Metal Slug Tactics – Trazendo um modelo de Run’n Gun por turnos | Análise

Analisado no PC


Metal Slug Tactics é um jogo de estratégia e táticas por turnos com elementos rogue desenvolvido pela Leikir Studio e distribuído pela Dotemu em conjunto com a Gamera Games. O título foi lançado em 05/11/2024 com versões disponíveis para as plataformas Nintendo Switch, PC, PlayStation 4|5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Adaptando muito bem a dinâmica frenética de seus antecessores para o formato de táticas por turnos, Metal Slug Tactics é mais um jogo divertido que infelizmente é afetado por problemas e bugs.

A trama aqui segue o mesmo estilo dos antecessores e em Tactics, o vilão da franquia General Donald Morden volta mais uma vez, escapando da justiça e libertando seus comparsas do Exército Rebelde em mais uma tentativa de dominação. Com o retorno da ameaça, o Governo Mundial envia novamente a equipe impulsiva e irresponsável de heróis para parar o malfeitor. A história é simples e serve mais como plano de fundo para toda a ação, mas existe um final verdadeiro que necessita de alguns passos para ser desbloqueado.

A jogatina segue o padrão de jogos de estratégia em turnos com um mapa de grade e limites de ações por personagens, contudo todas as mecânicas foram adaptadas para a temática run’n gun dos outros jogos. Apesar de ser um jogo tático, em Tactics você não pode deixar as unidades paradas em um ponto estratégico, pois apesar de termos algumas coberturas pelos mapas, o jogo tem uma mecânica de esquiva que te auxilia a mitigar e até evitar danos e só é carregada de acordo com a distância percorrida pelo personagem no turno de jogo. Essa mecânica deixa a jogatina com um ar de run’n gun como o dos jogos originários e você realmente precisa correr o cenário e posicionar cada personagem cuidadosamente para conseguir ter vantagem em cima do adversário.

Na dinâmica de jogo temos um formato de pequenas missões, estas que são variadas e trazem diferentes objetivos como eliminar alvos, proteger um vip, ir do ponto A ao B e até batalhas de chefe. Os mapas são pequenos e alguns são dinâmicos, ao completar várias missões na área você poderá enfrentar o chefe e assim prosseguir, repetindo o ciclo até não conseguir por conta dos elementos rogue. Sim, o jogo tem uma pegada roguelike e ao terminar uma tentativa o jogador pode adquirir algumas melhorias que vão facilitar o progresso nas seguintes.

Os nove heróis da franquia retornam, mas inicialmente temos apenas três liberados e os outros só ficarão disponíveis após o jogador completar alguns desafios que no geral envolvem terminar áreas. Cada personagem é único e tem suas habilidades, sendo o time de jogo composto de apenas três destes e é preciso pensar quais levar para o combate pois existe uma mecânica de sincronia entre eles. Esta mecânica é ativada ao atacar um alvo que está na mesma linha de tiro de outro personagem, quando ativada o outro personagem também irá atacar o alvo e o jogador pode utilizar estes recursos para obliterar os inimigos na área.

Os gráficos seguem o padrão, trazendo a bela pixel arte da franquia com modelos fiéis e muito bem desenhados. Temos praticamente tudo aqui e tanto os mapas quanto os inimigos variam de acordo com a temática da região, estas que são representações dos outros jogos e causam aquela dose de nostalgia. A trilha sonora também segue o ritmo dos outros jogos, com faixas empolgantes, vários efeitos sonoros e até a icônica voz do narrador.

No papel, Metal Slug Tactics parece ter um conjunto completo para agradar os fãs e o título realmente tem, contudo a experiência é duramente afetada por problemas técnicos. Infelizmente mesmo após ter sido adiado, o jogo chega com um lançamento repleto de bugs como a trilha sonora com múltiplas músicas se sobrepondo e tocando ao mesmo tempo, inconsistências nas descrições de habilidades e missões, as mecânicas e habilidades passivas são inconsistentes e as vezes param de funcionar sem motivo algum, as caixas de dano e interação também são problemática e às vezes se encontram vários quadros distantes do inimigo, fator este que afeta principalmente as lutas de chefe, temos até problemas de ações com algumas habilidades e recursos simplesmente quebrando a jogatina. Apesar de ser problemático, o jogo vem recebendo patches e ao que tudo indica os desenvolvedores estão ouvindo as reclamações da comunidade e corrigindo o jogo com o tempo.

No final, Metal Slug Tactics é mais um título com um conjunto legal que infelizmente é afetado por problemas técnicos. O jogo é divertido e o conjunto audiovisual é nostálgico, contudo, a quantidade de bugs quebra completamente a jogatina. O preço cobrado é ok, mas por conta do estado atual eu prefiro recomendá-lo somente para fãs, sendo mais indicado esperar por atualizações ou uma futura promoção, agora, se você for assinante do Gamepass, vale a pena instalar e experimentar.

Confira no vídeo abaixo o gameplay de Metal Slug Tactics

Sair da versão mobile