AnálisesPCPlayStationXbox

Pneumata – Imperfeitamente surpreendente! | Análise

A incorporação de Jump Scares é no ponto, nada de exageros, porém eles pegam pesado na perspectiva de pavor

Analisado no PlayStation 5


Apresentando uma história cheia de intrigas perturbadoras, Pneumata nos imerge na vida dos moradores de Clover Hill, que misteriosamente se encontram desaparecendo. Em meio a gritos e sangue, como detetives, nós devemos descobrir o que está rolando e ainda dar conta dos próprios traumas. Com elementos de Survivor Horror e uma pitada de terror psicológico, a atmosfera criada no jogo é tão tensa, que por diversas vocês se pegarão fazendo uma apneia prolongada.

Pneumata

Essa atmosfera tensa e envolvente se destaca logo no começo do jogo, entregando um espectro de perigo, aflição e inquietação diante de cenários que oprimem o personagem, com toda a estrutura sonora perturbadora que assola os corredores por onde passamos. Com fortes influências de jogos como SIlent Hill e Resident Evil, Pneumata faz um trabalho bastante interessante em termos visuais para compor seu estilo de terror, capturando a essência desses clássicos e apresentando-as por meio de outro panorama.

A incorporação de Jump Scares é no ponto, nada de exageros, porém eles pegam pesado na perspectiva de pavor, na qual é possível perceber constantemente. Não tem como saber o que está por vir, logo, torna-se um tanto quanto desesperador toda essa incerteza, o que faz o jogo ficar ainda mais interessante. Contudo, Pneumata apresenta alguns escorregões, como o combate, por exemplo. Embora ele seja funcional, faltou certo refinamento, uma vez que é notável uma sensação de que algo está faltando em momentos de mais ação. A esquiva e o bloqueio são desengonçados, o que acaba prejudicando a experiência quando o bicho pega, especialmente quando somos cercados de adversários.

Pneumata

Visualmente, Pneumata é bem bonito, sua qualidade gráfica é admirável, considerando o fator de ser um projeto solo, precisamos aplaudir o serviço do cara. Todo o sistema de iluminação, a arquitetura dos ambientes, o jogo de luzes e sombras foram amplamente organizados para criar um espectro de desespero em meio ao isolamento. Isso aumenta a tensão em cada cenário, mostrando o quão cuidadoso o desenvolvedor foi ao utilizar um design visual para implementar toda atmosfera de terror que ele imaginou.

De modo geral, Pneumata me surpreendeu de forma muito positiva, uma vez que ele apresentou um trabalho bem eficiente dentro de um gênero já consolidado por grandes títulos, além é claro de ter sido desenvolvido por uma única pessoa. O jogo se consolida em uma atmosfera que oferece uma experiência de terror psicológico muito competente, que prende nossa atenção até o fim, devido ao seu apelo ao suspense. Mesmo não sendo uma obra perfeita, Pneumata entrega além do que esperamos, com um jogo memorável e interessante e fortemente recomendado por este vos escreve.

Pneumata

8.8

Nota

8.8/10

Positivos

  • Atmosfera intrigante e imersiva
  • Visual gráfico
  • Terror psicológico bem estruturado

Negativos

  • Combate
  • Defesa e esquiva pouco expressiva

Thiago Richeliê

Um otimista cauteloso que sofre influências da desastrosa Lei de Murphy! Fisioterapeuta, amante de Games, o louco das Séries, apaixonado por Filmes e que chora ouvindo Músicas.
Botão Voltar ao topo