Warside – Impressões da demo | Análise
Jogo testado no PC
Warside é um jogo de estratégia e táticas em turnos que está sendo desenvolvido pela LAVABIRD e distribuído pela First Break Labs. O título tem lançamento previsto para 28/01/2025 nos PCs e consoles, sendo que atualmente conta com uma demo para PC.
Com uma clara inspiração clara na série Wars da Nintendo, a demo de Warside nos apresenta a quase uma cópia de Advance Wars que moderniza as artes e adiciona algumas mecânicas de jogo.
Apesar da série Wars ser exclusiva da plataforma Nintendo, nos últimos anos seus sistemas de jogo acabaram sendo adaptados em outros títulos que estão sendo publicados para todas as plataformas. Alguns jogos modificam a temática de guerra para a de fantasia mantendo os sistemas, já outros como Warside se mantém fiel aos originais e acabam se parecendo como cópias.
A demo nos apresenta aos moldes de um jogo que se baseia completamente em Advance Wars, com uma dinâmica de jogo que se resume ao combate entre diferentes facções se enfrentando para a eliminação total dos oponentes ou controle de territórios. O título traz diferentes comandantes e facções, cada um com habilidades e unidades únicas e um sistema de captura e controle de territórios.
Superficialmente o jogo parece ser uma cópia da franquia famosa, pois a arte de várias unidades é baseada nas mesmas de Advance Wars, com modelos que trazem versões modernizadas dos veículos de combate e no geral as regras são parecidas, com limitações de cada unidade que incluem fraquezas e forças, além de regras como a de somente as infantarias poderem capturar de fato os pontos de controle. Ao jogar, é possível perceber que esta não é só uma cópia e as semelhanças são meras inspirações ou coincidências.
Para se diferenciar, o título introduz novas unidades e mecânicas de jogo, como uma unidade pesada que pode empurrar outras para a água as destruindo, comandantes com habilidades únicas e uma dinâmica de combate um pouco diferente que traz um balanceamento único, onde somente unidades mecanizadas podem enfrentar outras mecanizadas, não tendo um meio termo durante as batalhas, visto que o custo das unidades mecanizadas é alto.
A base do jogo está legal, mas a demo deixa claro que ainda falta muito para ser polido e adicionado. Durante nossos testes foi possível notar problemas no áudio e interface, com a falta de áudio em grande parte dos confrontos, além de uma música de fundo que não combina muito com a temática. A interface aqui é praticamente não existente e faltam desde indicadores de custos de movimento, fraquezas e vantagens do terreno, até mesmo um simples menu com opções de configuração e infelizmente a demo só abre em tela cheia sem a possibilidade de colocar o jogo em janela ou alterar a resolução.
No final a demo de Warside nos apresenta a um título com potencial, mas que ainda precisa de polimento. Se você gosta do gênero e da série Wars, vale a pena seguir o jogo e adicioná-lo a sua lista de desejos.