AnálisesMobileVR

Augmented Empire – Resgatando e atualizando um jogo para VR do “passado” | Análise

Analisado no Meta Quest 3S


Augmented Empire é um RPG com combate em turnos desenvolvido e distribuído pela Coatsink e inicialmente lançado em 2017 para Oculus Go/Gear. O título recebeu uma versão aprimorada este ano, estando disponível desde 21/11/2024 para os mais novos Meta Quest 2, 3, 3S e Pro.

Sete anos após seu lançamento, a versão aprimorada de Augmented Empire resgata e atualiza esse bom jogo para VR, melhorando os gráficos e adicionando novos recursos que amplificam a imersão.

Sem spoilers, a trama se passa em um futuro distópico na cidade de New Savannah, um local segregado onde os cidadãos são separados por uma espécie de sistema de créditos sociais, onde uma elite corrupta tem o poder total de ditar as regras. No papel de um guia sem voz e com o auxílio de um robô comunicador, o jogador terá de guiar um grupo de personagens com a finalidade de realizar um roubo e quem sabe tentar acabar com parte das injustiças que acontecem neste local. A história é interessante e traz atores como Kate Mulgrew (Star Trek: Voyager), Nick Frost (Shaun of the Dead) e Garrick Hagon (Star Wars) no papel de personagens que em sua grande maioria são carismáticos e bem construídos.

A jogabilidade é uma mistura de aventura narrativa com RPG e combate em turnos. O título traz uma história que irá se desenvolver através de pequenos mapas de jogo, alguns com secções de exploração e outros com eventos, entre uma parte e outra teremos um conflito que se resume a um simples sistema de combate por turnos com limite de ações por personagem. A parte de RPG fica por conta da composição de grupo e desenvolvimento de personagens, visto que cada um é único e possui suas próprias habilidades e o jogador precisa saber quais delas ele irá evoluir e como posicionar e utilizar cada personagem no campo de batalha.

Os controles são simples e dinâmicos, bastando o jogador apenas tocar no campo de batalha para direcionar cada personagem ou nos próprios personagens e inimigos para utilizar habilidades e atacar, realizando um pequeno minigame para definir os efeitos de dano e defesa de cada ação. Esta versão aprimorada traz algumas novidades e os controles ganharam novas opções, quem não gostar do toque padrão pode optar por jogar com o sistema tradicional de ponteiros laser ou até mesmo jogar com o rastreamento de mãos, opções essas que na minha opinião são mais confortáveis pois evitam o toque acidental que pode resultar em ações indesejadas.

Foram sete anos desde o lançamento original e os dispositivos de VR evoluíram bastante neste tempo. Essa nova versão procura adicionar todos os recursos disponíveis nas novas plataformas e além dos controles o jogo recebeu uma repaginada gráfica completa com  texturas em 4K no Meta Quest 3 e 2K no Quest 2. Além das melhorias visuais, também temos a realidade mista e você pode colocar o campo de jogo bem como modificar seu tamanho no seu ambiente real, dando a imersão de estar jogando um jogo de RPG de mesa, mas claro que com as limitações da jogatina. Quem não gosta ou não quer jogar em realidade mista pode desativar a opção no menu livremente e a jogatina irá acontecer em um fundo de jogo artificial a sua volta. Independente da forma que jogar, a experiência será acompanhada de uma bela trilha sonora e uma excelente dublagem com um elenco de peso que garante ainda mais a imersão.

A experiência geral de Augmented Empire é muito boa sendo este um dos bons jogos que fizeram parte do início da popularização da plataforma. Contudo para os dias atuais o jogo pode não agradar a todos os públicos, pois apesar de termos combate e um sistema de RPG, está ainda é uma experiência narrativa e os momentos de combate tem mais uma característica de um sistema que está ali para tentar criar alguma forma de interação com o jogador, sendo que a maior parte destes é trivial e com o tempo acabam ficando enjoativos.

No final, apesar de não ser um título novo, Augmented Empire chega com uma versão aprimorada para resgatar e melhorar a experiência de um bom título que ficou preso em plataformas descontinuadas. O preço cobrado é camarada e apesar de não ser perfeito eu posso recomendá-lo a todos que procuram por uma experiência imersiva e divertida, principalmente se for jogar em realidade mista.

Confira no vídeo abaixo o gameplay comentado de Augmented Empire:

Augmented Empire

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Controles
  • História
  • Novos recursos
  • Preço

Negativos

  • Baixo fator replay
  • Combate enjoativo

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo