Setembro de 2024 trouxe uma notícia não muito animadora para o mercado de consoles nos Estados Unidos. De acordo com dados da Circana, houve uma queda de 44% nas vendas de consoles comparado ao mesmo período de 2023. Esse resultado marcou o pior setembro desde 2019 no mercado americano. Apesar disso, o PlayStation 5 manteve a liderança em vendas, com destaque para o modelo com leitor de discos, que representa 82% do total vendido ao longo da vida útil da console.
Mesmo com a forte tendência para o digital, os jogadores ainda mostram preferência pelo modelo físico, uma opção mais cara, mas que oferece a possibilidade de colecionar e revender os jogos. A versão digital da PS5, que é mais acessível, representou 40% das vendas de hardware no mês de setembro.
A queda no mercado de consoles não foi exclusividade da Sony. As vendas do Xbox Series X e Series S também sentiram o impacto, com uma queda de 54% em comparação com o ano anterior. No entanto, a Xbox Series X se destacou ao superar o Series S, representando 58% das vendas de consoles Xbox no mês e 51% no acumulado desde o lançamento das duas versões, em novembro de 2020.
Entre os jogos, EA Sports FC 25 foi o grande destaque de setembro, conquistando o posto de jogo mais vendido e registrando o melhor lançamento de um jogo de futebol nos Estados Unidos. Em segundo lugar, Astro Bot também fez bonito, e outros títulos como The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, NBA 2K25 e NHL 25 também tiveram estreias significativas no mercado.
Olhando para frente, resta saber como as fabricantes de consoles vão reagir para contornar essa queda expressiva nas vendas de hardware, especialmente com lançamentos de peso a caminho.