A MediaTek, fabricante global de semicondutores que equipa 2 bilhões de dispositivos conectados anualmente, anunciou, em São Paulo, seus expressivos resultados de 2024, apresentou as perspectivas para 2025 e abordou novas tecnologias, como o Wi-Fi 8.
O evento contou com a presença de Samir Vani, diretor de desenvolvimento de negócios para a América Latina, e Decio Farias, gerente de desenvolvimento de negócios para o Cone Sul, além de parceiros como a Samsung, que utiliza um dos processadores mais potentes da MediaTek em seus mais recentes tablets, o Galaxy Tab S10+ e Galaxy Tab S10 Ultra, equipamentos exibidos no evento.
Samir Vani destacou o contínuo sucesso da MediaTek, reforçando sua posição de liderança no mercado latino-americano de processadores para smartphones pelo quinto ano consecutivo. De acordo com dados da consultoria IDC, a MediaTek atingiu um market share de 47% na América Latina no terceiro trimestre de 2024 (dados mais recentes divulgados pelo instituto).
No Brasil, a empresa consolidou ainda mais sua posição dominante, alcançando 40% de market share e registrando um crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2023. A MediaTek também se destacou na liderança em 5G na América Latina, com 28% de market share no acumulado de 2024 (Q1-Q3). “Esses resultados demonstram a força da MediaTek e nosso compromisso em entregar tecnologias inovadoras para o mercado de smartphones”, afirmou Vani.
Decio Farias conduziu a apresentação técnica, detalhando os avanços tecnológicos da MediaTek, com foco no novo processador Dimensity 9400 e no Wi-Fi 8, que já está em desenvolvimento. O Dimensity 9400, segunda geração da arquitetura All Big Core, oferece desempenho excepcional e eficiência energética aprimorada, impulsionando experiências móveis premium. Farias destacou os principais recursos do chip, incluindo a fabricação em processo de 2ª geração TSMC 3nm+, a CPU com núcleos ARM X925, e a GPU Immortalis-G925 de 12 núcleos.
A apresentação também enfatizou o novo padrão de Wi-Fi. “Nesse momento de adoção acelerada do Wi-Fi 7, a MediaTek já está trabalhando no futuro. Nessa construção do que será o padrão para o Wi-Fi 8, já temos um cenário do que está por vir”, afirmou o Farias. Com previsão para lançamento do padrão e primeiros equipamentos em 2028, o executivo ressaltou a tendência de termos cada vez mais dispositivos conectados e serviços que demandam muito mais estabilidade.
“O Wi-Fi 8 vai muito além de ganho de velocidade e irá trazer otimizações em cenários já conhecidos, como por exemplo os desafios de estar distante do roteador, e novos cenários de alta densidade e congestionamento em função dos diversos aparelhos conectados simultaneamente”, explicou.
Já Paulo Cotrim, head de produto LATAM na Samsung mostrou o desempenho e funcionalidades de inteligência artificial dos novos tablets Galaxy Tab S10+ e Galaxy Tab S10 Ultra, da Samsung, que usam como motor o processador MediaTek Dimensity 9300+.
Recém-lançados no Brasil, os tablets Samsung da linha Galaxy S10 são os primeiros a serem projetados sob a plataforma Galaxy AI, a Inteligência Artificial da Samsung, e contam com diversas novas funcionalidades em uma ampla tela para criar experiências imersivas, além de uma construção robusta e resistente. Os usuários podem contar com o uso integrado de outros produtos da linha Galaxy para otimizar a rotina e, dessa forma, aproveitar os benefícios da conectividade entre o tablet, notebook e smartphone Galaxy.
Acompanhados da S Pen e capa teclado com uma tecla dedicada para acionamento de assistentes de IA, os tablets da série Galaxy Tab S10 foram desenvolvidos para elevar a produtividade e criatividade no dia a dia. “Com o recurso Assistente de Notas, por exemplo, o usuário tem toda a facilidade que precisa para fazer anotações importantes e guardar ideias de maneira eficiente”, explica Cotrim. A ferramenta ainda oferece transcrições de notas a partir da gravação de voz, tradução e sumarização do conteúdo no mesmo aplicativo, o Samsung Notes, por meio do Galaxy AI.
Quanto ao processador, com processo de produção da TSMC 4nm de 3ª geração, o Dimensity 9300+ tem um núcleo Arm Cortex-X4, operando em até 3,4 GHz, além de três outros núcleos Cortex-X4 e quatro núcleos Cortex-A720. Ele aprimora o processamento por IA em relação à geração anterior, graças à nova tecnologia NeuroPilot Speculative Decode Acceleration, da MediaTek, presente no engine mais recente de IA generativa da empresa.