade de se carregar dois tipos de armas. A aventura é jogada em nove níveis distintos, cada um baseado em um local diferente, mas todos compartilhando sessões de plataforma com perigos e itens espalhados nos cenários, estes que são intercalados por várias ondas de inimigos. No final de cada mapa temos um confronto com o chefe e neste quesito o jogo entrega uma boa variedade com alguns sendo fáceis e outros mais difíceis requerendo bastante atenção a projéteis e ataques.

A dificuldade é adaptável com os níveis variando na quantidade de vidas disponíveis e inimigos na tela, onde no fácil temos mais vida e menos inimigos e no mais difícil menos vidas e mais inimigos. É possível jogar solo ou em coop com até dois jogadores, mas mesmo na dificuldade baixa e com armas eficientes não espere uma progressão tranquila, pois as plataformas e perigos do cenário utilizam o conceito de pixel perfect e se você errar o tempo de pulo a morte é certa.

Os gráficos são baseados em pixel art e tudo está bem feito e existem personagens desbloqueáveis para dar uma variada na jogatina. A apresentação traz cenários e modelos que seguem uma dinâmica baseada na biomassa que está consumindo o planeta, por isso espere encontrar uma mistura de objetos misturados com pedaços da Carne e uma gore presente em praticamente todos os modelos. No geral tudo está bem desenhado, mas a paleta de cores escolhida às vezes atrapalha na diferenciação entre os perigos e os elementos do cenário, o que acaba contribuindo de certa forma para mortes bobas no decorrer de cada mapa. A trilha sonora é baseada em heavy metal com faixas que embalam a jogatina e para complementar temos um modo retrô que modifica tanto os gráficos como a trilha sonora para um estilo nostálgico

O título está disponível em todas as plataformas atuais, nós jogamos no Nintendo Switch e no console híbrido não encontramos problemas de performance tanto no modo dock quanto no portátil. Esta versão tem coop local, sendo uma boa experiência para se jogar com amigos ou solo, este último que só não é melhor no modo portátil por conta dos Joy-cons.

No final, Iron Meat é mais um indie que mistura elementos de jogos clássicos em um formato que com certeza irá agradar aos fãs de Contra e a aos de outros jogos do gênero. O preço cobrado é justo e o título pode até passar despercebido nesse enxame de jogos lançados semanalmente, mas se você gosta de Contra ou procura por algo coop para se jogar, vale muito a pena embarcar nessa jornada.

Confira no vídeo abaixo o gameplay de Iron Meat:

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