BZZZT – Plataformas e speedrun de forma competitiva ou acessível | Análise

Analisado no Nintendo Switch


BZZZT é um jogo de plataformas 2D desenvolvido pela KO.DLL e distribuído pela Cinemax Games. O título foi lançado inicialmente em 13/11/2023 e atualmente conta com versões para as plataformas Nintendo Switch e PC.

Sendo mais um jogo focado em speedruns, BZZZT impressiona pelos detalhes em sua arte e pela acessibilidade de sua dificuldade com modos que proporcionam diferentes experiências.

A história aqui é simples e em BZZZT nós iremos jogar como o robozinho ZX8000, um pequeno androide criado pelos cientistas Norbert e Emily que precisa defender seu laboratório e salvar todos de um cientista maluco que está atrás de poder. A história é bem simples e vai sendo contada de acordo com o progresso do jogador, um formato que traz pequenas novidades e batalhas de chefe sempre que conseguir completar uma determinada quantidade de mapas.

A jogabilidade aqui segue o formato de jogos de plataforma focados em speedrun, ou seja, temos tempo ideal em cada mapa e objetos – os parafusos – aqui para serem coletados, sendo que a combinação de tempo e objetos coletados determina a pontuação e rank de cada mapa. A jogatina segue o padrão deste gênero, com cenários repletos de plataformas e perigos que precisam ser evitados, alguns seguindo o formato de puzzles e outros no estilo pixel perfect. Para transpor os obstáculos, ZX8000 tem acesso a habilidades que vão desde pulo duplo, dash, até transformar em energia, claro que tudo isso vai sendo liberado de acordo com o progresso do jogo e inicialmente só podemos pular.

Títulos deste gênero geralmente trazem uma experiência mais focada nos jogadores competitivos que correm para tentar alcançar o topo do ranking e não se importam com a frustração e repetição da jogatina. BZZZT ainda tem um foco neste público, contudo a experiência aqui traz modos de dificuldade que deixam a jogatina acessível tanto para quem é competitivo, como também para quem só quer se divertir.

A dificuldade de BZZZT é composta de diferentes níveis, sendo o modo normal com uma experiência tradicional, onde temos apenas uma vida e ao morrer é preciso reiniciar o nível, o modo difícil que é focado nos jogadores mais hardcore, onde temos apenas uma vida e caso morra é game over e os modos fácil e história que trazem uma jogatina mais acessível e adicionam “vidas” que permitem erros durante a jogatina. Como dito acima os modos de jogo são bastante acessíveis e caso você não queira passar raiva é só começar um novo save em uma dificuldade mais baixa, agora se quiser competir é melhor preparar a paciência pois alguns mapas são bastante desafiadores.

Para completar a experiência, o título traz uma ambientação composta de belos gráficos e uma trilha sonora divertida. Os gráficos são baseados em pixel arte e tudo aqui está muito bem feito e detalhado, dos modelos de personagem e obstáculos, aos cenários, todos são coloridos e repletos de detalhes que contrastam muito bem entre os modelos e o plano de fundo. A trilha sonora traz músicas divertidas que embalam a jogatina e podem ser adquiridas juntamente com o jogo base através do “BZZZT Supporters Pack”.

No final, apesar de não reinventar o gênero, BZZZT entrega uma experiência divertida e acessível tanto para os jogadores mais competitivos quanto para os que procuram somente por diversão. O preço cobrado é camarada em ambas as plataformas e se você gosta de jogos de speedrun ou quer jogar algo diferente, vale a pena dar uma chance para o robozinho ZX8000.

Confira no vídeo abaixo o gameplay de BZZZT:

Sair da versão mobile