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Super Mario Party Jamboree – Quase uma versão definitiva desta festa | Análise

Super Mario Party Jamboree chega introduzindo novidades que tornam a jogatina mais justa e com modos de jogo e atividades que vão agradar tanto os jogadores mais tradicionais

Analisado no Nintendo Switch


Super Mario Party Jamboree é o novo jogo da franquia Mario Party desenvolvido pela Nintendo Cube e distribuído pela Nintendo. O título é mais um exclusivo da plataforma Nintendo Switch estando disponível desde 17/10/2024.

Sendo o décimo nono jogo da franquia e o terceiro no Switch, Super Mario Party Jamboree é quase como uma versão definitiva dessa experiência. O título chega combinando os melhores aspectos dos outros jogos e com novos recursos que de certa forma tentam corrigir os defeitos da franquia, tudo isso em um conjunto que é divertido e vale muito a pena jogar, principalmente em coop com amigos.

Super Mario Party Jamboree

A franquia Mario Party não é nova e teve início em 1998 no Nintendo 64. Desde seu lançamento, a série veio recebendo novas versões para os outros consoles da desenvolvedora e também para os portáteis, com os últimos jogos para Switch incorporando recursos online que possibilitam a jogatina com jogadores de todo o planeta. Jamboree segue neste mesmo ritmo e inclui desde os modos tradicionais, aos novos modos online e agora também uma espécie de modo história.

No console híbrido, a franquia teve dois títulos de sucesso, mas ambos criticados por seus controles, com Super Mario Party (2018) tendo o foco total nos Joy-Cons e seus recursos motion e Mario Party Superstars (2021) que de certa forma abandonou os Joy-Cons para uma jogatina mais tradicional. Este novo título entra numa experiência que agrada Gregos e Troianos, incorporando mini games de controles tradicionais e outros opcionais baseados no motion dos Joy-Cons com alguns modos exclusivos para quem procura essa experiência mais dinâmica.

Para jogar nós temos 7 modos distintos, sendo o primeiro deles o modo clássico. O modo Mario Party segue a jogatina tradicional da série com algumas adições, aqui é possível jogar com até 4 jogadores em coop local ou contra outros online e podemos competir em 7 tabuleiros com 4 iniciais e outros 3 liberados conforme você avança e conclui desafios. Este modo é baseado na experiência clássica, onde é necessário rodar o dado e correr o tabuleiro, coletando moedas e participando de minigames, tudo para chegar até a estrela e o vencedor é quem tiver mais estrelas no final das rodadas.

Este modo de jogo traz tabuleiros reformulados com tamanho menor, novos atalhos e mecânicas para tornar a experiência de jogo mais dinâmica. Quem está habituado a franquia sabe que este modo é de certa forma injusto e geralmente quem ganha é quem tiver mais sorte, com situações bizarras que alteram a jogatina de uma hora para outra. Para tentar corrigir este problema e deixar tudo mais justo, o novo título introduz o novo sistema de companheiros “Jamboree” e as regras PRO.

O novo sistema Jamboree adiciona companheiros de forma aleatória no tabuleiro, quem chegar primeiro consegue garantir o companheiro e temos vários, cada um com uma habilidade especial influenciando diretamente na jogatina e além disso, com um companheiro você irá coletar recompensas em dobro, o que possibilita uma larga vantagem. As novas regras PRO são uma opção que modifica os sistemas de jogo, retirando praticamente todas as aleatoriedades da experiência, com elas a estratégia e os caminhos que o jogador tomar durante a partida é que terão um peso maior no final da jogatina. Essas regras são muito bem vindas, pois com elas é possível que os jogadores decidam como proceder, seja perdendo de forma intencional ou optando por jogar para vencer, sem depender das decisões tomadas pela CPU.

Outro modo de jogo para 4 jogadores local ou online é o Marina dos minijogos. Este modo deixa o tabuleiro de lado e foca totalmente nos 110 minijogos disponíveis, temos modos de dupla, desafios diários, sobrevivência e até boss rush. As atividades aqui trazem uma boa variedade de desafios, com alguns sendo versões baseadas em minijogos de outros títulos, outros totalmente novos e alguns feitos para os controles motion, novamente é possível optar por incluir ou não estes últimos. A Marina dos minijogos é perfeita para quem busca por partidas rápidas e até um modo para se jogar com vários jogadores, pois como o foco é em minijogos, o perdedor pode simplesmente passar o controle para o próximo.

Os controles motion do primeiro jogo no Switch foram polêmicos, mas parte dos jogadores gostou e eles não estão de fora aqui. Além dos minijogos, Jamboree também traz três modos exclusivos para esses controles com a Cozinha Rítmica, a Fábrica do Toad e as Aventuras Aéreas para quem gosta deste estilo. O modo Cozinha Rítmica pode ser jogado com até 4 jogadores cada um com um controle e aqui basicamente temos de executar tarefas culinárias, realizando movimentos de acordo com o ritmo da música, ganhando quem for mais consistente. A Fábrica do Toad traz uma experiência para até 4 jogadores de forma diferente, aqui o objetivo é levar esferas do ponto A ao B para fabricar os itens que serão utilizados no jogo base, para isso os jogadores precisam utilizar os controles motion para controlar mecanismos e guiar as esferas por uma espécie de labirinto, este modo é divertido e exige bastante coordenação. Por último temos as Aventuras Aéreas para até 2 jogadores onde temos atividades de táxi aéreo e de competição para coleta de parajoaninhas, de todos os modos motion este é o mais simples e tecnicamente o menos divertido.

O conceito de Mario Party sempre foi o de um jogo de festa local para multiplos jogadores, porém com a evolução da tecnologia e dos recursos online do novo console esse objetivo de certa forma mudou. Jamboree introduz alguns novos modos de jogo exclusivo para a jogatina solo ou online, eles são interessantes, mas poderiam ser melhores com o coop local.

A Jornada das tarefas é a experiência solo aqui, ela é uma espécie de modo história onde o jogador precisa completar objetivos para ajudar na reconstrução dos tabuleiros de jogo. Este modo só pode ser jogado de forma solo, sem coop mas com livre movimentação entre as casas dos tabuleiros, temos pequenas histórias e é algo a mais do que jogatina tradicional que pode ser interessante mas não carrega a diversão dos modos coop.

Com o foco total na jogatina online ou local para um jogador, temos os novos modos Bowserathlon e Brigada anti-Bowser. O Bowserathlon é um modo para até 19 jogadores online ou local solo contra a CPU, neste modo nós temos uma corrida entre os participantes, onde a performance individual em cada minigame dita quem estará na frente. Este modo é divertido, mas por algum motivo a Nintendo decidiu não colocar coop local, o que acaba limitando a experiência para quem não tem o serviço online e como estamos falando de mini games a falta do coop não faz muito sentido.

Por último temos a Brigada anti-Bowser, um novo modo de jogo para até 8 jogadores online ou solo com a CPU. Na Brigada anti-Bowser os jogadores precisam cooperar e dividir tarefas, evitando obstáculos para conseguir recursos e carregar um canhão, disparando-o no falso Bowser. Este modo de jogo é bastante divertido e desafiador, com os mapas trazendo perigos e as rodadas com um tempo limitado, sendo a cooperação essencial, mas infelizmente a experiência novamente é afetada pela falta de coop local, sendo mais um jogo onde é necessário o serviço online, múltiplos consoles e cópias do jogo para se conseguir jogar com amigos.

Modos de jogo de lado, Jamboree também entrega diversos personagens jogáveis e uma ambientação na qualidade Nintendo. O título chega com a maior quantidade de personagens jogáveis da franquia, sendo 22 totais com 20 iniciais e 2 liberáveis, a variedade é boa e encontramos heróis, vilões e secundários, alguns bastante queridos e outros com aspectos coadjuvantes, mas tudo aqui está bem desenhado. A ambientação está muito bem feita e como de praxe temos atenção aos mínimos detalhes, os modelos de personagens estão legais, os cenários trazem diferentes temáticas e bons efeitos de partículas, iluminação e sombras e de quebra temos várias opções de customização, com itens para decorar o cenário inicial e adesivos de reações. A trilha sonora segue com faixas divertidas para embalar a jogatina e temos localização em PT-BR que incluem vozes do narrador.

De fato, Jamboree melhora a experiência da série, mas ainda temos alguns problemas em relação ao ritmo do jogo de tabuleiro. Quem já jogou algum Mario Party sabe que a série sofre com os atrasos do ritmo de jogo causados pela quantidade de animações, estas que não podem ser puladas durante a jogatina de tabuleiros. Este novo título introduz duas novas opções que amenizam um pouco este problema, sendo possível agora acelerar os textos e as ações da CPU no modo tabuleiro, ambos recursos que são bem vindos, mas ainda não resolvem o problema. Infelizmente, mesmo com os novos recursos ativados, o modo clássico de Jamboree ainda tem um excesso de animações e a experiência de tabuleiro ainda tem o ritmo afetado por estas que não podem ser puladas e acabam se tornando repetitivas e enjoativas com o tempo.

No final, Super Mario Party Jamboree é quase uma versão definitiva e moderna de Mario Party. O título chega introduzindo novidades que tornam a jogatina mais justa e com modos de jogo e atividades que vão agradar tanto os jogadores mais tradicionais, quanto os que gostaram da experiência motion dos Joy-Cons. O preço cobrado é salgado e quem não tem nenhum dos jogos da franquia no Switch deve optar por este, contudo se você já tem algum dos outros dois, é mais interessante economizar alguns trocados e aguardar uma futura promoção. Quem não consegue aguardar por adquiri-lo via Cupons Nintendo que garantem um desconto, ou em até 6x sem juros através da Nuuvem.

Confira abaixo um vídeo de gameplay de Super Mario Party Jamboree

Super Mario Party Jamboree

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Divertido
  • Ambientação
  • Novos recursos
  • Minijogos para todos

Negativos

  • Falta coop em alguns modos de jogo
  • Ritmo ainda lento no modo tabuleiro
  • Parte da experiência travada no Online

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
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