SONIC X SHADOW GENERATIONS – Já era um dos melhores Sonics, agora é também o melhor Shadow | Análise

SONIC X SHADOW GENERATIONS é um jogaço, com melhorias e aprimoramento, a inclusão da história paralela de Shadow durante os acontecimentos daquele game são um ótimo bonus

Analisado no PlayStation 5


Sonic Generations foi lançado em 01 de novembro de 2011 para o PS3, X360 e com uma versão para o Nintendo 3DS, naquela ocasião o game foi aclamado por público e crítica, ainda mais sendo a peça central de comemoração dos 20 anos de Sonic e sua turma.

Agora, em 2024, mais precisamente em 22 e 25 de outubro de 2024 a SEGA trará de volta aos jogadores o game com um grandioso plus, uma expansão, uma história paralela do que aconteceu com o Shadow durante os eventos corridos em Generations, o game dessa vez será lançado em uma amplitude maior de sistemas, incluindo PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X | S, Xbox One, Nintendo Switch e PC via Steam e Epic Games Store.

Seguindo os moldes do que vimos a Nintendo fazer em Super Mario 3D World + Bowser’s Fury, SONIC X SHADOW GENERATIONS também oferece o game original revitalizado com o adicional da história de Shadow, nesse caso, a meu ver a SEGA aproveitou melhor essa oportunidade para demonstrar os acontecimentos ocorridos em paralelo aos de Sonic durante o game, mas antes de falar da maior novidade, vou dar uma passada pelo Generations.

Em Sonic Generations estamos nas comemorações de 20 anos do ouriço azul, sim literalmente o game começa com uma festa de aniversário, que é interrompida por um novo vilão, o Time Eater, que claro, é parceiro de Dr. Eggman e visa reescrever a história de todos os personagens, apagando o passando e bagunçado as linhas do tempo, sendo assim, jogamos em diversas fases históricas de Sonic, passando por diversas eras, desde os jogos clássicos do Mega Drive, passando pela era Dreamcast, incluindo Sonic Heroes, que nunca foi lançado para o console, mas entra como a mesma geração e finalizando com fases dos games mais recentes da época, que era o caso de Sonic 2006, Sonic Unleashed e Sonic Colors.

O gameplay aqui é divido em dois atos, sendo o primeiro em 2D com o Sonic clássico e o 3D com o Sonic Moderno, que nessa nova versão recebeu leves melhorias, como a opção de jogar com um novo esquema de controles para o Sonic moderno, mais alinhado com os jogos recentes e o Drop Dash, movimento criado em Sonic Mania para o Sonic clássico.

Não foi só a jogabilidade que recebeu upgrades, esse remaster teve visuais melhorados, cinemáticas retrabalhadas, a inclusão de Chaos Escondidos prontos para serem resgatados, algo semelhante visto em Sonic Adventure 2 e mais alguns aprimoramentos.

No geral, o bom e já clássico Sonic Generations em sua melhor forma, agora disponível para as plataformas modernas com melhorias, valia muito a pena em 2011 e continua a valer muito em 2024.

Feito isso, vamos para a novidade, a cereja do bolo, o Ano do Shadow! Não é novidade para ninguém que de todos os personagens que a SEGA criou para o universo de Sonic, o único capaz de rivalizar com o ouriço azul em nível de popularidade é o Shadow, e isso fica mais claro ainda vendo todo o furor que sua aparição e anúncio de presença central no terceiro filme da franquia que estreia em 25 de dezembro. Em Sonic 3 boa parte da história será focada em Shadow e no relacionamento dos nossos heróis com ele no desenrolar da história, e aproveitando desse gancho, a Sonic Team nos trouxe basicamente isso nessa expansão, não vou dar detalhes sobre a história, mas aqui o Time Eater também mexe com a timeline de Shadow, história essa que é de conhecimento geral mas o game nos da uma cinemática opcional para ser assistida antes dos eventos do game.

Em Shadow Generations também somos transportados para a Espaço Branco, com a maior diferença aqui é que a movimentação é toda em 3D, diferente da visão lateral de Sonic Generations. Nesse ambiente podemos andar pela área liberada coletando anéis, parafusos e baús que contém música, arte e cenas passadas de Shadow, é aqui também que as fases mais marcantes da história do ouriço preto estão colocadas, mas infelizmente não são muitas, elas também estão divididas em dois atos, mas invertidos, o Ato 1 jogamos com Shadow em 3D num ambiente familiar, mas também adulterado das fases originais, assim como ocorre em Sonic Generations, no Ato 2 as coisas mudam, e jogamos versões em 2D desses estágios, algo inédito e uma anomalia causada pelo Time Eater, afinal, Shadow não existia quando os games de Sonic eram em 2D. Isso muda apenas no último estágio, onde ambos os atos são em 3D.

Nesse game Shadow receberá mudanças e incrementos em sua jogabilidade, logo de começo temos o medidor de controle do Caos que, conforme jogamos, seja coletando anéis ou derrotando inimigos, ele vai enchendo, além disso, bolhas de energia podem ser encontradas pelos estágios. O controle do Caos permite que Shadow desacelere o tempo, permitindo que façamos manobras que não seriam possíveis em velocidade normal, isso vale para uso nas fases e no Espaço Branco, lembre-se disso. Shadow ainda pode disparar um pequeno impulso elétrico que ativa alguns sensores, abrindo portas, ativando plataformas entre outras coisas. Ao final de cada estágio podemos receber um item, o primeiro pode conceder ao Shadow uma nova habilidade relacionada a Doom e a outra é uma chave de chefe, que vai permitir que ativemos o portal do tempo.

Essas novas habilidades coletadas de Doom ampliam de forma significativa o poderio de Shadow, mais ou menos como os Wisp fizeram pelo Sonic em Colors ou outros games que eles apareceram depois, aqui Shadow pode coletar 5 diferentes habilidades Doom, sendo uma delas capaz de atirar até 5 lanças em inimigos ou objetos do cenário, a outra ativando um golpe em combo capaz de lançar inimigos longe, a terceira vai permitir Shadow surfar pelas águas em cima de um espécie da arraia, a próxima da o poder se transformar em um ser meio gelatinoso, no melhor estilo Venon e se prender em áreas específicas, algo como os Inklings fazem em Splatoon, aquela natação estilo tubarão pela superfície com saltos entre uma bolha e outra de para acessar novas dessas áreas. E por fim, mas não menos importante, asas de Doom, essas aqui têm um uso mais parecido com o Super Sonic, sendo necessários 50 anéis para ativá-las e que são consumidos conforme são usadas, porém, não é sempre que podemos fazer uso, sendo assim, ela é ótima para os cenários mais difíceis, mas só quando podem ser usada.

Falando em cenários, eles estão lindos, fases imensas e cheias de obstáculos, inimigos e rotas alterativas, pode explorar sem medo, com o acesso dessas novas habilidades abre-se bastante o leque de opções de como enfrentar cada estágio. Um ponto interessante que assim como em Sonic Generations, após coletarmos a chave do chefe que ativa o portal do tempo o game nos oferece alguns desafios com instruções especificas para a coleta das chaves que abrirão o portal, feito isso, vamos enfrentar chefes já conhecidos do histórico de Shadow, e para aqueles que a esse ponto podem estar se perguntando, “tá, mas como Shadow está tendo uma aventura paralela se ele é um dos resgatados em Sonic Generations?”, quanto a isso, fiquem tranquilos, os devs não esqueceram disso e tudo foi bem integrado entre os dois games.

Porém, nem tudo aqui são mil maravilhas, SONIC X SHADOW GENERATIONS ainda oferece alguns pontos falhos de jogabilidade, principalmente relacionados a câmera, que estão menos comuns, algumas escolhas de gameplay, como por exemplo, aquelas benditas barras onde os personagens ficam girando para performar um salto perfeito, caso contrário pode ser a morte e por fim, e muito mais crítico, as batalhas de chefes, longas, cansativas e por vezes entediantes, não vou dizer qual, mas um deles em Shadow Generations é desanimador, por favor SEGA, seja menos megalomaníaca nessas batalhas de chefes, uma criança jamais seria capas de superar aquele chefe lá…

Para finalizar, SONIC X SHADOW GENERATIONS é um jogaço, não sem os seus problemas, mas ainda assim é bom demais poder revisitar um game tão importante na história de Sonic, com melhorias e aprimoramento, a inclusão da história paralela de Shadow durante os acontecimentos daquele game são um ótimo bonus, oferecendo novidades no gameplay e uma boa história para esse personagem e aqueles ligados diretamente com ele, o preço cobrado é razoável, aqueles que fizerem a compra da versão Deluxe poderão jogar o game já amanhã, dia 22/10, além disso recebem alguns mimos legais e também acesso a um estágio novo que será lançado em comemoração ao lançamento do filme Sonic 3 em dezembro.

Confira no vídeo abaixo um trecho da gameplay de SONIC X SHADOW GENERATIONS:

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