PowerWash Simulator: Pacote Especial Shrek – A faxina chegou tão, tão distante | Análise
Essa DLC destaca como a FuturLab tem aproveitado bem essas colaborações para entregar um ótimo fan service
Analisado no PlayStation 5
Lançado dia 10 de outubro de 2024, o pacote especial Shrek é mais uma DLC paga para o jogo de relaxamento e limpeza PowerWash Simulator, desenvolvido pela Future Lab e publicado pela Square Enix, esse é o quarto pacote de conteúdo adicional pago lançado para o jogo que está acessível nos consoles PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e PC.
O Pacote Especial Shrek para PowerWash Simulator apresenta cinco novos níveis inspirados em cenários memoráveis dos filmes Shrek e Shrek 2. Os locais de limpeza variam desde uma seção da rua principal de Duloc onde somos contratados para o serviço pelo próprio Lorde Farquaad, na sequência Fiona pede que limpemos o Refúgio de Lua de Mel no hotel de férias de João e Maria, com direito à carruagem em forma de cebola e tudo mais. O terceiro nível é pântano do próprio Shrek onde o burro deu uma festa e precisa que tudo fique limpo antes que o casal volte da Lua de Mel, a fábrica de poções da Fada Madrinha é o maior cenário e também um dos mais belos e por último, o Covil do Dragão.
Um detalhe curioso dessa DLC é a de os desenvolvedores preferiram cenários grandes e detalhados ao invés de pequenos serviços como outros conteúdos já ofereceram antes, por exemplo, no passado tivemos serviços de limpeza de pequenos veículos ou áreas bem menores, no Pacote Especial Shrek não, os cinco cenários disponíveis são grandes e bastante detalhados, o que é bem vindo para alguns jogadores e pode afugentar outros pelo nível de compromisso necessário para dar conta de cada um dele, no meu caso? Gostei da proposta, mas senti falta de ter um ou dois cenários menores e mais rápidos, por exemplo, a carruagem de cebola no segundo estágio poderia ser um cenário menor para dar aquela sensação de progressão mais rápida.
Seguindo o exemplo do DLC Warhammer 40K, o pacote inclui uma armadura de cavaleiro e uma reskin da lavadora Prime Vista PRO, aqui chamada de Muxcalibur, com um visual que reforça a temática medieval e aumenta a personalização com seu aspecto de espada clássica. O caso da armadura particularmente não é possível vê-la de imediato no game, afinal esse é um game em primeira pessoa, mas é possível ouvir o som dela nos passos quando caminhos pelo cenário com a máquina desligada ou ainda ao final quando é feita uma apresentação de todo o percurso de limpeza, isso muda caso joguemos em modo cooperativo, afinal, um jogador sempre verá o outro na tela. Essa caracterização tem um motivo, afinal no mundo de Tão Tão Distante não somos apenas o contratado da limpeza, mas sim assumimos o papel de um cavaleiro do “Court of Sprayalot”. Personagens como Shrek, Burro e a própria fada madrinha, além dos já citados Lorde e Fiona enviam mensagens para nosso tablet com informações sobre o corrido naquele cenário, algumas frases contextuais daquele personagem e claro, bastante humor, principalmente o Burro, ao ler parecia que eu era capaz de ouvir o Eddie Murphy (ou o Mário Jorge Andrade em versão dublada) falando.
Visualmente achei que o Pacote Especial Shrek é bom, afinal, como os filmes de Shrek são uma animação de estilo medieval, os desenvolvedores não tiveram muita dificuldade para aplicar isso ao PowerWash Simulator, ainda que para mim a DLC de Bob Espoja seja a mais impactante visualmente, essa não fica abaixo. O game continua com uma boa localização oferecendo nomes e lugares alinhados aos que foram usados nas versões brasileiras dos filmes.
Em resumo, o Pacote Especial Shrek do PowerWash Simulator mantém a boa qualidade de expansões anteriores, que apesar de não ter jogado todas, afirmo que foram bastante bem vindas e aclamadas. Essa DLC destaca como a FuturLab tem aproveitado bem essas colaborações para entregar um ótimo fan service, que afaga duas bases de fãs, a de Shrek e a de PowerWash Simulator, no final, se gosta do game e da temática dos filmes, pode ir sem medo porque é sucesso!